Menu
Robert Kiyosaki
Coluna do Pai Rico, Pai Pobre
Robert Kiyosaki
Robert Kiyosaki é autor do best seller Pai Rico, Pai Pobre e outros 25 livros sobre finanças
Dados da Bolsa por TradingView
2020-04-10T22:31:38-03:00
LIÇÕES DO PAI RICO

As 4 regras de todos os investimentos

Criar sua mentalidade empreendedora vai te ajudar a mudar a forma com que você olha a vida e com que investe.

11 de abril de 2020
6:00 - atualizado às 22:31
Rules
Imagem: Shutterstock

Uma noite, eu e Kim jantamos com um famoso defensor da gestão de recursos para pessoas físicas. Ele olhou para nós e perguntou: "Vocês sabem qual é a diferença entre vocês e o resto de nós ensinando finanças pessoais?"

Sem ter certeza do que ele estava falando, balançamos a cabeça negativamente.

Ele disse: “Vocês dois olham tudo através dos olhos de um empreendedor, inclusive seus investimentos. Vocês vêem tudo como um negócio.”

No caminho para casa, eu e Kim conversamos sobre o comentário de Dave. Ele estava certo. Vemos tudo o que fazemos através das lentes do empreendedorismo.

O isso significa exatamente?

No mundo dos investimentos, significa que todo investimento é um negócio. Ele deve ter sua própria demonstração de resultados e balanço, deve ter vendas e marketing, deve ser lucrativo para sobreviver, deve ter uma equipe por trás e deve ter um objetivo para existir. Esses são os fundamentos de um negócio bem-sucedido e também são os fundamentos de um investimento bem-sucedido.

Talvez neste momento alguns de vocês estejam dizendo: "Sim, mas estou comprando apenas algumas ações. Não preciso de todas essas coisas."

É um exemplo perfeito. O que cada ação representa? Uma ação é uma parte da empresa. E uma empresa não precisa de vendas e marketing, demonstrações financeiras precisas, uma forte equipe de gestores, um objetivo ou missão e um bom fluxo de receita para ter sucesso ao longo dos anos?

Claro que sim!

No entanto, quantas pessoas fazem sua lição de casa e pesquisam os fundamentos da empresa em que estão investindo antes de comprar ações dessa companhia? Muito poucas. Mas posso lhe dizer que o megainvestidor Warren Buffett, sim, faz isso.

Aqui está uma ótima citação de Buffett: "Sou um investidor melhor porque sou um empresário, e sou um empresário melhor porque sou um investidor melhor".

As 4 regras para todos os investimentos

Sou empresário desde os nove anos de idade, quando eu e meu amigo Mike começamos nosso primeiro negócio de aluguel gibis. Naquela idade, não era uma situação de "faça ou morra", mas houve muito aprendizado.

Por meio dos olhos de um empreendedor, eis as regras de investimento que sigo:

1. O investimento deve colocar dinheiro no meu bolso

Primeiro, eu procuro fluxo de caixa. Segundo, procuro valorização. Lembre-se: um bom investidor está no negócio de construir sua coluna de ativos. Qualquer investimento que não coloque dinheiro no seu bolso não é um ativo. É um passivo.

2. O investimento tem que ser capaz de se manter por si só

Um investimento não pode sobreviver graças ao fluxo de caixa ou financiamento de outro investimento. No mundo dos negócios, você não pode usar o patrimônio de uma empresa para manter uma subsidiária. Cada uma delas deve ser lucrativa por si só. O mesmo vale para os investimentos.

É exatamente isso que o meu analista ai no Brasil vai ensinar gratuitamente para você na Semana do Pai Rico, Pai Pobre.

3. Eu quero controlar o investimento sempre que possível

No setor imobiliário e nos meus negócios, eu controlo as receitas, despesas e dívidas. O que quero dizer com controle? Vou usar como exemplo dirigir um carro. Para ser um motorista que dirige de forma segura, há seis controles básicos com os quais todos nós devemos contar:

  1. Volante
  2. Acelerador
  3. Freio
  4. Câmbio
  5. Carteira de motorista
  6. Seguro

Você não dirigiria um carro se não tivesse todos os controles acima. Ainda assim, no que se refere a investimentos, a maioria das pessoas investe sem ter nenhuma influência sobre os seis controles básicos de investimento ou negócios:

  1. Receitas
  2. Despesas
  3. Valor do ativo
  4. Passivos
  5. Educação/gestão financeira
  6. Seguro

O motivo pelo qual Warren Buffett diz que é um investidor melhor é porque ele é um empresário que tem controle sobre esses seis níveis em um negócio.

Em outras palavras, ele pode dizer o quão bom um investimento é analisando o quão bem os gestores manipulam esses controles básicos. Na maioria dos seus investimentos, Buffett não apenas compra uma posição acionária, mas faz o que pode para assumir o controle acionário.

Com investimentos em empresas de capital fechado e commodities, nos quais não posso controlar essas coisas, faço o possível para acompanhar e monitorar ativamente o que está acontecendo. Nunca pare de procurar formas de aprimorar o investimento e ampliar o seu valor ou o valor que ele gera de retorno para você.

4. Todo investimento tem que ter uma saída estratégica ou opções de saída

A regra é: saiba quando você vai vender antes mesmo de comprar.

Isso deve ser baseado em preço, data, certos eventos de mercado ou eventos pessoais.

Eu e Kim, por exemplo, tendemos a manter nossos investimentos no mercado imobiliário, não vendê-los. Ainda assim, sabemos o que seria necessário para vendê-los. Em 2006, quando o mercado imobiliário nos Estados Unidos estava no seu pico, recebemos uma proposta extremamente alta para um dos nossos edifícios que gerava uma ótima renda passiva.

Nós vendemos o imóvel e usamos o lucro num outro empreendimento residencial maior que nos oferece retorno sobre o investimentos ainda mais alto. Em 2018, estávamos no mesmo "modo de venda".

Indo além da média

No fim das contas, eu e Kim nos tornamos muito bem-sucedidos como investidores justamente porque vemos cada investimento como um negócio. A maioria dos investidores comuns não faz isso e, como consequência, têm resultados medianos.

Ao contrário de quem é empregado, os empreendedores não confiam na "rede de segurança" de um salário pago por um terceiro. Eles aprendem com seus erros, são orientados a resolver problemas, enfrentam desafios com novas respostas e obtêm resultados independentemente do tempo em casa ou do esforço necessário.

Criar sua mentalidade empreendedora vai te ajudar a mudar a forma com que você olha a vida e com que investe. É necessário certo nível de inteligência e educação financeira para olhar para os investimentos dessa forma, mas, no longo prazo, é extremamente importante ter e construir essa mentalidade.

Eu te incentivo a começar a ampliar seus conhecimentos financeiros hoje e a começar a aprender os meandros de ver tudo como um negócio.

Não importa em que ponto da sua vida você está. O que importa é a mentalidade que você adota nos seus investimentos. Pense como um empreendedor. Seus investimentos são um negócio e você precisa tratá-los como tal para que atinja seus objetivos financeiros.

Abraço!

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

em família

Sobrinho-neto do bilionário Warren Buffett supera Berkshire Hathaway no ano

Ações da Boston Omaha, holding de capital aberto co-liderada pelo sobrinho-neto do bilionário, Alex Buffett Rozek, estão batendo os papéis da Berkshire Hathaway

novo serviço

Grupo pão de Açúcar vai fazer entrega para lojistas de seu marketplace

No próximo ano, a companhia passará a oferecer a possibilidade de que os lojistas virtuais armazenem produtos nos centros de distribuição do GPA

inovação

Varejo online agora quer conquistar a fronteira da venda de produto fresco

A partir do mês que vem, começa a funcionar no País uma startup mexicana de tecnologia do setor de supermercados que vai explorar exatamente esse filão

Clube do livro

Ajuste fiscal pode ser dolorido no início, mas é necessário; entenda mais no novo livro de Fabio Giambiagi, “Tudo sobre o déficit público”

Nova obra do economista do BNDES evidencia que atingir um equilíbrio orçamentário no país é essencial para o desenvolvimento em termos econômicos e sociais

em busca de recursos

AES Brasil (AESB3) aprova oferta pública e pode captar até R$ 1,8 bilhão

De acordo com a AES Brasil, o objetivo da oferta é acelerar seu plano de crescimento, com foco na diversificação do portfólio por meio de fontes complementares à hídrica, além de potencializar a criação de valor para os acionistas

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies