🔴 ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? CONFIRA 30 RECOMENDAÇÕES GRATUITAS DA EMPIRICUS – ACESSE AQUI 

Faça o que 99% das pessoas NÃO fazem

Hoje, você precisa de metamorfose financeira. Você precisa deixar de ser uma pessoa imatura quando se trata de dinheiro e se tornar uma pessoa madura.

25 de julho de 2020
9:17
Imagem: Shutterstock

Caro Leitor,

Todos sabemos que uma lagarta tece um casulo e um dia emerge como uma borboleta. É uma mudança tão profunda que é conhecida como metamorfose. Uma das definições de metamorfose é "uma alteração marcante no caráter".

Embora muitas pessoas sonhem em deixar o emprego e iniciar seu próprio negócio, apenas algumas realmente o fazem. Por quê? Porque a transição de funcionário para empresário é mais do que mudar de emprego. É uma verdadeira metamorfose.

Metamorfose financeira é um novo termo na Rich Dad Company. Falamos muito sobre educação e educação financeira, mas a magnitude do colapso econômico devido ao coronavírus me convenceu de que a educação não é suficiente para prosperar e atravessar a crise. Agora, estou falando em algo mais do que educação. Estou falando de transformação.

A definição de metamorfose é uma transformação de uma forma imatura para uma forma adulta madura. Hoje, você precisa de metamorfose financeira. Você precisa deixar de ser uma pessoa imatura quando se trata de dinheiro e se tornar uma pessoa madura. Você precisa parar de ouvir os antigos conselhos sobre dinheiro.

Assim como estudamos para aprender um emprego, sugiro que você estude para diversificar e operar em mais de um quadrante. A pessoa rica média ganha 70% da sua renda atuando do lado direito do quadrante e menos de 30% do lado esquerdo do quadrante. Descobri que, não importa quanto dinheiro as pessoas ganhem, elas se sentirão mais seguras se operarem em mais de um quadrante.

Leia Também

Nós todos temos dentro de nós uma pessoa pobre

Uma pessoa com mentalidade pobre acredita na escassez, vive abaixo de suas posses e geralmente é guiada pelo medo. Essas pessoas são trabalhadores esforçados, muitas vezes com mais de um emprego para conseguir sobreviver, mas têm dificuldade em progredir porque se sentem como pisando em ovos. Elas costumam pensar que mais dinheiro resolverá todos os seus problemas. Mas o dinheiro raramente resolve o problema e, ao contrário, intensifica seus hábitos de consumo.

Aqueles com uma mentalidade de classe média também vivem na dependência do salário que cai na conta todo mês, mas por razões diferentes e por meios diferentes. Eles têm empregos bem remunerados que lhes proporcionam bons mimos e uma grande casa, carros sofisticados e outros confortos da modernidade. E o que não compram com dinheiro, compram com prazer usando seu cartão de crédito. Isso é o que meu pai rico chamou de "sonho da classe trabalhadora". Com o tempo, a classe média cria um estilo de vida que deve ser mantido ou por meio de um emprego que paga um salário mais alto ou por mais horas de trabalho para conseguir ganhar mais no fim do mês.

Alguém com uma mentalidade rica, por outro lado, é criativo e avesso a riscos. Não fica na dependência da segurança como alguém com uma mentalidade pobre. Não trabalha para receber um salário. Não teme perder dinheiro como as outras pessoas com os outros dois tipos de mentalidade. Meu pai rico insistia que eu trabalhasse de graça. Ele não queria que eu desenvolvesse uma mentalidade pobre — alguém que venderia seu tempo em troca de um salário.

Como meu pai rico tinha me explicado como funcionam os quadrantes, eu tinha melhores condições de ver as pequenas diferenças se transformando em grandes diferenças quando analisadas ao longo dos anos que uma pessoa passa trabalhando. Por causa do quadrante, eu sabia que era melhor eu decidir não apenas o que queria fazer, mas quem eu queria me tornar conforme meus anos na ativa fossem passando. Nos momentos difíceis, foram esse conhecimento profundo e as lições que aprendi com meu pai rico e com meu pai pobre que me permitiram seguir adiante.

Um grupo de pessoas de um lado com uma mentalidade e outro grupo de pessoas do outro lado com uma mentalidade diferente. Todas elas estão jogando esse grande jogo de dinheiro, mas cada uma, conforme o quadrante em que se encontra, está jogando de um ponto de vista diferente e com um conjunto diferente de regras.

O grande problema é que as pessoas do lado esquerdo não conseguem ver o que as pessoas do lado direito estão fazendo. Mas as pessoas do lado direito sabem exatamente o que as pessoas do lado esquerdo estão fazendo.

A trajetória para passar de um quadrante para o outro é uma jornada interna. Uma jornada de um conjunto de crenças e habilidades técnicas para um novo conjunto de crenças e habilidades. O processo é muito parecido com o de aprender a andar de bicicleta. No começo, você cai muito. Muitas vezes, é frustrante e embaraçoso, especialmente se seus amigos estão vendo. Mas, depois de um tempo, você para de cair e andar de bicicleta passa a ser algo automático. Se você cair de novo, não é nada demais, porque agora você sabe que pode se levantar e continuar andando. O processo é o mesmo ao passar de uma mentalidade emocional de segurança no trabalho para uma mentalidade emocional de liberdade financeira.

Meu último salário

Eu aceitei o trabalho na Xerox não pelo salário, mas para ampliar minha inteligência financeira, especificamente a inteligência financeira #1: ganhar dinheiro. Eu decidi que no meu caso o melhor jeito de ganhar dinheiro era como empreendedor, não como piloto de uma companhia área ou oficial de um navio. Eu sabia que, para me tornar um empreendedor, eu precisava ter habilidades de um vendedor.

Os quatro anos que passei trabalhando na Xerox, de 1974 a 1978, foram muito difíceis. Nos primeiros dois anos, várias vezes eu quase desisti porque não conseguia vender. Além de não estar vendendo nada e correndo o risco de perder o emprego, também não estava ganhando dinheiro. Mas eu tinha o objetivo de me tornar o principal vendedor da filial de Honolulu e enfrentei meus desafios com determinação.

Após os primeiros dois anos, o treinamento de vendas e a experiência na rua começaram a valer a pena, e finalmente atingi meu objetivo e me tornei o vendedor número um na filial de Honolulu.

Aprendi uma lição valiosa na minha experiência na Xerox: resolver problemas era o caminho para a riqueza. Quando alcancei minha meta e me tornei o número um em vendas, pedi demissão e abracei o meu próximo desafio — criar uma empresa.

Me tornando um empreendedor

Um dos dias mais assustadores da minha vida foi o dia em que deixei meu emprego e me tornei oficialmente um empreendedor. Naquele dia, eu sabia que não tinha mais salário, plano de saúde ou plano de previdência. Não tinha mais dias de licença caso estivesse doente ou férias remuneradas.

Nesse dia, minha renda caiu para zero. O terror de não ter um salário fixo foi uma das experiências mais assustadoras que já experimentei. O pior de tudo é que não sabia quanto tempo levaria para conseguir outro salário estável. Poderia levar anos. No momento em que larguei o emprego, soube a verdadeira razão pela qual muitos funcionários não se tornam empreendedores. É o medo de não ter dinheiro, renda garantida, salário fixo. Pouquíssimas pessoas conseguem seguir adiante por longos períodos de tempo sem dinheiro. Os empresários são diferentes e uma dessas diferenças é a capacidade de continuar sendo produtivo de maneira sã e inteligente mesmo sem dinheiro.

Um conselho me fez seguir adiante. O conselho que o meu pai rico me deu quando eu estava prestes a desistir: "Você sempre pode desistir. Então, por que desistir agora?"

Ao ouvir isso consegui elevar meu ânimo e me manter calmo. Isso me lembrou que eu estava no meio do caminho, então por que voltar? A distância para voltar ao ponto de partida era a mesma para seguir adiante.

Abraço,

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
MARKET MAKERS

Precisamos falar sobre indicadores antecedentes: Saiba como analisar os índices antes de investir

1 de setembro de 2022 - 14:09

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais fundos de investimentos estão utilizando esses indicadores em seus modelos — e talvez a correlação esteja caindo

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Encaro quase como um hedge

1 de setembro de 2022 - 13:27

Tenho pensado cada vez mais na importância de buscar atividades que proporcionem feedbacks rápidos e causais. Elas nos ajudam a preservar um bom grau de sanidade

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Day trade na B3: Oportunidade de lucro de mais de 4% com ações da AES Brasil (AESB3); confira a recomendação

1 de setembro de 2022 - 8:25

Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis da AES Brasil (AESB3). Saiba os detalhes

O melhor do Seu Dinheiro

Setembro em tons de vermelho: Confira todas as notícias que pesam nos mercados e impactam seus investimentos hoje

1 de setembro de 2022 - 8:22

O mês de setembro começa com uma imensa mancha de tinta vermelha sobre a tela das bolsas mundiais, sentindo o peso do Fed, da inflação recorde na zona do euro e do lockdown em Chengdu

ESTRADA DO FUTURO

A febre dos NFTs passou, mas esta empresa está ganhando dinheiro com eles até hoje

1 de setembro de 2022 - 5:48

Saiba quem foram os vendedores de pás da corrida do ouro dos NFTs e o que isso nos ensina para as próximas ondas especulativas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Balanço de agosto, o Orçamento de 2023 e outros destaques do dia

31 de agosto de 2022 - 19:20

A alta de 6,16% do Ibovespa em agosto afastou o rótulo de “mês do desgosto”, mas ainda assim deixou um sabor amargo na boca.  Isso porque depois de disparar mais de 10% ainda na primeira quinzena, impulsionado pela volta do forte fluxo de capital estrangeiro, as últimas duas semanas foram comandadas pela cautela.  Uma dupla […]

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Day trade na B3: Oportunidade de lucro acima de 4% com ações da Marcopolo (POMO4); confira a recomendação

31 de agosto de 2022 - 8:10

Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis da Marcopolo (POMO4). Saiba mais detalhes

O melhor do Seu Dinheiro

Tente outra vez: basta desejar profundo para ver a bolsa subir? Confira tudo o que mexe com os seus investimentos hoje

31 de agosto de 2022 - 8:08

Em queda desde a sexta-feira, as bolsas de valores estrangeiras começaram o dia em busca de recuperação singela. Por aqui, investidores procuram justificativas para descolar o Ibovespa de Wall Street

o melhor do seu dinheiro

Commodities derrubam Ibovespa, Itaú BBA rebaixa a Petrobras (PETR4) e as mudanças na WEG (WEGE3); confira os destaques do dia

30 de agosto de 2022 - 19:20

As últimas levas de notícias que chegam de todas as partes do mundo parecem ter jogado os investidores dentro de um labirinto de difícil resolução em que apenas a cautela pode ser utilizada como arma.  O emaranhado de corredores a serem percorridos não só são longos, como também parecem estar sempre mudando de posição — […]

A BOLSA COMO ELA É

Gringos estão de olho no Ibovespa, mas investidor local parece sem apetite pela bolsa brasileira. Qual é a melhor estratégia?

30 de agosto de 2022 - 11:50

É preciso ir contra o consenso para gerar retornos acima da média, mesmo que isso signifique correr o risco de estar errado

MARKET MAKERS

Entenda por que você não deve acompanhar só quem possui teses de investimento iguais às suas

30 de agosto de 2022 - 9:17

Parte fundamental do estudo de uma ação é entender não só a cabeça de quem tem uma tese que vá em linha com a sua, mas também a de quem pensa o contrário

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Day trade na B3: Oportunidade de lucro acima de 11% com ações da Santos Brasil (STBP3); confira a recomendação

30 de agosto de 2022 - 8:15

Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis da Santos Brasil (STBP3). Saiba os detalhes

O melhor do Seu Dinheiro

Uma pausa para respirar: Confira todas as notícias que movimentam os mercados e impactam seus investimentos hoje

30 de agosto de 2022 - 8:08

A saída da atual crise inflacionária norte-americana passa necessariamente por algum sacrifício. Hoje, porém, as bolsas fazem uma pausa para respirar

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Aperte os cintos: o Fed praticamente acabou com as teses de crescimento, e o fim do bear market rally está aí

30 de agosto de 2022 - 6:22

Saída da atual crise inflacionária passa por algum sacrifício. Afinal, estamos diante de um ciclo econômico clássico e será preciso esfriar o mercado de trabalho

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Ibovespa se descola da gringa, Itaú entra na disputa das vendas virtuais e a estratégia de Bolsonaro para os debates; confira os destaques do dia

29 de agosto de 2022 - 19:17

Em Wall Street, o alerta do Federal Reserve de que o aperto monetário pode ser mais intenso do que o esperado penalizou as bolsas lá fora

EXILE ON WALL STREET

Complacência: Entenda por que é melhor investir em ativos de risco brasileiros do que em bolsa norte-americana

29 de agosto de 2022 - 11:25

Uma das facetas da complacência é a tendência a evitar conflitos e valorizar uma postura pacifista, num momento de remilitarização do mundo, o que pode ser enaltecido agora

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Day trade na B3: Oportunidade de lucro acima de 5% com ações do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3); confira a recomendação

29 de agosto de 2022 - 8:25

Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3). Veja os detalhes

O melhor do Seu Dinheiro

Mercados, debate presidencial e um resultado inesperado: Confira todas as notícias que mexem com os seus investimentos hoje

29 de agosto de 2022 - 8:24

Com a percepção de que o Fed optará pelo combate à inflação a todos os custos, os últimos dias de agosto não devem trazer alívio para os mercados financeiros. O Ibovespa ainda repercute o primeiro debate entre presidenciáveis

Trilhas de carreira

Por que saber demais pode tornar você um péssimo chefe

28 de agosto de 2022 - 7:32

Apesar de desenvolvermos uma compreensão mais sofisticada da realidade como adultos, tendemos a cair em armadilhas com muito mais frequência do que gostaríamos de admitir

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Wall Street tomba com Powell, os melhores momentos de Lula e Bolsonaro no Jornal Nacional e outros destaques do dia

26 de agosto de 2022 - 18:13

Desde que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) anunciou o início da retirada dos estímulos monetários adotados na pandemia, durante o simpósio de Jackson Hole de 2021, o mercado financeiro global já se viu obrigado inúmeras vezes a recalcular a rota, e todas elas parecem levar a um destino ainda incerto, mas muito […]

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar