🔴 HERANÇA EM VIDA? NOVO EPISÓDIO DE A DINHEIRISTA! VEJA AQUI

Faça o que 99% das pessoas NÃO fazem

Hoje, você precisa de metamorfose financeira. Você precisa deixar de ser uma pessoa imatura quando se trata de dinheiro e se tornar uma pessoa madura.

25 de julho de 2020
9:17
99% 1% balança
Imagem: Shutterstock

Caro Leitor,

Todos sabemos que uma lagarta tece um casulo e um dia emerge como uma borboleta. É uma mudança tão profunda que é conhecida como metamorfose. Uma das definições de metamorfose é "uma alteração marcante no caráter".

Embora muitas pessoas sonhem em deixar o emprego e iniciar seu próprio negócio, apenas algumas realmente o fazem. Por quê? Porque a transição de funcionário para empresário é mais do que mudar de emprego. É uma verdadeira metamorfose.

Metamorfose financeira é um novo termo na Rich Dad Company. Falamos muito sobre educação e educação financeira, mas a magnitude do colapso econômico devido ao coronavírus me convenceu de que a educação não é suficiente para prosperar e atravessar a crise. Agora, estou falando em algo mais do que educação. Estou falando de transformação.

A definição de metamorfose é uma transformação de uma forma imatura para uma forma adulta madura. Hoje, você precisa de metamorfose financeira. Você precisa deixar de ser uma pessoa imatura quando se trata de dinheiro e se tornar uma pessoa madura. Você precisa parar de ouvir os antigos conselhos sobre dinheiro.

Assim como estudamos para aprender um emprego, sugiro que você estude para diversificar e operar em mais de um quadrante. A pessoa rica média ganha 70% da sua renda atuando do lado direito do quadrante e menos de 30% do lado esquerdo do quadrante. Descobri que, não importa quanto dinheiro as pessoas ganhem, elas se sentirão mais seguras se operarem em mais de um quadrante.

Nós todos temos dentro de nós uma pessoa pobre

Uma pessoa com mentalidade pobre acredita na escassez, vive abaixo de suas posses e geralmente é guiada pelo medo. Essas pessoas são trabalhadores esforçados, muitas vezes com mais de um emprego para conseguir sobreviver, mas têm dificuldade em progredir porque se sentem como pisando em ovos. Elas costumam pensar que mais dinheiro resolverá todos os seus problemas. Mas o dinheiro raramente resolve o problema e, ao contrário, intensifica seus hábitos de consumo.

Aqueles com uma mentalidade de classe média também vivem na dependência do salário que cai na conta todo mês, mas por razões diferentes e por meios diferentes. Eles têm empregos bem remunerados que lhes proporcionam bons mimos e uma grande casa, carros sofisticados e outros confortos da modernidade. E o que não compram com dinheiro, compram com prazer usando seu cartão de crédito. Isso é o que meu pai rico chamou de "sonho da classe trabalhadora". Com o tempo, a classe média cria um estilo de vida que deve ser mantido ou por meio de um emprego que paga um salário mais alto ou por mais horas de trabalho para conseguir ganhar mais no fim do mês.

Alguém com uma mentalidade rica, por outro lado, é criativo e avesso a riscos. Não fica na dependência da segurança como alguém com uma mentalidade pobre. Não trabalha para receber um salário. Não teme perder dinheiro como as outras pessoas com os outros dois tipos de mentalidade. Meu pai rico insistia que eu trabalhasse de graça. Ele não queria que eu desenvolvesse uma mentalidade pobre — alguém que venderia seu tempo em troca de um salário.

Como meu pai rico tinha me explicado como funcionam os quadrantes, eu tinha melhores condições de ver as pequenas diferenças se transformando em grandes diferenças quando analisadas ao longo dos anos que uma pessoa passa trabalhando. Por causa do quadrante, eu sabia que era melhor eu decidir não apenas o que queria fazer, mas quem eu queria me tornar conforme meus anos na ativa fossem passando. Nos momentos difíceis, foram esse conhecimento profundo e as lições que aprendi com meu pai rico e com meu pai pobre que me permitiram seguir adiante.

Um grupo de pessoas de um lado com uma mentalidade e outro grupo de pessoas do outro lado com uma mentalidade diferente. Todas elas estão jogando esse grande jogo de dinheiro, mas cada uma, conforme o quadrante em que se encontra, está jogando de um ponto de vista diferente e com um conjunto diferente de regras.

O grande problema é que as pessoas do lado esquerdo não conseguem ver o que as pessoas do lado direito estão fazendo. Mas as pessoas do lado direito sabem exatamente o que as pessoas do lado esquerdo estão fazendo.

A trajetória para passar de um quadrante para o outro é uma jornada interna. Uma jornada de um conjunto de crenças e habilidades técnicas para um novo conjunto de crenças e habilidades. O processo é muito parecido com o de aprender a andar de bicicleta. No começo, você cai muito. Muitas vezes, é frustrante e embaraçoso, especialmente se seus amigos estão vendo. Mas, depois de um tempo, você para de cair e andar de bicicleta passa a ser algo automático. Se você cair de novo, não é nada demais, porque agora você sabe que pode se levantar e continuar andando. O processo é o mesmo ao passar de uma mentalidade emocional de segurança no trabalho para uma mentalidade emocional de liberdade financeira.

Meu último salário

Eu aceitei o trabalho na Xerox não pelo salário, mas para ampliar minha inteligência financeira, especificamente a inteligência financeira #1: ganhar dinheiro. Eu decidi que no meu caso o melhor jeito de ganhar dinheiro era como empreendedor, não como piloto de uma companhia área ou oficial de um navio. Eu sabia que, para me tornar um empreendedor, eu precisava ter habilidades de um vendedor.

Os quatro anos que passei trabalhando na Xerox, de 1974 a 1978, foram muito difíceis. Nos primeiros dois anos, várias vezes eu quase desisti porque não conseguia vender. Além de não estar vendendo nada e correndo o risco de perder o emprego, também não estava ganhando dinheiro. Mas eu tinha o objetivo de me tornar o principal vendedor da filial de Honolulu e enfrentei meus desafios com determinação.

Após os primeiros dois anos, o treinamento de vendas e a experiência na rua começaram a valer a pena, e finalmente atingi meu objetivo e me tornei o vendedor número um na filial de Honolulu.

Aprendi uma lição valiosa na minha experiência na Xerox: resolver problemas era o caminho para a riqueza. Quando alcancei minha meta e me tornei o número um em vendas, pedi demissão e abracei o meu próximo desafio — criar uma empresa.

Me tornando um empreendedor

Um dos dias mais assustadores da minha vida foi o dia em que deixei meu emprego e me tornei oficialmente um empreendedor. Naquele dia, eu sabia que não tinha mais salário, plano de saúde ou plano de previdência. Não tinha mais dias de licença caso estivesse doente ou férias remuneradas.

Nesse dia, minha renda caiu para zero. O terror de não ter um salário fixo foi uma das experiências mais assustadoras que já experimentei. O pior de tudo é que não sabia quanto tempo levaria para conseguir outro salário estável. Poderia levar anos. No momento em que larguei o emprego, soube a verdadeira razão pela qual muitos funcionários não se tornam empreendedores. É o medo de não ter dinheiro, renda garantida, salário fixo. Pouquíssimas pessoas conseguem seguir adiante por longos períodos de tempo sem dinheiro. Os empresários são diferentes e uma dessas diferenças é a capacidade de continuar sendo produtivo de maneira sã e inteligente mesmo sem dinheiro.

Um conselho me fez seguir adiante. O conselho que o meu pai rico me deu quando eu estava prestes a desistir: "Você sempre pode desistir. Então, por que desistir agora?"

Ao ouvir isso consegui elevar meu ânimo e me manter calmo. Isso me lembrou que eu estava no meio do caminho, então por que voltar? A distância para voltar ao ponto de partida era a mesma para seguir adiante.

Abraço,

Compartilhe

LIÇÕES DO PAI RICO

Tudo foi planejado – sobreviva a essa crise

18 de julho de 2020 - 5:50

A educação é a nossa melhor arma para combater os bancos centrais como o Fed. Para começar, basta alterar as palavras que você usa e a forma como pensa com relação a dinheiro.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

Alfabetização financeira para crianças: quando é a hora de falar sobre dinheiro?

11 de julho de 2020 - 5:50

As idades entre nove e quinze anos são cruciais no desenvolvimento de uma criança. Muito do que vivem como adultos vem das fórmulas vencedores que aprendem quando crianças.

UM PORTO SEGURO PARA SEUS INVESTIMENTOS

A economia está morrendo… O que você pode fazer para se salvar?

4 de julho de 2020 - 5:50

A impressão de dinheiro nunca gerou prosperidade sustentável. A impressão de dinheiro sempre causou pobreza para os que trabalham por dinheiro. É por isso que eu sugiro que você compre…

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

A última depressão já acabou?

27 de junho de 2020 - 5:50

Muitos dos problemas financeiros de hoje decorrem de problemas da última depressão econômica que nunca foram resolvidos.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

A melhor forma de comprar ouro, na visão do ‘Pai Rico’

20 de junho de 2020 - 5:50

Eu mantenho minhas reservas líquidas aplicadas em ouro e prata porque, por milhares de anos, eles foram dinheiro de verdade. Eu me sinto mais seguro mantendo meu dinheiro aplicado em metais preciosos do que em moeda fiduciária. Veja como eu compro.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

3 formas de trabalhar menos (ou não trabalhar) e ganhar dinheiro

13 de junho de 2020 - 5:50

Se você deseja se aposentar jovem e rico, precisa trabalhar duro para obter o tipo certo de renda.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

Como se preparar para a nova Era do Empreendedorismo

6 de junho de 2020 - 5:50

Quando as coisas mudam tão drasticamente quanto nos últimos meses, pode ser difícil perceber, mas esses momentos criam as maiores oportunidades.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

3 passos para sobreviver à crise atual no mercado

30 de maio de 2020 - 5:50

Um investidor inteligente com educação financeira se concentra menos no que não pode ser controlado — o preço, por exemplo — e mais no que pode ser controlado, como as taxas de juros fixas e as taxas de retorno.

LIÇÕES DO PAI RICO

A falida ‘Regra do 72’, usada para estimar quanto tempo levará para um investimento dobrar

23 de maio de 2020 - 6:51

Esta fórmula não é realista porque ela se baseia em suposições de que a economia estará sempre crescendo. É importante que você aprenda como pode aumentar seu patrimônio em momentos de vacas gordas e também de vacas magras.

LIÇÕES DO PAI RICO

3 razões por que erros sempre geram sucesso

16 de maio de 2020 - 5:50

Assim como em cada problema existe uma oportunidade, em cada decepção há uma joia inestimável de sabedoria.

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar