🔴 HERANÇA EM VIDA? NOVO EPISÓDIO DE A DINHEIRISTA! VEJA AQUI

As 4 regras de todos os investimentos

Criar sua mentalidade empreendedora vai te ajudar a mudar a forma com que você olha a vida e com que investe.

11 de abril de 2020
6:00 - atualizado às 22:31
Rules
Imagem: Shutterstock

Uma noite, eu e Kim jantamos com um famoso defensor da gestão de recursos para pessoas físicas. Ele olhou para nós e perguntou: "Vocês sabem qual é a diferença entre vocês e o resto de nós ensinando finanças pessoais?"

Sem ter certeza do que ele estava falando, balançamos a cabeça negativamente.

Ele disse: “Vocês dois olham tudo através dos olhos de um empreendedor, inclusive seus investimentos. Vocês vêem tudo como um negócio.”

No caminho para casa, eu e Kim conversamos sobre o comentário de Dave. Ele estava certo. Vemos tudo o que fazemos através das lentes do empreendedorismo.

O isso significa exatamente?

No mundo dos investimentos, significa que todo investimento é um negócio. Ele deve ter sua própria demonstração de resultados e balanço, deve ter vendas e marketing, deve ser lucrativo para sobreviver, deve ter uma equipe por trás e deve ter um objetivo para existir. Esses são os fundamentos de um negócio bem-sucedido e também são os fundamentos de um investimento bem-sucedido.

Talvez neste momento alguns de vocês estejam dizendo: "Sim, mas estou comprando apenas algumas ações. Não preciso de todas essas coisas."

É um exemplo perfeito. O que cada ação representa? Uma ação é uma parte da empresa. E uma empresa não precisa de vendas e marketing, demonstrações financeiras precisas, uma forte equipe de gestores, um objetivo ou missão e um bom fluxo de receita para ter sucesso ao longo dos anos?

Claro que sim!

No entanto, quantas pessoas fazem sua lição de casa e pesquisam os fundamentos da empresa em que estão investindo antes de comprar ações dessa companhia? Muito poucas. Mas posso lhe dizer que o megainvestidor Warren Buffett, sim, faz isso.

Aqui está uma ótima citação de Buffett: "Sou um investidor melhor porque sou um empresário, e sou um empresário melhor porque sou um investidor melhor".

As 4 regras para todos os investimentos

Sou empresário desde os nove anos de idade, quando eu e meu amigo Mike começamos nosso primeiro negócio de aluguel gibis. Naquela idade, não era uma situação de "faça ou morra", mas houve muito aprendizado.

Por meio dos olhos de um empreendedor, eis as regras de investimento que sigo:

1. O investimento deve colocar dinheiro no meu bolso

Primeiro, eu procuro fluxo de caixa. Segundo, procuro valorização. Lembre-se: um bom investidor está no negócio de construir sua coluna de ativos. Qualquer investimento que não coloque dinheiro no seu bolso não é um ativo. É um passivo.

2. O investimento tem que ser capaz de se manter por si só

Um investimento não pode sobreviver graças ao fluxo de caixa ou financiamento de outro investimento. No mundo dos negócios, você não pode usar o patrimônio de uma empresa para manter uma subsidiária. Cada uma delas deve ser lucrativa por si só. O mesmo vale para os investimentos.

É exatamente isso que o meu analista ai no Brasil vai ensinar gratuitamente para você na Semana do Pai Rico, Pai Pobre.

3. Eu quero controlar o investimento sempre que possível

No setor imobiliário e nos meus negócios, eu controlo as receitas, despesas e dívidas. O que quero dizer com controle? Vou usar como exemplo dirigir um carro. Para ser um motorista que dirige de forma segura, há seis controles básicos com os quais todos nós devemos contar:

  1. Volante
  2. Acelerador
  3. Freio
  4. Câmbio
  5. Carteira de motorista
  6. Seguro

Você não dirigiria um carro se não tivesse todos os controles acima. Ainda assim, no que se refere a investimentos, a maioria das pessoas investe sem ter nenhuma influência sobre os seis controles básicos de investimento ou negócios:

  1. Receitas
  2. Despesas
  3. Valor do ativo
  4. Passivos
  5. Educação/gestão financeira
  6. Seguro

O motivo pelo qual Warren Buffett diz que é um investidor melhor é porque ele é um empresário que tem controle sobre esses seis níveis em um negócio.

Em outras palavras, ele pode dizer o quão bom um investimento é analisando o quão bem os gestores manipulam esses controles básicos. Na maioria dos seus investimentos, Buffett não apenas compra uma posição acionária, mas faz o que pode para assumir o controle acionário.

Com investimentos em empresas de capital fechado e commodities, nos quais não posso controlar essas coisas, faço o possível para acompanhar e monitorar ativamente o que está acontecendo. Nunca pare de procurar formas de aprimorar o investimento e ampliar o seu valor ou o valor que ele gera de retorno para você.

4. Todo investimento tem que ter uma saída estratégica ou opções de saída

A regra é: saiba quando você vai vender antes mesmo de comprar.

Isso deve ser baseado em preço, data, certos eventos de mercado ou eventos pessoais.

Eu e Kim, por exemplo, tendemos a manter nossos investimentos no mercado imobiliário, não vendê-los. Ainda assim, sabemos o que seria necessário para vendê-los. Em 2006, quando o mercado imobiliário nos Estados Unidos estava no seu pico, recebemos uma proposta extremamente alta para um dos nossos edifícios que gerava uma ótima renda passiva.

Nós vendemos o imóvel e usamos o lucro num outro empreendimento residencial maior que nos oferece retorno sobre o investimentos ainda mais alto. Em 2018, estávamos no mesmo "modo de venda".

Indo além da média

No fim das contas, eu e Kim nos tornamos muito bem-sucedidos como investidores justamente porque vemos cada investimento como um negócio. A maioria dos investidores comuns não faz isso e, como consequência, têm resultados medianos.

Ao contrário de quem é empregado, os empreendedores não confiam na "rede de segurança" de um salário pago por um terceiro. Eles aprendem com seus erros, são orientados a resolver problemas, enfrentam desafios com novas respostas e obtêm resultados independentemente do tempo em casa ou do esforço necessário.

Criar sua mentalidade empreendedora vai te ajudar a mudar a forma com que você olha a vida e com que investe. É necessário certo nível de inteligência e educação financeira para olhar para os investimentos dessa forma, mas, no longo prazo, é extremamente importante ter e construir essa mentalidade.

Eu te incentivo a começar a ampliar seus conhecimentos financeiros hoje e a começar a aprender os meandros de ver tudo como um negócio.

Não importa em que ponto da sua vida você está. O que importa é a mentalidade que você adota nos seus investimentos. Pense como um empreendedor. Seus investimentos são um negócio e você precisa tratá-los como tal para que atinja seus objetivos financeiros.

Abraço!

Compartilhe

SEJA A EXCEÇÃO

Faça o que 99% das pessoas NÃO fazem

25 de julho de 2020 - 9:17

Hoje, você precisa de metamorfose financeira. Você precisa deixar de ser uma pessoa imatura quando se trata de dinheiro e se tornar uma pessoa madura.

LIÇÕES DO PAI RICO

Tudo foi planejado – sobreviva a essa crise

18 de julho de 2020 - 5:50

A educação é a nossa melhor arma para combater os bancos centrais como o Fed. Para começar, basta alterar as palavras que você usa e a forma como pensa com relação a dinheiro.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

Alfabetização financeira para crianças: quando é a hora de falar sobre dinheiro?

11 de julho de 2020 - 5:50

As idades entre nove e quinze anos são cruciais no desenvolvimento de uma criança. Muito do que vivem como adultos vem das fórmulas vencedores que aprendem quando crianças.

UM PORTO SEGURO PARA SEUS INVESTIMENTOS

A economia está morrendo… O que você pode fazer para se salvar?

4 de julho de 2020 - 5:50

A impressão de dinheiro nunca gerou prosperidade sustentável. A impressão de dinheiro sempre causou pobreza para os que trabalham por dinheiro. É por isso que eu sugiro que você compre…

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

A última depressão já acabou?

27 de junho de 2020 - 5:50

Muitos dos problemas financeiros de hoje decorrem de problemas da última depressão econômica que nunca foram resolvidos.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

A melhor forma de comprar ouro, na visão do ‘Pai Rico’

20 de junho de 2020 - 5:50

Eu mantenho minhas reservas líquidas aplicadas em ouro e prata porque, por milhares de anos, eles foram dinheiro de verdade. Eu me sinto mais seguro mantendo meu dinheiro aplicado em metais preciosos do que em moeda fiduciária. Veja como eu compro.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

3 formas de trabalhar menos (ou não trabalhar) e ganhar dinheiro

13 de junho de 2020 - 5:50

Se você deseja se aposentar jovem e rico, precisa trabalhar duro para obter o tipo certo de renda.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

Como se preparar para a nova Era do Empreendedorismo

6 de junho de 2020 - 5:50

Quando as coisas mudam tão drasticamente quanto nos últimos meses, pode ser difícil perceber, mas esses momentos criam as maiores oportunidades.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

3 passos para sobreviver à crise atual no mercado

30 de maio de 2020 - 5:50

Um investidor inteligente com educação financeira se concentra menos no que não pode ser controlado — o preço, por exemplo — e mais no que pode ser controlado, como as taxas de juros fixas e as taxas de retorno.

LIÇÕES DO PAI RICO

A falida ‘Regra do 72’, usada para estimar quanto tempo levará para um investimento dobrar

23 de maio de 2020 - 6:51

Esta fórmula não é realista porque ela se baseia em suposições de que a economia estará sempre crescendo. É importante que você aprenda como pode aumentar seu patrimônio em momentos de vacas gordas e também de vacas magras.

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar