🔴 [EVENTO GRATUITO] COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE AQUI

A última depressão já acabou?

Muitos dos problemas financeiros de hoje decorrem de problemas da última depressão econômica que nunca foram resolvidos.

27 de junho de 2020
5:50 - atualizado às 15:00
depressão dinheiro
Imagem: Shutterstock

Dando um passo atrás e olhando para os últimos 75 anos, você pode argumentar que a última depressão nunca acabou.

Muitos dos problemas financeiros de hoje decorrem de problemas da última depressão econômica que nunca foram resolvidos. Os problemas foram simplesmente empurrados para frente, para a nossa geração, e vão continuar a ser repassados para as próximas gerações.

Hoje estamos entrando em uma nova era. Uma crise paira sobre nós em todo o mundo.

É incrivelmente desencorajador saber que as pessoas se sentem seguras se apegando ao dinheiro que têm na poupança, no fundo de previdência privada, ao pagamento da Previdência Social, buscando reduzir suas despesas e ter uma vida mais simples.

Essa forma de pensar não vai mais funcionar na economia pós-coronavírus.

Minha geração — a chamada "geração dos baby boomers", das pessoas nascidas entre 1946 e 1964 — e seus filhos vivenciaram o período de maior crescimento econômico da história. Os "baby boomers" não sabem o que é uma depressão. A maioria conhece apenas períodos de bonança.

Essa geração foi abençoada por ter nascido em um período de grande expansão econômica, que começou em 1971, quando todo o dinheiro do mundo se tornou dinheiro do "Jogo Imobiliário". Muitas pessoas da minha geração ganharam caminhões de dinheiro. Depois da crise de 2007, muitos da minha geração perderam caminhões de dinheiro. Mas pior do que estarem sem dinheiro é o fato de não terem mais tempo para recuperar o que perderam.

Temo que a minha geração e os seus filhos não estejam preparados para o declínio econômico, a depressão que acredito que está por vir. Se uma pessoa só conhece períodos de depressão econômica, ela pode não estar preparada para a vida em tempos de deflação ou hiperinflação.


Nosso sistema educacional falhou com milhões de pessoas — mesmo com as instruídas. Agora você controla o seu futuro e é a hora de você se instruir — de ensinar a você mesmo as novas regras do dinheiro. E, ao fazer isso, você assume o controle do seu destino e joga o jogo do dinheiro conforme as novas regras dele.

Antifrágil

Em 1978, eu me tornei o vendedor número um do "President Club" da Xerox. Eu tinha atingido o  meu objetivo. Tinha aprendido a superar a minha timidez e o meu medo de rejeição e tinha aprendido a vender, apesar de ainda ser tímido e temer ser rejeitado. Mas tinha aprendido a habilidade principal de um empreendedor: a habilidade de vender.

Em 1978, anunciei à Xerox Corporation que estava me demitindo para criar a minha própria empresa e agradeci a eles pelos quatro ótimos anos de grande aprendizado.

No nosso tempo livre, eu e um amigo que também trabalhava na Xerox começamos a criar a nossa startup —  a primeira empresa de carteiras de velcro para surfistas — do outro lado da rua onde fica a sede da Xerox no centro de Honolulu, no Havaí.

Nosso primeiro carregamento de 100.000 carteiras de nylon tinha acabado de chegar em Nova York, vindo da Coreia do Sul. Era a hora de começar a vender as carteiras. Eu e meu amigo estávamos empolgados e ao mesmo tempo aterrorizados. Era tudo ou nada.

Quando eu estava indo embora da Xerox, Elaine, a recepcionista, sorriu e disse: "Você vai fracassar… e você vai voltar".

Ao longo dos anos, ela tinha visto muitos vendedores jovens e bem-sucedidos como eu pedirem demissão para criar o seu próprio negócio, fracassarem e retornarem para a Xerox. Um dos meus gerentes de vendas era um deles.

Eu e meu amigo, que até hoje ainda é um dos meus melhores amigos, fomos bem-sucedidos. Nos saímos melhor do que jamais podíamos ter imaginado. As carteiras de nylon se tornaram uma moda mundial. Estavam em revistas de artigos esportivos, revistas de corrida, revistas de surf, até mesmo na Playboy. Chovia dinheiro. Tínhamos conquistado o "Sonho Americano". Nos tornamos milionários. Aí quebramos. Perdemos tudo. Eu demorei quase oito anos para conseguir pagar de volta aos investidores, um deles era meu próprio pai, meu pai pobre.

Essa experiência foi uma verdadeira aula.

Minha resposta para a Elaine, no dia em que pedi demissão da Xerox, foi: "Eu vou fracassar… mas eu nunca vou voltar". E nunca voltei. Eu continuei acumulando conquistas e fracassos. Eu vou sempre continuar acumulando conquistas e fracassos, não importa o quão rico ou bem-sucedido eu tenha me tornado.

Isso é o que o escritor e matemático Nassim Taleb, autor do livro "A Lógica do Cisne Negro", chama de "antifrágil". Assim como o nosso corpo precisa de desafios, estresse e adversidades para se manter forte, o espírito humano também precisa. E nosso espírito vive em nossos corações.

Os livros "A Superproteção da Mente Americana", de Greg Lukianoff e Jonathan Haidt, e "Anti frágil", lançado em 2012 por Taleb, assumem a posição de que nossos sistemas educacionais estão inadvertidamente prejudicando o futuro dos estudantes, os tornando frágeis em vez de prepará-los para um futuro esperado do cisne negro.

Taleb nos pede para distinguir esses três tipos de pessoas:

  1. Algumas pessoas são frágeis, como uma fina louça de porcelana chinesa. Elas "quebram" facilmente e não são capazes de se restabelecer por conta própria, então você precisa tratá-las com cuidado.
  2. Algumas pessoas são resilientes como copos de plástico. Elas podem resistir aos grandes choques da vida. Os pais geralmente dão aos seus filhos copos de plástico. O problema é que os copos de plástico não se beneficiam com as quedas para aprender, crescer ou se fortalecer.
  3. Algumas pessoas são antifrágeis. As pessoas antifrágeis precisam passar por estresse, desafios e dificuldades para aprender, se adaptar e crescer.

Sistemas antifrágeis crescem mais fracos, mais rígidos e menos eficientes quando não desafiados. Por exemplo, nossos músculos se tornam mais fracos e os ossos mais frágeis, assim como ocorre com as crianças, porque as crianças e os seres humanos têm sistemas antifrágeis.

Se uma pessoa passa um mês na cama, seus músculos atrofiam porque sistemas complexos se enfraquecem quando privados de estresse.

Quando pais e professores superprotetores protegem os estudantes da vida real, eles estão prejudicando esses estudantes e o futuro do nosso mundo. Além disso, pessoas frágeis se tornam violentas, defendem o direito de serem protegidas do mundo real. Muitas pessoas são resilientes e fortes. Novamente, o problema das pessoas fortes e resistentes é que elas não crescem ou aprendem e ficam para trás à medida que o mundo se direciona rumo ao futuro.

A seguir, uma citação, velhas palavras de sabedoria que os autores de "A Superproteção da Mente Americana" usam no começo do primeiro capítulo do livro, "A inverdade da fragilidade".

Quando o céu está prestes a conferir uma grande responsabilidade a qualquer homem, ele vai exercitar a sua mente com sofrimento, sujeitar seus tendões e ossos ao trabalho duro e expor seu corpo à fome, deixando-o na pobreza, colocando obstáculos no caminho de suas ações, para assim estimular sua mente, fortalecer sua natureza e melhorar onde quer que ele seja incompetente — Mêncio, filósofo chinês do século IV A.C.

Se você está preocupado com a sua família nesses tempos de incerteza, agora é sua oportunidade de se tornar antifrágil.

Riqueza Geracional

Meu pai rico com frequência dizia: "A maioria das fortunas familiares desaparecem em três gerações. A primeira geração a conquista, a segunda a desfruta e a terceira a perde."

É por isso que ele estava ensinando o seu filho e a mim sobre o mundo de verdade dos negócios e do mercado imobiliário. Ele não queria que sua fortuna acabasse na terceira geração. Meu pai rico a chamava de "riqueza de dinastia", riqueza que é transferida de geração para geração. Meu pai rico também dizia: "A maioria dos pais pobres e de classe média só querem que seus filhos consigam um bom emprego."

James Rickards, no livro "O Caminho para a Ruína", conta a história de quando encontrou uma linda mulher na Itália, cujo patrimônio da família vinha sendo passado de geração para geração ao longo dos últimos 900 anos. Se você conhece a história da Itália, sabe que ter uma riqueza de dinastia ao longo de 900 anos é algo praticamente impossível.

Quando ele perguntou a ela como o patrimônio de sua família seguiu adiante por 900 anos, ela respondeu: "Isso é fácil. Investimos em coisas que duram".

Quando ele perguntou a ela quais eram esses investimentos, ela disse: "Imóveis, ouro e obras de arte com qualidade de museu". Ela não citou dinheiro, ações, títulos, fundos mútuos ou ETFs.

Essa é outra razão pela qual eu e Kim criamos o jogo Cashflow, escrevemos nossos livros e ensinamos. Queremos que as pessoas ensinem outras pessoas, que pais ensinem seus filhos e que então mais riquezas de dinastia sejam criadas, em famílias que as façam crescer e passar adiante por gerações.

Abraço

Compartilhe

SEJA A EXCEÇÃO

Faça o que 99% das pessoas NÃO fazem

25 de julho de 2020 - 9:17

Hoje, você precisa de metamorfose financeira. Você precisa deixar de ser uma pessoa imatura quando se trata de dinheiro e se tornar uma pessoa madura.

LIÇÕES DO PAI RICO

Tudo foi planejado – sobreviva a essa crise

18 de julho de 2020 - 5:50

A educação é a nossa melhor arma para combater os bancos centrais como o Fed. Para começar, basta alterar as palavras que você usa e a forma como pensa com relação a dinheiro.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

Alfabetização financeira para crianças: quando é a hora de falar sobre dinheiro?

11 de julho de 2020 - 5:50

As idades entre nove e quinze anos são cruciais no desenvolvimento de uma criança. Muito do que vivem como adultos vem das fórmulas vencedores que aprendem quando crianças.

UM PORTO SEGURO PARA SEUS INVESTIMENTOS

A economia está morrendo… O que você pode fazer para se salvar?

4 de julho de 2020 - 5:50

A impressão de dinheiro nunca gerou prosperidade sustentável. A impressão de dinheiro sempre causou pobreza para os que trabalham por dinheiro. É por isso que eu sugiro que você compre…

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

A melhor forma de comprar ouro, na visão do ‘Pai Rico’

20 de junho de 2020 - 5:50

Eu mantenho minhas reservas líquidas aplicadas em ouro e prata porque, por milhares de anos, eles foram dinheiro de verdade. Eu me sinto mais seguro mantendo meu dinheiro aplicado em metais preciosos do que em moeda fiduciária. Veja como eu compro.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

3 formas de trabalhar menos (ou não trabalhar) e ganhar dinheiro

13 de junho de 2020 - 5:50

Se você deseja se aposentar jovem e rico, precisa trabalhar duro para obter o tipo certo de renda.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

Como se preparar para a nova Era do Empreendedorismo

6 de junho de 2020 - 5:50

Quando as coisas mudam tão drasticamente quanto nos últimos meses, pode ser difícil perceber, mas esses momentos criam as maiores oportunidades.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

3 passos para sobreviver à crise atual no mercado

30 de maio de 2020 - 5:50

Um investidor inteligente com educação financeira se concentra menos no que não pode ser controlado — o preço, por exemplo — e mais no que pode ser controlado, como as taxas de juros fixas e as taxas de retorno.

LIÇÕES DO PAI RICO

A falida ‘Regra do 72’, usada para estimar quanto tempo levará para um investimento dobrar

23 de maio de 2020 - 6:51

Esta fórmula não é realista porque ela se baseia em suposições de que a economia estará sempre crescendo. É importante que você aprenda como pode aumentar seu patrimônio em momentos de vacas gordas e também de vacas magras.

LIÇÕES DO PAI RICO

3 razões por que erros sempre geram sucesso

16 de maio de 2020 - 5:50

Assim como em cada problema existe uma oportunidade, em cada decepção há uma joia inestimável de sabedoria.

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar