Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2019-02-13T18:07:25-02:00
Eduardo Campos
Eduardo Campos
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e Master In Business Economics (Ceabe) pela FGV. Cobre mercado financeiro desde 2003, com passagens pelo InvestNews/Gazeta Mercantil e Valor Econômico cobrindo mercados de juros, câmbio e bolsa de valores. Há 6 anos em Brasília, cobre Banco Central e Ministério da Fazenda.
MISTER SIMPATIA

Paulo Guedes: ‘Bom dia para todo mundo, tamo junto!’

Ministro fez novas críticas a transferências perversas de renda, afagou servidores e pediu ajuda do TCU com as contas dos governos estaduais

13 de fevereiro de 2019
10:37 - atualizado às 18:07
Paulo Guedes
Paulo Guedes - Imagem: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a criticar as transferências de renda perversas feitas pelo Estado brasileiro via Previdência, impostos e subsídios. Mas não se aprofundou sobre o tema.

Guedes fez uma breve participação em evento para o lançamento do “Painel de Viagens”, que busca racionalizar os gastos do governo com passagens aéreas e diárias.

O ministro começou o seu discurso dizendo que muita gente vem para Brasília pedindo coisas ao governo, mas ele tem adotado a postura de perguntar de volta, “o que eles podem dar para o Brasil”. Segundo Guedes, esses grupos que fazem demandas aqui na capital federal “quebraram o Brasil”.

Guedes voltou a fazer referência ao ex-presidente americano John Fitzgerald Kennedy que tem uma frase famosa que diz: “Não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por seu país”.

O ministro fez um aceno à plateia, composta basicamente de servidores públicos, dizendo que “nós somos servidores públicos, muito mais do que autoridades”, e que "olho vocês com especial simpatia". Depois soltou uma frase enigmática, dizendo que “tem gente que está acima e empurra a gente para um lado e para o outro e não são as melhores direções”.

Voltando a falar sobre as transferências de renda, Guedes falou que a transparência e eficiência da máquina pública permitirão que o Estado seja “fraterno”, fazendo transferências legítimas de renda. Segundo Guedes, o dinheiro não chega lá em baixo (municípios) se houver desperdícios aqui em Brasília.

Cumprimentando o representante do Tribunal de Contas da União (TCU), Guedes pediu que o órgão empreste sua excelência para os Tribunais de Contas Estaduais (TCE), porque os “governos estaduais estouraram em visível falta de controle dos TCEs”.

Encerrando sua participação, falou: "Bom dia para todo mundo. Tamo junto!"

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

SELEÇÃO DE ATIVOS

13º salário de 2021 cai na conta até amanhã! Veja onde investir se você tem perfil conservador

Consultamos especialistas e o veredito é unânime: no cenário atual o que não faltam são oportunidades, mesmo para os investidores menos inclinados ao risco

ECONOMIA X COVID

Economia monitora variante ômicron da covid-19, mas programas de auxílio dependem da PEC dos Precatórios; pasta evita falar em gastos fora do teto

Ministério da Economia evita falar em crédito extraordinário, como acontece nos casos de guerras ou calamidades públicas

Black Friday em números

Varejo cresce 6,3% na Black Friday e vê crescimento de lojas virtuais com e-commerce aquecido; confira dados

Apesar do aumento em relação à Black Friday de 2020, o patamar de faturamento do varejo foi 9,1% inferior ao registrado em 2019

Desdobramentos da crise

Presidente da Latam, Roberto Alvo diz que recusou oferta ‘incompleta’ e ‘insuficiente’ da Azul

O conteúdo dela é confidencial”, afirmou, em entrevista coletiva. Procurada, a Azul não quis comentar

Solana no MB

Exclusivo: Solana (SOL), 5ª maior criptomoeda do mundo, chega Mercado Bitcoin com alta de mais de 12.000% no ano

A quinta maior criptomoeda do mundo vem conquistando o mercado porque se coloca como uma blockchain alternativa ao ethereum (ETH)

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies