🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView

3 passos para sobreviver à crise atual no mercado

Um investidor inteligente com educação financeira se concentra menos no que não pode ser controlado — o preço, por exemplo — e mais no que pode ser controlado, como as taxas de juros fixas e as taxas de retorno.

30 de maio de 2020
5:50 - atualizado às 18:07
Imagem conceitual de coronavírus barrando alta dos mercados
Imagem: Shutterstock

A última depressão teve um impacto profundo na vida do meu pai pobre. Ele foi para a universidade, estudou muito e realizou seu conto de fadas, conseguiu um emprego estável como professor. Ele se sentiu seguro no quadrante E (Empregado). O problema é que seu conto de fadas se transformou em um pesadelo quando ele perdeu o emprego e depois perdeu suas economias da aposentadoria ao seguir conselhos financeiros ruins. Se não fosse o Seguro Social, ele teria ficado com sérios problemas financeiros.

A última depressão também teve um impacto profundo na vida do meu pai rico. Ele sabia que seu futuro estava nos quadrantes D (Dono) e I (Investidor) e, embora nunca tenha sido um estudante acadêmico de destaque, ele era um aluno muito astuto de educação financeira. Quando a economia se recuperou, seu QI financeiro estava bem preparado e sua vida e negócios decolaram. Seus sonhos se tornaram realidade.

Então, como uma pessoa comum como você sobrevive a essa crise? Aqui estão três coisas que você pode fazer agora para estar protegido lá na frente.

Você trabalha por qual tipo de receita?

Quando criança, sempre achei interessante que o meu pai rico não gostasse da renda tradicional — a renda obtida via trabalho assalariado. Ele costumava dizer: "O pior conselho que você pode dar ao seu filho é de estudar para conseguir um emprego bem remunerado".

A razão pela qual ele dizia isso não era porque ele era contra os estudos — ele era contra ensinar seus filhos a passar a vida trabalhando por uma renda tradicional, comum. A maioria das pessoas que eu conhecia sonhava com empregos bem remunerados e com muita renda tradicional. Meu pai rico dizia: "Ensinar as pessoas a passar a vida trabalhando para obter renda comum é como ensinar alguém a ser um escravo muito bem pago por toda a vida".

O que permitiu que eu e Kim fôssemos capazes de nos aposentar cedo foi o fato de termos trabalhado duro para criar negócios e comprar imóveis. Esse plano nos permitiu trabalhar cada vez menos e ganhar cada vez mais. Não trabalhamos por dinheiro. Trabalhamos duro para construir, comprar ou criar ativos, como meu pai rico havia aconselhado. Não estávamos interessados ​​em empregos bem remunerados ou aumentos salariais. Não estávamos interessados ​​em trabalhar em um emprego sem muita capacidade de alavancagem ou trabalhar por um dinheiro que teve sua alavancagem reduzida em 50%. Para nós, isso não era inteligente e, a longo prazo, era muito mais arriscado.

Quando o mercado entrou em crise em 2008, nós estávamos preparados porque tínhamos criado um negócio e tínhamos ativos geradores de fluxo de caixa positivo. Nossa receita não estava atrelada a um emprego sobre o qual não tínhamos controle algum.

Você vai precisar de renda passiva e de um portfólio para sobreviver a uma crise no mercado. Quanto antes você aprender a adquirir renda passiva e um portfólio, mais adiantado você estará na sua trajetória para a liberdade financeira.

São esses pontos que ensino no meu Programa de Renda Passiva Semanal, que você pode conhecer acessando esta página exclusiva.

Mercado imobiliário

Com todas essas más notícias, pode ser difícil imaginar que existam boas notícias por aí. Mas existem sim, como por exemplo as taxas de juros atuais nos Estados Unidos sobre imóveis. No Brasil, a taxa Selic, definida pelo Banco Central, também está em patamares historicamente baixos — no início de maio, o BC reduziu os juros para 3% ao ano.

Muitas pessoas me perguntam no que eu estou investindo e fico feliz em informar que eu e Kim estamos investindo em imóveis. O motivo? Taxa de juros.

As taxas de hipoteca mantiveram-se estáveis, ​​perto de níveis historicamente baixos, em grande parte devido a "preocupações contínuas de mercado e emprego". Traduzindo: a maioria das pessoas tem medo, então a demanda é baixa. Em um esforço para impulsionar a demanda, os bancos estão praticamente distribuindo dinheiro para atrair compradores.

A maioria das pessoas tem medo de comprar imóveis, apesar das baixas taxas de juros, por causa da incerteza dos impactos econômicos devido ao coronavírus e à volatilidade do mercado acionário.

Mas é tolice basear seu investimento nos caprichos dos preços de mercado, especialmente quando ele é tão imprevisível. Pessoalmente, gosto de obter o preço mais baixo possível, mas o que mais me preocupa não é o preço, mas o retorno. Com as taxas de juros tão baixas, há toneladas de grandes negócios nessa economia.

Um investidor inteligente com educação financeira se concentra menos no que não pode ser controlado — o preço, por exemplo — e mais no que pode ser controlado, como as taxas de juros fixas e as taxas de retorno.

É prudente que os investidores aproveitem as taxas baixas e de longo prazo nos investimentos e se preocupem menos com os ajustes temporários de preço. Se o acordo estiver acertado, atender aos seus requisitos de retorno e você tiver a capacidade de acionar o gatilho,  agora é a hora.

Não invista em ganhos de capital. Invista no fluxo de caixa.

Ouro e prata

Por que economizar dinheiro quando o governo está imprimindo moeda e reduzindo as taxas de juros, no caso dos EUA para zero ou menos? Décadas atrás, a história era diferente, mas, hoje, economizar dinheiro é uma idéia obsoleta, porque os poupadores são perdedores. Uma estratégia melhor é focar em maneiras de fazer o seu dinheiro trabalhar para você.

Uma opção: coloque-se no seu próprio padrão ouro ou prata. Mantenha moedas e barras de ouro e prata reais escondidas (legalmente) e fora do alcance do sistema bancário. Em outras palavras, não economize dinheiro "de mentira" e não invista em ativos "de mentira".

Como já disse antes, o dólar perdeu 95% de seu poder de compra desde 1971. Toda vez que o Fed faz suas manobras — relacionadas ao afrouxamento quantitativo e à política de taxa de juros zero — meu ouro e prata aumentam em valor.

Muitos acreditam que o dólar não sobreviverá. Espero que, em alguns anos, haja outra reunião global e o dinheiro mude. Então todos esses dólares que você está economizando podem se tornar inúteis. Lembre-se que o ouro e a prata estavam aqui quando a Terra foi formada e ainda estarão aqui muito tempo depois que os humanos — e nosso dinheiro "de mentira" e nossos sistemas bancários "de mentira" — se forem.

Seu maior ativo é o seu cérebro

Há uma crescente pilha de evidências de que aprendemos melhor fazendo (como participando de jogos) do que ouvindo ou lendo (palestras e livros).

Esta é a razão pela qual eu e Kim desenvolvemos nosso jogo de tabuleiro CASHFLOW®. Acreditávamos tanto no poder do jogo, na forma de aprendizagem e na demanda por esse modelo que decidimos criar um produto que atendesse a essa necessidade.

Com o CASHFLOW, adotamos as regras simples do jogo Banco Imobiliário e aplicamos as complexidades dos cenários de investimento e os efeitos dos mercados. No Banco Imobiliário, você joga apenas contra outros jogadores. No CASHFLOW, você joga contra outros jogadores, os mercados e até a natureza.

O objetivo do jogo é simples: escapar da roda dos hamsters que é o seu trabalho diário, das 9h às 18h, usando uma variedade de estratégias de investimento para criar um arsenal de ativos para ajudar a impulsioná-lo para o caminho mais rápido, onde a riqueza real é construída. Cada vez que você joga, há diferentes cenários de investimento e você aprende algo novo.

No processo, você aprende as lições valiosas que meu pai rico me ensinou sobre dinheiro, bem como as lições que aprendi ao longo de uma carreira de investimento e criação de grande riqueza.

Se você quer sobreviver na economia de hoje, precisa jogar o jogo.

Abraço!

Compartilhe

SEJA A EXCEÇÃO

Faça o que 99% das pessoas NÃO fazem

25 de julho de 2020 - 9:17

Hoje, você precisa de metamorfose financeira. Você precisa deixar de ser uma pessoa imatura quando se trata de dinheiro e se tornar uma pessoa madura.

LIÇÕES DO PAI RICO

Tudo foi planejado – sobreviva a essa crise

18 de julho de 2020 - 5:50

A educação é a nossa melhor arma para combater os bancos centrais como o Fed. Para começar, basta alterar as palavras que você usa e a forma como pensa com relação a dinheiro.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

Alfabetização financeira para crianças: quando é a hora de falar sobre dinheiro?

11 de julho de 2020 - 5:50

As idades entre nove e quinze anos são cruciais no desenvolvimento de uma criança. Muito do que vivem como adultos vem das fórmulas vencedores que aprendem quando crianças.

UM PORTO SEGURO PARA SEUS INVESTIMENTOS

A economia está morrendo… O que você pode fazer para se salvar?

4 de julho de 2020 - 5:50

A impressão de dinheiro nunca gerou prosperidade sustentável. A impressão de dinheiro sempre causou pobreza para os que trabalham por dinheiro. É por isso que eu sugiro que você compre…

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

A última depressão já acabou?

27 de junho de 2020 - 5:50

Muitos dos problemas financeiros de hoje decorrem de problemas da última depressão econômica que nunca foram resolvidos.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

A melhor forma de comprar ouro, na visão do ‘Pai Rico’

20 de junho de 2020 - 5:50

Eu mantenho minhas reservas líquidas aplicadas em ouro e prata porque, por milhares de anos, eles foram dinheiro de verdade. Eu me sinto mais seguro mantendo meu dinheiro aplicado em metais preciosos do que em moeda fiduciária. Veja como eu compro.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

3 formas de trabalhar menos (ou não trabalhar) e ganhar dinheiro

13 de junho de 2020 - 5:50

Se você deseja se aposentar jovem e rico, precisa trabalhar duro para obter o tipo certo de renda.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

Como se preparar para a nova Era do Empreendedorismo

6 de junho de 2020 - 5:50

Quando as coisas mudam tão drasticamente quanto nos últimos meses, pode ser difícil perceber, mas esses momentos criam as maiores oportunidades.

LIÇÕES DO PAI RICO

A falida ‘Regra do 72’, usada para estimar quanto tempo levará para um investimento dobrar

23 de maio de 2020 - 6:51

Esta fórmula não é realista porque ela se baseia em suposições de que a economia estará sempre crescendo. É importante que você aprenda como pode aumentar seu patrimônio em momentos de vacas gordas e também de vacas magras.

LIÇÕES DO PAI RICO

3 razões por que erros sempre geram sucesso

16 de maio de 2020 - 5:50

Assim como em cada problema existe uma oportunidade, em cada decepção há uma joia inestimável de sabedoria.

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies