🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

A melhor forma de comprar ouro, na visão do ‘Pai Rico’

Eu mantenho minhas reservas líquidas aplicadas em ouro e prata porque, por milhares de anos, eles foram dinheiro de verdade. Eu me sinto mais seguro mantendo meu dinheiro aplicado em metais preciosos do que em moeda fiduciária. Veja como eu compro.

20 de junho de 2020
5:50 - atualizado às 13:03

Caro leitor,

Na Rich Dad Company costumamos dizer que "Conhecimento é o novo dinheiro". Isso porque a riqueza é conquistada pela sua capacidade de entender o que está acontecendo nos mercados e agir de acordo. Isso significa que se sua moeda está caindo, você terá conhecimento suficiente para investir em coisas que funcionam como um "hedge" contra a desvalorização da moeda — o ouro.

O ouro foi o meu primeiro investimento de verdade como um jovem adulto. Comecei a investir em ouro antes de começar a investir no mercado imobiliário. Em 1972, quando tinha 25 anos, passei a comprar moedas de ouro quando o preço da onça estava em torno de US$ 70. Para mim, ouro e prata são um "hedge", um investimento de proteção, não um veículo de investimento primário.

Como já escrevi anteriormente, é sempre uma decisão inteligente ter à mão investimentos com liquidez. Eu e Kim temos investimentos líquidos equivalentes a um ano de renda que podemos vender rapidamente caso seja necessário.

Para muitas pessoas, a classe de ativos preferida de investimentos líquidos é ações ou dinheiro. Nós sabemos que o dinheiro não vale nada, então não vou considerá-lo um investimento. Ele vai perder valor e pode chegar a zero bem rapidamente. Quando isso ocorre, ativos com valor inerente, como ouro e prata, valerão mais, não menos. Eu não conto com as ações por vários motivos, mas um deles é porque você nunca sabe o que ou quando uma catástrofe vai eliminar todos os seus ganhos (pense em 2008 ou agora com o coronavírus).

Eu compro ouro e prata porque, por milhares de anos, eles foram dinheiro de verdade. Eu me sinto mais seguro mantendo meu dinheiro aplicado em metais preciosos do que em moeda fiduciária.

Um portfólio balanceado

Muitas pessoas se gabam de ter um portfólio bem balanceado. O que elas querem dizer de fato é que possuem várias ações, títulos e fundos mútuos. Na verdade, esse é um portfólio recheado com um único tipo de ativo, os ativos de papéis. Isso não é um portfólio balanceado.

Um portfólio verdadeiramente balanceado terá investimentos das quatro classes de ativos: 

  1. negócios, 
  2. mercado imobiliário, 
  3. ativos de papel
  4. commodities. 

Para mim, commodities como ouro e prata, entre outras, fazem parte do meu portfólio diversificado. Elas não fazem parte da minha principal estratégia de investimento, mas são um investimento muito melhor do que o dinheiro em si. No fim das contas, minha principal estratégia de investimento tem sido sempre a mesma: fluxo de caixa, ou seja, a renda passiva.

Infelizmente, muita gente não sabe como criar essas fontes de renda passiva. Se esse é o seu caso, e quiser aprender como você pode fazer isso sem precisar sair de casa, recomendo que assista ao vídeo onde meu analista apresenta o Cash Flow Machine, O Meu Sistema Gerador de Renda Passiva, Com esse sistema você vai poder em poucos minutos ter uma renda passiva semanal usando o mercado financeiro.

Antes de entrarmos na parte de como comprar ouro e prata, há um veículo de investimento em metais preciosos que você precisa conhecer, especialmente as suas armadilhas. Quando eu falo sobre investir em ouro e prata, eu estou me referindo a comprar esses metais de verdade.

ETFs

A sigla ETF quer dizer "exchange-traded fund", que em português significa fundo negociado em bolsa.

Há ETFs atrelados ao ouro, mas vou explicar por que eu não tocaria num ETF: grande parte do sistema bancário global funciona com base no sistema de reserva fracionária.

O sistema financeiro mundial funciona com base nesse sistema, que vem comandando o mundo por milhares de anos. Vou explicar a seguir de forma simplificada o sistema de reserva fracionária.

Considere que mil anos atrás você era o dono de uma loja. Você tem dez moedas de ouro. Para comprar produtos para a sua loja, você precisa viajar 1.600 km, tem que atravessar áreas inóspitas do país com grande chance de se deparar com indivíduos perigosos.

Você vai até o banco local e o gerente aceita guardar suas dez moedas de ouro no cofre. O gerente te dá um papel que diz que você deixou em poder do banco dez moedas de ouro.

Você então cruza o país apenas com um pedaço de papel. Suas moedas de ouro estão seguras. Você compra produtos para o seu negócio, entrega seu pedaço de papel para a pessoa que te vendeu as mercadorias e pega o caminho de volta para casa.

O vendedor vai ao banco com o qual trabalha buscar o ouro. E assim você e o vendedor acabam percebendo que o papel é muito mais conveniente do que as moedas de ouro. Ambos passam a deixar as moedas de ouro no banco e a usar os chamados Certificados de Depósito Bancário como dinheiro em papel.

Pessoas que precisam de dinheiro vão ao seu banco e pedem um "empréstimo". O banco empresta nove das suas dez moedas de ouro. A única moeda que o banco mantém em seu cofre é a tal "reserva fracionada". Nesse exemplo, a reserva fracionada é uma moeda, ou seja, 10%.

Aqui é que a coisa começa a ficar interessante. A pessoa que tomou emprestado nove das suas dez moedas de ouro vai ao banco dela e deposita as nove moedas. E o banco dela concede então 10% dessas nove moedas a outros tomadores de empréstimo, ou seja, 8,1 moedas. E eles por sua vez fazem a mesma coisa com seus respectivos bancos.

Dessa forma, suas dez moedas de ouro de verdade podem facilmente se tornar 1.000 moedas de ouro "de mentira". E está tudo bem — desde que ninguém queira as moedas de ouro de verdade. Assim é que funciona o moderno sistema bancário.

A razão pela qual eu quero minhas moedas de ouro reais em meu próprio cofre privado e não moedas de ouro de papel em um cofre de um fundo ETF é porque, para cada moeda de ouro verdadeira, estima-se que existam entre 100 e 500 moedas de mentira, de papel. Tudo ficará bem… desde que ninguém queira as moedas de verdade.

O sistema bancário de reserva fracionada se aplica a tudo, não apenas a dinheiro e ouro. Todo o sistema bancário se baseia na confiança de terceiros.

Eu prefiro confiar no "dinheiro de Deus" — prata e ouro de verdade — em vez de confiar nas elites que imprimem nosso dinheiro, comandam nosso governo, os bancos centrais, os bancos, os mercados de títulos e os mercados de ações.

Lembre-se sempre: o ouro e a prata continuarão ainda por aqui muito tempo depois de que eu, você, as elites e as baratas se forem.

Onde comprar ouro e prata

A primeira coisa que você precisa fazer para comprar metais preciosos é encontrar um revendedor confiável que lhe ofereça bom serviço e orientação. Para comprar ouro e prata físicos, há basicamente dois tipos de revendedores: os de loja física e de loja on-line.

Como em qualquer outro mercado, o preço e a qualidade do serviço variam, portanto encontrar um revendedor confiável é o primeiro passo crucial. Idealmente, existiriam vários perto da sua casa ou do trabalho. Mas não é assim, os revendedores de ouro são escassos. Reforço veementemente a importância de você fazer uma pesquisa extremamente cuidadosa.

No Brasil, para comprar ouro físico, você deve procurar instituições credenciadas pelo Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Geralmente essas empresas também se comprometem a recomprar o metal que venderam, o que oferece uma certa garantia de liquidez.

Abraço!

Compartilhe

SEJA A EXCEÇÃO

Faça o que 99% das pessoas NÃO fazem

25 de julho de 2020 - 9:17

Hoje, você precisa de metamorfose financeira. Você precisa deixar de ser uma pessoa imatura quando se trata de dinheiro e se tornar uma pessoa madura.

LIÇÕES DO PAI RICO

Tudo foi planejado – sobreviva a essa crise

18 de julho de 2020 - 5:50

A educação é a nossa melhor arma para combater os bancos centrais como o Fed. Para começar, basta alterar as palavras que você usa e a forma como pensa com relação a dinheiro.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

Alfabetização financeira para crianças: quando é a hora de falar sobre dinheiro?

11 de julho de 2020 - 5:50

As idades entre nove e quinze anos são cruciais no desenvolvimento de uma criança. Muito do que vivem como adultos vem das fórmulas vencedores que aprendem quando crianças.

UM PORTO SEGURO PARA SEUS INVESTIMENTOS

A economia está morrendo… O que você pode fazer para se salvar?

4 de julho de 2020 - 5:50

A impressão de dinheiro nunca gerou prosperidade sustentável. A impressão de dinheiro sempre causou pobreza para os que trabalham por dinheiro. É por isso que eu sugiro que você compre…

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

A última depressão já acabou?

27 de junho de 2020 - 5:50

Muitos dos problemas financeiros de hoje decorrem de problemas da última depressão econômica que nunca foram resolvidos.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

3 formas de trabalhar menos (ou não trabalhar) e ganhar dinheiro

13 de junho de 2020 - 5:50

Se você deseja se aposentar jovem e rico, precisa trabalhar duro para obter o tipo certo de renda.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

Como se preparar para a nova Era do Empreendedorismo

6 de junho de 2020 - 5:50

Quando as coisas mudam tão drasticamente quanto nos últimos meses, pode ser difícil perceber, mas esses momentos criam as maiores oportunidades.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

3 passos para sobreviver à crise atual no mercado

30 de maio de 2020 - 5:50

Um investidor inteligente com educação financeira se concentra menos no que não pode ser controlado — o preço, por exemplo — e mais no que pode ser controlado, como as taxas de juros fixas e as taxas de retorno.

LIÇÕES DO PAI RICO

A falida ‘Regra do 72’, usada para estimar quanto tempo levará para um investimento dobrar

23 de maio de 2020 - 6:51

Esta fórmula não é realista porque ela se baseia em suposições de que a economia estará sempre crescendo. É importante que você aprenda como pode aumentar seu patrimônio em momentos de vacas gordas e também de vacas magras.

LIÇÕES DO PAI RICO

3 razões por que erros sempre geram sucesso

16 de maio de 2020 - 5:50

Assim como em cada problema existe uma oportunidade, em cada decepção há uma joia inestimável de sabedoria.

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar