As ações da bolsa americana que ganham com Biden presidente, segundo a GeoCapital
Comcast, Disney e Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, estão entre as maiores posições da gestora brasileira que investe em ações no exterior

As empresas que ganham com um combate mais efetivo ao coronavírus devem ser as grandes beneficiadas da vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais nos Estados Unidos. A visão é de Gustavo Aranha, sócio da GeoCapital, gestora brasileira que investe em ações no exterior.
Eu conversei com o gestor na manhã desta segunda-feira, no meio da euforia dos mercados globais. Mais do que o resultado da eleição em si, ele avalia que a definição sobre quem assume o comando da Casa Branca pelos próximos quatro anos tira um fator de incerteza do radar dos mercados.
Leia também:
- LUPA DOS FUNDOS: Um pente-fino nas melhores gestoras disponíveis nos bancos e corretoras
- Com BR Distribuidora, Via Varejo e Vale nos fundos, Opportunity vê bolsa barata se país superar risco fiscal
- “Se as pessoas queriam um trader no Banco Central, conseguiram”, critica Rogério Xavier, da SPX
- Com alta das taxas, Armor Capital vê oportunidade para entrar “aos poucos” em prefixados
Além da vitória do candidato democrata, os investidores reagem anúncio da Pfizer de que os testes clínicos da vacina que o laboratório produz contra o coronavírus mostraram 90% de eficácia. “É possível que as bolsas estivessem em alta hoje mesmo se o vencedor fosse Donald Trump”, disse.
No médio prazo, porém, o gestor espera que as empresas mais sensíveis a uma abordagem mais científica no combate ao coronavírus sejam as maiores ganhadoras. Para ele, as primeiras medidas do futuro presidente, que falou em criar uma força-tarefa com cientistas para lidar com a covid-19, vão nessa linha.
Principais posições
Da lista de 60 ações acompanhadas pela equipe da GeoCapital, as principais posições estão hoje nas empresas que tendem a ganhar com a abertura da economia e ficaram para trás durante o período de quarentena. “Nosso portfolio já se beneficiava dessa mola comprimida.”
As principais posições dos fundos estão hoje na Comcast, maior empresa de TV por assinatura dos EUA e dona dos estúdios e dos parques da Universal, na Disney e na Berkshire Hathaway, a holding que concentra os investimentos do bilionário Warren Buffett. Todas elas contam com BDRs (recibos de ações) negociados na B3.
Leia Também
Ambev (ABEV3) desbanca gigantes como a ação mais negociada da B3 por um grupo de investidores; descubra qual
Com duas de suas principais fontes de receita dependentes da circulação de pessoas — turismo e cinema —, a Disney é um bom exemplo de empresa cujos negócios foram afetados pela pandemia. Ao mesmo tempo, a companhia contou com a sorte e eficiência ao lançar o seu próprio de streaming, o Disney Plus, antes da pandemia.
“Não foi suficiente para compensar totalmente o fechamento dos parques, mas olhando para frente a Disney sai em uma posição mais privilegiada em relação aos concorrentes”, afirmou o sócio da GeoCapital. A lista completa do portfólio pode ser encontrada no site da gestora.
Bolsa americana está cara?
Junto com a euforia nos mercados, uma questão relevante volta ao radar para quem quer investir em ações lá fora: nas cotações atuais os investidores já não se anteciparam ao cenário positivo esperado para o pós-pandemia? Ou, em outras palavras: a bolsa americana está cara?
Uma análise apenas do S&P500, o principal índice de ações da bolsa de Nova York, indica que sim, segundo Aranha. Mas essa alta é puxada pelas gigantes de tecnologia, que representam entre 20% e 25% do índice. “Excluindo esses papéis, até a semana passada o S&P500 acumulava alta de apenas 1% no ano.”
A GeoCapital possui posições em ações das "big techs", como a Alphabet, dona do Google, mas numa proporção menor do que no índice da bolsa de Nova York.
O gestor disse que existe o risco de uma regulação mais próxima e de um aumento da tributação das companhias que têm parte relevante das receitas fora dos EUA, como é o caso das "big techs", na gestão de Joe Biden. Mas esse plano ficou mais difícil de ser implementado com a confirmação de que o controle do Senado deve continuar na mão dos Republicanos.
E o dólar?
Outra tendência esperada por parte do mercado em um futuro governo democrata é o enfraquecimento global do dólar. Nesse cenário, como fica o investimento em fundos que aplicam no exterior, como o da GeoCapital?
Do ponto de vista de gestão, Aranha me disse que procura não adivinhar para onde vai a cotação da moeda norte-americana e avalia apenas o impacto do câmbio nas empresas investidas.
“Em um cenário de dólar fraco e aumento da inflação, entendemos que uma das formas de se proteger é em ativos reais como ações”, disse. Nesse sentido, a gestora procura investir em empresas capazes de repassar um eventual aumento da inflação para os preços em um cenário de dólar fraco.
Ele entende, contudo, que o retorno em reais pode ser uma questão importante para o investidor, por isso a gestora tem versões com ou sem variação cambial de seus fundos.
RECOMENDAÇÃO NEUTRA
UBS BB passa a tesoura no preço-alvo de Santander (SANB11) e desiste da recomendação de olho em OPA; o que aconteceu?
24 de agosto de 2026 - 15:22DESTAQUES DA BOLSA
Casamento à vista? Yduqs (YDUQ3) dispara 12% após confirmar conversas com dona da Afya (AFYA) para combinação de negócios
24 de agosto de 2026 - 11:27EM MEIO A UM "VALE DE DESEMPENHO"
Após o ‘maior erro de sua história’, Squadra coloca Meli (MELI34) e Nubank (ROXO34) entre as maiores apostas e vê oportunidades ignoradas pelo mercado
24 de agosto de 2026 - 11:07CARTEIRA SEMANAL
Quer ganhar do Ibovespa? Terra aposta em WEG (WEGE3), MBRF (MBRF3) e mais 3 ações nesta semana
23 de agosto de 2026 - 15:30SOB PRESSÃO
TRXF11 está dando um passo maior que a perna? CEO responde, mas mercado não compra e cota cai mais de 9% nesta semana
22 de agosto de 2026 - 14:33SOBE E DESCE
Ibovespa engata 3ª semana de sangria, e Hapvida (HAPV3) despenca de novo; veja quais ações sobreviveram
22 de agosto de 2026 - 12:11PIOR DO RANKING
Do topo ao poço da América Latina: Ibovespa perde o encanto e entra na lanterna dos gringos
21 de agosto de 2026 - 19:33ADEUS, ESTRANGEIRO
UBS vê exagero no medo dos juros nos EUA, mas alerta: Brasil está entre os mercados mais vulneráveis
21 de agosto de 2026 - 18:31BOTA CASACO, TIRA CASACO
Hapvida (HAPV3) convence ANS e consegue derrubar trava sobre reajustes — mas agência ficará de olho
21 de agosto de 2026 - 18:02AÇÕES PARA COMPRAR AGORA
As melhores oportunidades desde a crise Dilma: após a bolsa perder o equivalente a uma Vale (VALE3), gestor revela onde investir
21 de agosto de 2026 - 17:17Conteúdo BTG Pactual
FI-Infra: Conheça classe de ativos e saiba se vale a pena investir agora
21 de agosto de 2026 - 16:00TOUROS E URSOS #284
Até os gênios da Faria Lima desistiram? Por que a crise dos multimercados não é o fim da indústria
20 de agosto de 2026 - 19:02CORRIDA DO OURO
Novo tesouro? Quem é a desconhecida Amapá Minerals, mineradora de ouro que conquistou o BTG Pactual e pode saltar 62%
20 de agosto de 2026 - 18:01PENTE-FINO
Hapvida (HAPV3) ganha novo problema: ANS barra estratégia que coloca 950 mil clientes na mira e ações caem mais de 7%
20 de agosto de 2026 - 17:35DISPARADA NAS ÚLTIMAS HORAS
O que fez o bitcoin disparar 20% e voltar aos US$ 72 mil? Três fatores explicam a arrancada
20 de agosto de 2026 - 10:40CONTEÚDO BTG PACTUAL
Um novo jeito de investir na Amazônia: Conheça o AMAB11, ETF do BTG Pactual
20 de agosto de 2026 - 9:30ANALISTAS RECOMENDAM A COMPRA
Embraer (EMBJ3), Sabesp (SBSP3) e Rede D’Or (RDOR3) têm gatilho em comum para o BTG e a XP; entenda por que investir
19 de agosto de 2026 - 18:12DO PICO AO PISO
A pior semana para a bolsa brasileira em 18 anos: você deve seguir a fuga de R$ 12,6 bilhões dos estrangeiros?
19 de agosto de 2026 - 14:28PECHINCHA OU VALOR?
“Não é agora”: gestor da AlphaKey manda recado sobre Magazine Luiza (MGLU3) e revela o que procura na bolsa
18 de agosto de 2026 - 19:15POR TRÁS DA DISPARADA