O noticiário político deu forças ao Ibovespa nesta terça-feira, com as ações da Petrobras subindo mais de 3% e os papéis da Vale também terminando o dia em alta firme. No entanto, foi o setor de frigoríficos que dominou a ponta positiva do principal índice da bolsa brasileira.
As ações ON da JBS avançaram 8,14% hoje, seguidas pelos papéis ON da Marfrig (+7,42%) e pelos ativos ON da BRF (+6,26%) — o Ibovespa fechou em alta de 1,34%, aos 94.333,31 pontos.
O bom desempenho do setor se deve a uma combinação de fatores.
Morgan Stanley e China
Rafael Passos, analista da Guide Investimentos, destaca que a crise de gripe suína que atinge os rebanhos da China cria a perspectiva de aumento na demanda do país asiático por proteína animal — o que pode impulsionar a receita de tais empresas.
Um operador também destaca que, nesse pano de fundo, o Morgan Stanley elevou a recomendação para os papéis da JBS a 'overweight' — classificação semelhante a compra.
Por fim, uma notícia publicada nesta manhã pela Reuters coopera para aumentar o otimismo do mercado em relação ao setor. Segundo a agência, o embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming, disse que o país asiático pode concordar em comprar mais carne brasileira — o tema será debatido em maio, quando a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, viajará à China.
Os papéis dos frigoríficos também lideram o ranking de desempenho dos papéis do Ibovespa em abril. JBS ON já acumula alta de 22,6% no mês, seguida por BRF ON (+21,4%) e Marfrig ON (+20,4%), num contraste com o próprio índice, que tem queda de 1,1% no período.