🔴 MONTE A SUA CARTEIRA DE INVESTIMENTOS COM A AJUDA DE ESPECIALISTAS – CADASTRE-SE GRATUITAMENTE 

Alfabetização financeira para crianças: quando é a hora de falar sobre dinheiro?

As idades entre nove e quinze anos são cruciais no desenvolvimento de uma criança. Muito do que vivem como adultos vem das fórmulas vencedores que aprendem quando crianças.

11 de julho de 2020
5:50 - atualizado às 19:12
Dinheiro e criança
Imagem: Shutterstock

Com frequência me perguntam: "Com qual idade devo começar a ensinar meu filho sobre dinheiro?" Minha resposta é: "Quando seu filho se interessar por dinheiro".

Então eu digo: "Eu tenho um amigo com um filho de cinco anos. Se eu segurasse uma nota de cinco dólares e uma nota de vinte dólares e perguntasse à criança: ‘Qual deles você quer?' Qual deles a criança vai pegar?"

A pessoa que me faz a pergunta costuma dizer sem hesitar: "A nota de vinte dólares".

Eu respondo: "Exatamente. Até uma criança de cinco anos já entende a diferença entre uma nota de cinco e vinte dólares."

Diferentes psicólogos da área de educação me disseram que as idades entre nove e quinze anos são cruciais no desenvolvimento de uma criança. Esta não é uma ciência exata, e diferentes especialistas dirão coisas diferentes.

Não sou especialista em desenvolvimento infantil, portanto, tome o que digo como uma orientação geral, não como palavras de experiência profissional. Um especialista com quem conversei disse que, com aproximadamente nove anos de idade, as crianças começam a se afastar da identidade de seus pais e a procurar a sua. Eu sei que isso era verdade para mim porque, aos nove anos de idade, comecei a trabalhar com meu pai rico. Eu queria me afastar da realidade do mundo de meus pais, então precisava de uma nova identidade.

Leia Também

Outro especialista disse que, entre essas idades, as crianças desenvolvem o que é chamado de "fórmula vencedora". Esse especialista descreveu a fórmula vencedora como a ideia da criança sobre qual é a melhor forma para ela sobreviver e vencer. Aos nove anos, eu sabia que a escola não fazia parte da minha fórmula vencedora, especialmente depois que meu amigo Andy foi considerado um gênio e eu não.

Eu pensei que tinha uma chance melhor de ser uma estrela do esporte ou ser rico do que um acadêmico como Andy e meu pai. Em outras palavras, se uma criança pensa que é boa na escola, sua fórmula vencedora pode ser permanecer na escola e se formar com honras. Se a criança não estiver indo bem na escola ou não gostar da escola, ela pode buscar uma fórmula diferente.

Esse especialista também apresentou alguns outros pontos notáveis ​​de fórmulas vencedoras. Ele disse que os conflitos entre pais e filhos começam quando a fórmula vencedora da criança para o sucesso não é a mesma que a fórmula dos pais. O especialista também disse que os problemas familiares começam quando os pais começam a impor sua fórmula vencedora à criança sem antes respeitar a fórmula da dela. Os pais precisam ouvir atentamente a fórmula vencedora da criança.

Antes de continuarmos com a ideia de dar ao seu filho poder sobre o dinheiro, há algo que vale a pena mencionar para os adultos. Esse especialista disse ainda que muitos adultos se metem em problemas mais tarde na vida quando percebem que as fórmulas vencedoras que surgiram quando crianças hoje não são mais vencedoras para eles. Muitos adultos procuram mudanças de emprego ou carreira.

Alguns continuam tentando fazer a fórmula funcionar mesmo depois de perceberem que ela não está funcionando mais. Ainda assim, outros entram em depressão, pensando que fracassaram na vida, em vez de perceberem que era uma fórmula vencedora que parou de vencer. Em outras palavras, as pessoas geralmente ficam felizes se estão felizes com sua fórmula vencedora. As pessoas ficam descontentes com a vida se estão cansadas da sua fórmula ou se a fórmula não está mais tendo sucesso ou se percebem que sua fórmula não está levando-as para onde elas querem ir.

Fórmulas vencedoras com poder

Quando se trata de dinheiro, muitas pessoas desenvolvem uma fórmula vencedora sem nenhum poder. Em outras palavras, as pessoas geralmente criam uma fórmula perdedora para o dinheiro porque não têm poder. Por mais estranho que possa parecer, criam uma fórmula que faz com que percam dinheiro, porque essa é a única fórmula que conhecem.

Por exemplo, eu conheci recentemente uma pessoa que está presa em uma carreira que odeia. Ele administra uma concessionária de veículos para o pai. Ganha uma boa renda, mas está infeliz. Odeia ser empregado do seu pai e odeia ser conhecido como o filho do chefe. No entanto, ele continua lá.

Quando perguntei a ele por que ele permanece lá, sua única resposta foi: "Bem, eu não achava que poderia criar essa concessionária Ford sozinho. Então achei melhor ficar até o velho se aposentar. Além disso, estou ganhando muito dinheiro."

Sua fórmula é ganhar com dinheiro, mas ele perde a capacidade de descobrir o quão poderoso poderia ser caso se libertasse da segurança desse trabalho.

Outro exemplo de uma fórmula vencedora desperdiçada é a esposa de um amigo que permanece em um emprego que ama, mas que não está progredindo financeiramente. Em vez de mudar sua fórmula aprendendo novas habilidades, ela assume trabalhos estranhos nos fins de semana e depois reclama que não tem tempo suficiente com seus filhos. Obviamente, sua fórmula é: "Trabalhe duro com o que você ama e aguente firme."

Uma grama versus uma tonelada

Meu pai pobre com frequência dizia: "Eu nunca serei rico. Não tenho interesse em dinheiro" ou "Não posso bancar isso". Talvez ele dissesse essas coisas porque tivesse muitas despesas médicas para pagar ou porque ao longo da sua vida adulta tivesse enfrentado muitas dificuldades financeiras. Mas não acho que era isso.

Eu acho que foi essa sua percepção pequena, de grama, não de tonelada, que contribuiu para que ele tivesse tantos problemas financeiros.

São os pais que mais podem influenciar as percepções da vida de uma criança. Como mencionado anteriormente, Kim e eu não temos filhos, por isso não digo aos pais como podem ser pais melhores.

Escrevo sobre como ajudar a moldar as percepções de dinheiro de uma criança. A coisa mais importante que os pais podem fazer quando se trata de dinheiro é influenciar a percepção de dinheiro da criança.

Quero que os pais dêem aos filhos a percepção de que a criança tem poder sobre o dinheiro, não a percepção de que a criança é escrava do dinheiro. Como meu pai rico disse: "Quanto mais você precisar de dinheiro, menos poder terá sobre o dinheiro".

Possivelmente, os melhores presentes que recebi vieram dos meus dois pais nos momentos em que eu estava com mais problemas. Quando eu estava saindo do ensino médio, meu pai professor sempre me lembrava o quão inteligente eu era.

Quando eu estava perdendo financeiramente, meu pai rico ficava me lembrando que homens verdadeiramente ricos perderam mais de um negócio. Ele também diria que foram as pessoas pobres que perderam menos dinheiro e viviam com mais medo de perder o pouco que tinham.

Então, um pai me incentivou a aceitar minhas falhas acadêmicas e transformá-las em pontos fortes. E meu pai rico me incentivou a aceitar minhas perdas financeiras e transformá-las em ganhos financeiros. Eles podem ter ensinado assuntos diferentes, mas, de várias maneiras, os dois pais estavam dizendo a mesma coisa.

É quando as crianças vêem o pior em si mesmas que é o trabalho dos pais ver apenas o melhor. Você pode notar que isso funciona não apenas em crianças pequenas, mas também em crianças já não tão crianças assim.

Quando as coisas estão piores na vida de seu filho, você, como pai, recebe uma grande oportunidade — a oportunidade de ser o melhor professor e amigo que seu filho jamais terá.

Antes de me despedir, deixo aqui o convite para você assistir à série de quatro vídeos sobre como gerar renda sem sair de casa.

Abraço

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
MARKET MAKERS

Precisamos falar sobre indicadores antecedentes: Saiba como analisar os índices antes de investir

1 de setembro de 2022 - 14:09

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais fundos de investimentos estão utilizando esses indicadores em seus modelos — e talvez a correlação esteja caindo

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Encaro quase como um hedge

1 de setembro de 2022 - 13:27

Tenho pensado cada vez mais na importância de buscar atividades que proporcionem feedbacks rápidos e causais. Elas nos ajudam a preservar um bom grau de sanidade

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Day trade na B3: Oportunidade de lucro de mais de 4% com ações da AES Brasil (AESB3); confira a recomendação

1 de setembro de 2022 - 8:25

Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis da AES Brasil (AESB3). Saiba os detalhes

O melhor do Seu Dinheiro

Setembro em tons de vermelho: Confira todas as notícias que pesam nos mercados e impactam seus investimentos hoje

1 de setembro de 2022 - 8:22

O mês de setembro começa com uma imensa mancha de tinta vermelha sobre a tela das bolsas mundiais, sentindo o peso do Fed, da inflação recorde na zona do euro e do lockdown em Chengdu

ESTRADA DO FUTURO

A febre dos NFTs passou, mas esta empresa está ganhando dinheiro com eles até hoje

1 de setembro de 2022 - 5:48

Saiba quem foram os vendedores de pás da corrida do ouro dos NFTs e o que isso nos ensina para as próximas ondas especulativas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Balanço de agosto, o Orçamento de 2023 e outros destaques do dia

31 de agosto de 2022 - 19:20

A alta de 6,16% do Ibovespa em agosto afastou o rótulo de “mês do desgosto”, mas ainda assim deixou um sabor amargo na boca.  Isso porque depois de disparar mais de 10% ainda na primeira quinzena, impulsionado pela volta do forte fluxo de capital estrangeiro, as últimas duas semanas foram comandadas pela cautela.  Uma dupla […]

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Day trade na B3: Oportunidade de lucro acima de 4% com ações da Marcopolo (POMO4); confira a recomendação

31 de agosto de 2022 - 8:10

Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis da Marcopolo (POMO4). Saiba mais detalhes

O melhor do Seu Dinheiro

Tente outra vez: basta desejar profundo para ver a bolsa subir? Confira tudo o que mexe com os seus investimentos hoje

31 de agosto de 2022 - 8:08

Em queda desde a sexta-feira, as bolsas de valores estrangeiras começaram o dia em busca de recuperação singela. Por aqui, investidores procuram justificativas para descolar o Ibovespa de Wall Street

o melhor do seu dinheiro

Commodities derrubam Ibovespa, Itaú BBA rebaixa a Petrobras (PETR4) e as mudanças na WEG (WEGE3); confira os destaques do dia

30 de agosto de 2022 - 19:20

As últimas levas de notícias que chegam de todas as partes do mundo parecem ter jogado os investidores dentro de um labirinto de difícil resolução em que apenas a cautela pode ser utilizada como arma.  O emaranhado de corredores a serem percorridos não só são longos, como também parecem estar sempre mudando de posição — […]

A BOLSA COMO ELA É

Gringos estão de olho no Ibovespa, mas investidor local parece sem apetite pela bolsa brasileira. Qual é a melhor estratégia?

30 de agosto de 2022 - 11:50

É preciso ir contra o consenso para gerar retornos acima da média, mesmo que isso signifique correr o risco de estar errado

MARKET MAKERS

Entenda por que você não deve acompanhar só quem possui teses de investimento iguais às suas

30 de agosto de 2022 - 9:17

Parte fundamental do estudo de uma ação é entender não só a cabeça de quem tem uma tese que vá em linha com a sua, mas também a de quem pensa o contrário

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Day trade na B3: Oportunidade de lucro acima de 11% com ações da Santos Brasil (STBP3); confira a recomendação

30 de agosto de 2022 - 8:15

Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis da Santos Brasil (STBP3). Saiba os detalhes

O melhor do Seu Dinheiro

Uma pausa para respirar: Confira todas as notícias que movimentam os mercados e impactam seus investimentos hoje

30 de agosto de 2022 - 8:08

A saída da atual crise inflacionária norte-americana passa necessariamente por algum sacrifício. Hoje, porém, as bolsas fazem uma pausa para respirar

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Aperte os cintos: o Fed praticamente acabou com as teses de crescimento, e o fim do bear market rally está aí

30 de agosto de 2022 - 6:22

Saída da atual crise inflacionária passa por algum sacrifício. Afinal, estamos diante de um ciclo econômico clássico e será preciso esfriar o mercado de trabalho

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Ibovespa se descola da gringa, Itaú entra na disputa das vendas virtuais e a estratégia de Bolsonaro para os debates; confira os destaques do dia

29 de agosto de 2022 - 19:17

Em Wall Street, o alerta do Federal Reserve de que o aperto monetário pode ser mais intenso do que o esperado penalizou as bolsas lá fora

EXILE ON WALL STREET

Complacência: Entenda por que é melhor investir em ativos de risco brasileiros do que em bolsa norte-americana

29 de agosto de 2022 - 11:25

Uma das facetas da complacência é a tendência a evitar conflitos e valorizar uma postura pacifista, num momento de remilitarização do mundo, o que pode ser enaltecido agora

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Day trade na B3: Oportunidade de lucro acima de 5% com ações do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3); confira a recomendação

29 de agosto de 2022 - 8:25

Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3). Veja os detalhes

O melhor do Seu Dinheiro

Mercados, debate presidencial e um resultado inesperado: Confira todas as notícias que mexem com os seus investimentos hoje

29 de agosto de 2022 - 8:24

Com a percepção de que o Fed optará pelo combate à inflação a todos os custos, os últimos dias de agosto não devem trazer alívio para os mercados financeiros. O Ibovespa ainda repercute o primeiro debate entre presidenciáveis

Trilhas de carreira

Por que saber demais pode tornar você um péssimo chefe

28 de agosto de 2022 - 7:32

Apesar de desenvolvermos uma compreensão mais sofisticada da realidade como adultos, tendemos a cair em armadilhas com muito mais frequência do que gostaríamos de admitir

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Wall Street tomba com Powell, os melhores momentos de Lula e Bolsonaro no Jornal Nacional e outros destaques do dia

26 de agosto de 2022 - 18:13

Desde que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) anunciou o início da retirada dos estímulos monetários adotados na pandemia, durante o simpósio de Jackson Hole de 2021, o mercado financeiro global já se viu obrigado inúmeras vezes a recalcular a rota, e todas elas parecem levar a um destino ainda incerto, mas muito […]

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar