Na primeira reunião com a arquiteta, ela me pergunta: “o que você faz questão de ter na sua casa nova, Marina?” A máquina de escrever Olivetti que foi dos meus pais, minha coleção de miniaturas de avião e uma parede de tijolinho. Ela ficou com o desafio de encaixar os dois primeiros pedidos dentro de um studio. E eu com a missão de escolher o tal tijolinho.
Tive que encarar os longos corredores da Leroy Merlin. É impressionante quanta variedade existe, tanto de produto quanto de preço. O tijolinho rústico é de longe o mais bonito, mas seu preço estourou meu orçamento. Cheguei a um impasse: não queria abrir mão dele, nem abrir a mão por ele.
Foi quando tive uma ideia: e se eu comprasse direto da olaria? Santo Google me ajudou a achar o Facebook de uma fabricante de tijolos em Itu, que faz entrega em São Paulo e vende pelo Whatsapp. Fechei a compra por um terço do valor do metro quadrado cobrado nas lojas de São Paulo. Resolvido? Não ainda. Faltava acertar a forma de pagamento, preferencialmente, parcelado. E foi assim que a olaria de Itu me direcionou para sua lojinha no Mercado Livre.
O caso do tijolinho ilustra como funciona o e-commerce do pequeno varejo. Mercado Livre, OLX, Elo7 se transformaram em marketplaces que deram nova dimensão às vendas online de pequenas empresas e pessoas físicas. Só que em tempos de Facebook, Instagram e Whatsapp a divulgação de lojas virtuais não é o diferencial. O que faz diferença mesmo é manter um sistema de pagamentos.
O Mercado Livre lançou o Mercado Pago para resolver aquele impasse clássico das negociações: o cliente tem medo de pagar e não receber o produto. E o vendedor teme enviar o produto pelos Correios e não receber o pagamento. O jeito foi criar um sistema para ser um intermediário da transação.
Com o tempo, o Mercado Livre enxergou que o Mercado Pago pode ser um negócio muito maior e ganhar vida própria. Você certamente acompanhou os IPOs bilionários da PagSeguro e da Stone nos Estados Unidos no ano passado….
O Vinícius Pinheiro conversou com executivos da empresa e te conta quais os planos para bombar o sistema de pagamentos. Vale lembrar que o Mercado Livre é uma empresa aberta e você pode, sim, ser acionista e abocanhar parte do resultado da companhia. Recomendo a leitura!
Bye Bye, Brasil!
A Raia Drogasil anunciou ontem à noite que comprou 100% das operações da Drogaria Onofre do grupo norte-americano CVS. Atualmente, a rede possui 50 lojas no país espalhadas pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A CVS deixa o Brasil 6 anos após chegar. Para a Raia Drogasil, o negócio reforça sua presença no seu principal mercado e deixa a concorrência comendo poeira. Leia mais.
Occupy ABC
Falando em multinacionais que desistiram de negócios no Brasil, segue o impasse sobre a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. A montadora vai parar de fabricar caminhões na América do Sul e vai fechar a fábrica. O governo estadual tenta encontrar uma solução para preencher o espaço que a montadora deixará e evitar uma crise na região. Ontem João Doria anunciou que três grupos têm interesse em ocupar a fábrica. Aqui te conto quais são.
Inauguração após 3 anos
Enquanto a Ford se despede do ABC, a Honda inaugura hoje suas operações na unidade de Itirapina, no interior de São Paulo. A nova fábrica estava pronta desde 2016 e ficou fechada durante a crise. A abertura da unidade é alento para a indústria automobilística. Leia mais.
Convidado a se retirar
A Petrobras anunciou ontem que irá lançar entre abril e maio um novo programa de incentivo à demissão voluntária, o famoso PDV. Com planos de vender ativos e focar suas operações no que é essencial, vai sobrar gente na empresa. Simples assim... #sóquenão
Logo após o anúncio da empresa, o presidente da estatal, Roberto Castello Branco, gravou um vídeo dizendo que não planeja demitir ninguém, mas confirmou a intenção de fazer um PDV. Ou seja, a Petrobras não quer cortar cabeças, só incentivá-las a sair por conta própria.
A pergunta que não quer calar é: e se ninguém quiser sair? A estatal vai permanecer com um quadro inchado mesmo após reduzir seus negócios? Se você é ou pretende ser acionista da Petrobras, acho bom prestar atenção nisso. Aqui tem tudo que ele falou.
Supermercado cheio
O Carrefour Brasil surpreendeu positivamente com os números de seu balanço do 4º trimestre, divulgado ontem à noite. O lucro e as vendas vieram em alta. Veja todos os números aqui.
Mercado se acomoda antes do carnaval
A ausência de novidades sobre a Previdência e a calmaria do exterior deve esfriar os ânimos do mercado financeiro doméstico hoje. Os investidores continuam atentos ao noticiário político em torno das novas regras da aposentadoria.
O governo enfrenta dificuldade em dialogar com os deputados, o que já foi criticado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Ele também já sinalizou que o governo terá de ceder na discussão de temas como aposentadoria rural e auxílio a idosos para reforma avançar no Congresso.
Ontem, o Ibovespa passou o dia em alta e avançou 0,37%, para 97.602 pontos. O dólar recuou 0,08%, para R$ 3,74. Consulte a Bula do Mercado para saber como devem se comportar bolsa e dólar hoje.
Um grande abraço e ótima quarta-feira!
Agenda
Índices
- FGV divulga IGP-M de fevereiro
- IBGE divulga Pnad contínua do trimestre encerrado em janeiro
- Banco Central divulga dados sobre crédito em janeiro
- Banco Central divulga dados sobre o fluxo cambial semanal
- Tesouro Nacional divulga resultado primário do governo em janeiro
- Estados Unidos divulgam balança comercial de bens em dezembro
- NBS divulga PMI da China em fevereiro
Mercados
- BTG Pactual promove evento com CEOs de empresas
- Cade faz sessão ordinária e pode julgar a compra da Fox pela Disney
Bancos Centrais
- Presidente do Fed, Jerome Powell, é sabatinado pela Câmara dos Representantes dos EUA
- CMN faz reunião mensal em Brasília
Balanços
- No Brasil: Petrobras, Marfrig
- Teleconferências: Iguatemi
Política
- Donald Trump e Kim Jong-Un fazem segunda reunião de cúpula no Vietnã