O conselho de administração da BRF aprovou o ex-Petrobras, Ivan de Souza Monteiro, para vice-presidência financeira e de relações com investidores da companhia.
As ações da empresa de alimentos reagiram em forte ao anúncio e subiam mais de 5% por volta das 16h, em um dia de queda do Ibovespa.
Monteiro foi presidente da Petrobras entre junho e dezembro do ano passado após ter atuado como diretor executivo financeiro e de relacionamento com investidores da petroleira.
Em aprovação
Agora, a escolha por Monteiro ainda precisa passar pelo crivo da Presidência da República, uma vez que o executivo ocupava recentemente cargo executivo em empresa de economia mista.
O executivo substituirá Elcio Ito, que se dedicará a projetos pessoais, após atuar por oito anos na BRF, sendo os dois últimos anos em cargos de vice-presidência.
"Tão logo a Comissão conclua a análise e comunique a inexistência de conflito, será definida data para posse do cargo. Durante esse período, o Sr. Elcio ajudará na transição para o novo executivo, que se reportará ao Diretor Vice-Presidente Global (COO), Lorival Luz, mantendo a estrutura organizacional inalterada", diz a BRF no comunicado.
Entre 2009 a 2015, Monteiro foi vice-presidente de gestão financeira e de relações com investidores do Banco do Brasil, onde construiu sua carreira, tendo ocupado cargos executivos no Brasil, em Portugal e Nova York.
Em 2015, ingressou como Diretor Executivo Financeiro e de Relacionamento com Investidores da Petrobras, até tornar-se CEO, em meio à crise com a greve dos caminhoneiros, em junho de 2018.
*Com Estadão Conteúdo