🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Focar num salário vai deixar você para trás

Frequentemente nos comparamos aos outros, em vez de olhar para os recursos que já temos e que podemos aproveitar sem esperar por nada.

9 de maio de 2020
5:50 - atualizado às 10:37
Cena de uma pessoa recebendo um pagamento
Sua ambição financeira deve ir além de um bom salário. - Imagem: Shutterstock

Fato: o medo de perder o salário é uma distração. Quando você para de se preocupar com isso, pode ver mais claramente muitas outras oportunidades a sua volta. Um estudo da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, entregou a estudantes envelopes com U$ 5. A ideia era simples: eles tinham o tempo que desejassem para planejar como gastar, mas, assim que abrissem o envelope, teriam apenas duas horas para fazer o máximo de dinheiro possível com base nesses U$ 5 iniciais.

Alguns estudantes fizeram coisas óbvias, como abrir uma barraca para vender limonada usando os U$ 5 para comprar os ingredientes. Outros resolveram lavar carros ou vender salgados. Mas alguns dos alunos perceberam que os U$ 5 na verdade eram uma distração… eles tinham habilidades que valiam muito mais do que U$ 5.

Esses alunos montaram uma estação para encher pneus de bicicleta no pátio da faculdade, fizeram reservas em diferentes restaurantes e depois venderam essas reservas, tiraram fotos em eventos da escola e depois as venderam às pessoas fotografadas. Existiam todas essas coisas que podiam fazer com os recursos que já tinham, mas os U$ 5 eram uma distração. Essas equipes acabaram ganhando centenas de dólares.

Não se distraia

Frequentemente nos comparamos aos outros, em vez de olhar para os recursos que já temos e que podemos aproveitar sem esperar por nada. Mas é somente quando você considera os recursos que possui, em vez de se distrair com o que não possui, que começa a enxergar as oportunidades disponíveis.

Este exercício ajudou esses alunos a adotarem uma mentalidade empreendedora. Ensinou-lhes que os problemas têm soluções, que é preciso procurar essas soluções e que não há apenas uma resposta certa.

Um dos maiores problemas no sistema educacional é que avaliamos se as pessoas aprenderam o conteúdo elaborando provas com perguntas de múltipla escolha que têm apenas uma resposta certa. Isso não apenas ensina que existe uma única resposta correta, como também nos impede de entender muitas coisas que são difíceis de mensurar.

Albert Einstein disse uma vez que "nem tudo o que conta pode ser contado, e nem tudo o que pode ser contado deve ser levado em conta".

  • Como você mede o amor?
  • Como você mede a ética?
  • Como você mede a criatividade?

Infelizmente, porque é difícil medir essas coisas, não as ensinamos, e isso é um grande erro. Deveríamos observar quanto esforço e energia você coloca no processo de aprendizado em si, em oposição a resultados específicos ou sua capacidade de memorizar informações. No mundo da inovação e do empreendedorismo, existem muitas tentativas que fracassam e você não pode punir as pessoas por tentarem. Caso contrário, não teríamos nenhuma das tecnologias ou empresas inovadoras que dominam os mercados hoje.

Uma coisa que pode ajudar a superar seu medo de falhar é um currículo com fracassos. Em vez de dizer que o fracasso é bom, eu vejo os fracassos como dados. Como cientista, se você fizer algo que não sai como o esperado, esses dados são considerados interessantes. Deveríamos estar explorando nossas “falhas” como dados. Currículos com fracassos registram seus maiores erros ou decepções profissionais, acadêmicas, sociais e emocionais. Mas você tem que saber o que aprendeu com esses fracassos.

Isso ajuda a reconhecer as lições que você aprendeu com os erros. Você não apenas aprende mais fazendo esse exercício, mas também pode deixar essas coisas de lado muito mais rapidamente. Elas não acabam se tornando um peso… porque você aprendeu a lição que veio delas.

Quando o dinheiro é sua única motivação

Ser motivado apenas pelo dinheiro pode ser prejudicial e pode levar você a ficar preso no seu emprego tradicional. Embora a maioria das pessoas queira proporcionar uma vida melhor para sua família, é importante entender que existem muitas outras coisas que são mais motivadoras do que dinheiro. O medo de não ter dinheiro é o motivo pelo qual as pessoas ficam presas trabalhando por esses cinco dólares. Que lugar horrível para se passar a vida... com medo o tempo todo.

Ser motivado principalmente por dinheiro pode levar as pessoas a serem gananciosas. Essas pessoas fazem todos os ricos parecerem ruins aos olhos do público, mesmo que existam pessoas ricas muito generosas. Lembro-me de ter aprendido na igreja: "é dando que se recebe".

Enfrento o mesmo dilema regularmente quando peço que homens e mulheres de sucesso no mundo dos negócios se juntem a nós na Rich Dad Company e transmitam seus conhecimentos a outras pessoas. A resposta que recebo é: "Por que devo compartilhar meus segredos?"

O que eles não conseguem perceber é o aspecto espiritual de compartilhar seus conhecimentos. Quanto mais você dá, mais aprende.

O medo não deve motivá-lo

Sempre foi nossa filosofia que as informações devem ser compartilhadas. Quando você disponibiliza seu trabalho ao mundo, mais pessoas aprendem com ele e mais pessoas são atraídas por ele. Não entendo por que alguém diria: "Ah, não posso compartilhar meus segredos". É uma declaração medrosa, motivada pelo medo de alguém roubar seu conhecimento e se tornar mais bem-sucedido do que você. É preciso entender que quanto mais você dá, mais recebe e mais bem-sucedido se torna.

Meu pai rico sempre me dizia que os ricos não trabalham por dinheiro, eles querem resolver problemas primeiro. É essencial ter isso em mente. Existem pessoas ricas que não são motivadas apenas por dinheiro, mas por um chamado ou propósito maior. As pessoas que são motivadas apenas pelo dinheiro desistem muito antes daquelas pessoas que estão realmente motivadas para resolver um problema importante.

Se você olhar o mundo através das lentes das possibilidades, existem soluções a serem encontradas por toda parte. Existem inúmeras maneiras de medir o valor dessas soluções, não só o dinheiro. Há valor emocional, educacional e espiritual, só para citar alguns. Se apenas olharmos o valor em termos de dinheiro, só há um caminho a seguir: direto para aquele salário, aquele beco sem saída que você odeia. Mas há muito mais oportunidades para criar coisas de valor se você seguir padrões mais elevados.

Suas possibilidades são infinitas

Meu primeiro negócio não envolveu dinheiro. Zero. No momento em que comprei minha primeira propriedade por U$ 0, eu sabia que estava livre. Não ter dinheiro nos fez ser criativos.

Tivemos que descobrir por que queríamos aquela propriedade. Quando criamos nossos negócios, não tínhamos dinheiro, mas estávamos ávidos pelo sucesso. Daymond John dizia: "Quando você está com fome, quer muito alguma coisa, vai fazer o que for preciso". Eu acho que esse é o maior benefício de começar do nada. Você tem infinitas possibilidades.

Compartilhe

SEJA A EXCEÇÃO

Faça o que 99% das pessoas NÃO fazem

25 de julho de 2020 - 9:17

Hoje, você precisa de metamorfose financeira. Você precisa deixar de ser uma pessoa imatura quando se trata de dinheiro e se tornar uma pessoa madura.

LIÇÕES DO PAI RICO

Tudo foi planejado – sobreviva a essa crise

18 de julho de 2020 - 5:50

A educação é a nossa melhor arma para combater os bancos centrais como o Fed. Para começar, basta alterar as palavras que você usa e a forma como pensa com relação a dinheiro.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

Alfabetização financeira para crianças: quando é a hora de falar sobre dinheiro?

11 de julho de 2020 - 5:50

As idades entre nove e quinze anos são cruciais no desenvolvimento de uma criança. Muito do que vivem como adultos vem das fórmulas vencedores que aprendem quando crianças.

UM PORTO SEGURO PARA SEUS INVESTIMENTOS

A economia está morrendo… O que você pode fazer para se salvar?

4 de julho de 2020 - 5:50

A impressão de dinheiro nunca gerou prosperidade sustentável. A impressão de dinheiro sempre causou pobreza para os que trabalham por dinheiro. É por isso que eu sugiro que você compre…

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

A última depressão já acabou?

27 de junho de 2020 - 5:50

Muitos dos problemas financeiros de hoje decorrem de problemas da última depressão econômica que nunca foram resolvidos.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

A melhor forma de comprar ouro, na visão do ‘Pai Rico’

20 de junho de 2020 - 5:50

Eu mantenho minhas reservas líquidas aplicadas em ouro e prata porque, por milhares de anos, eles foram dinheiro de verdade. Eu me sinto mais seguro mantendo meu dinheiro aplicado em metais preciosos do que em moeda fiduciária. Veja como eu compro.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

3 formas de trabalhar menos (ou não trabalhar) e ganhar dinheiro

13 de junho de 2020 - 5:50

Se você deseja se aposentar jovem e rico, precisa trabalhar duro para obter o tipo certo de renda.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

Como se preparar para a nova Era do Empreendedorismo

6 de junho de 2020 - 5:50

Quando as coisas mudam tão drasticamente quanto nos últimos meses, pode ser difícil perceber, mas esses momentos criam as maiores oportunidades.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

3 passos para sobreviver à crise atual no mercado

30 de maio de 2020 - 5:50

Um investidor inteligente com educação financeira se concentra menos no que não pode ser controlado — o preço, por exemplo — e mais no que pode ser controlado, como as taxas de juros fixas e as taxas de retorno.

LIÇÕES DO PAI RICO

A falida ‘Regra do 72’, usada para estimar quanto tempo levará para um investimento dobrar

23 de maio de 2020 - 6:51

Esta fórmula não é realista porque ela se baseia em suposições de que a economia estará sempre crescendo. É importante que você aprenda como pode aumentar seu patrimônio em momentos de vacas gordas e também de vacas magras.

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar