🔴 [EDIÇÃO SPECIAL] ONDE INVESTIR DEPOIS DO COPOM? VEJA AQUI

Cotações por TradingView
Olivia Bulla
Olivia Bulla
Olívia Bulla é jornalista, formada pela PUC Minas, e especialista em mercado financeiro e Economia, com mais de 10 anos de experiência e longa passagem pela Agência Estado/Broadcast. É mestre em Comunicação pela ECA-USP e tem conhecimento avançado em mandarim (chinês simplificado).
A Bula do Mercado

Mercado se prepara para festas de fim de ano

Rali em Nova York e do Ibovespa antecede pausa para as festividades de Natal e ano-novo, que devem enxugar liquidez do mercado financeiro nos próximos dias

Olivia Bulla
Olivia Bulla
20 de dezembro de 2019
5:34 - atualizado às 6:22
PAPAINOEL
Antes, porém, investidores recebem números do IPCA-15 e do PIB dos EUA hoje

As bolsas brasileira e em Nova York abrem o pregão de hoje novamente em nível recorde - com seus principais índices acionários acumulando valorização ao redor de 30% no ano - em meio ao otimismo do mercado doméstico com a evolução da economia brasileira e à confiança de Wall Street no progresso das negociações comerciais entre Estados Unidos e China. Porém, o último dia da última semana cheia de 2019 deve ser marcado por uma liquidez reduzida, com muitos investidores já se preparando para as festas de fim de ano.

Antes, porém, as atenções se voltam para os indicadores econômicos, em dia de agenda econômica carregada, no Brasil e no exterior. Os destaques de hoje ficam com a prévia deste mês da inflação oficial ao consumidor brasileiro (IPCA-15), às 9h, e a terceira e última leitura do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos no trimestre passado, às 10h30.    

Por aqui, o IPCA-15 deve vir “salgado”, com uma alta mensal próxima a 1%, em meio à pressão vinda dos preços das carnes. Ainda assim, a taxa acumulada em 12 meses deve seguir confortavelmente abaixo do alvo perseguido pelo Banco Central para o ano, de 4%. E esse cenário benigno da inflação mantém a porta aberta para novos cortes na Selic.  

Porém, por mais que o BC não tenha encerrado o ciclo de queda neste mês, nem a ata da reunião de dezembro do Comitê de Política Monetária (Copom) nem o Relatório de Inflação (RI) referente ao quarto trimestre, divulgados nesta semana, indicam que haverá algum ajuste residual no juro básico em 2020. Para tanto, recomenda-se cautela.    

Por isso, o IPCA-15 deve ajustar as expectativas em relação ao rumo da Selic, com os investidores vendo menos espaço para estímulos adicionais no início do ano que vem e já enxergando um ciclo de aperto monetário à frente, o que tem ajudado a estabilizar o dólar. Afinal, a história da inflação começa a preocupar, em meio à perspectiva de aceleração do crescimento econômico.

Hoje é dia de PIB

Já o PIB dos EUA deve mostrar a economia norte-americana saudável, com um crescimento de 2,0%. A leitura anterior mostrou expansão de 2,1%, enquanto a primeira estimativa registrou alta de 1,9%. Juntamente com os números do PIB, saem os dados sobre a renda pessoal e os gastos com consumo, além do índice de preços PCE. 

Enquanto aguardam os números efetivos, os índices futuros das bolsas de Nova York oscilam na linha d’água, em meio à expectativa de que os dados do PIB irão definir a direção para o dia. Na Ásia, a sessão foi igualmente sem brilho, com Xangai escorregando -0,4% e Tóquio caindo 0,2%, enquanto Hong Kong ficou de lado.    

As principais bolsas europeias também caminham para uma abertura sem rumo único. Nos demais mercados, o barril do petróleo tipo WTI orbita acima de US$ 60, ao passo que o dólar está de lado em relação às moedas rivais e o rendimento (yield) do título norte-americano de 10 anos se sustenta ao redor de 1,9%.

A curva implícita de juros futuros dos EUA está no nível mais íngreme (steepest) em mais de um ano, mostrando como perdeu força o temor de recessão no país. Ainda no mercado de bônus, destaque para os papéis de longo prazo da Índia, após o BC local (RBI) sinalizar uma operação para estimular o crescimento do crédito. 

Já o BC da China (PBoC) manteve inalterada as taxas de referência para empréstimo de curto e longo prazo. A taxa básica de juros de um ano, que passou a ser considerada a taxa referencial, ficou em 4,15%, enquanto à taxa atrelada aos empréstimos de cinco anos ou mais permaneceu em 4,80%. 

Como pano de fundo, prevalece a sensação de que a fase um do acordo comercial entre EUA e China removeu boa parte das incertezas para o cenário econômico em 2020, com o crescimento global devendo receber um impulso do comércio exterior. Esse sentimento fez os investidores se divertirem no mercado de ações antes dos feriados. 

Dia de agenda cheia

A agenda econômica doméstica traz também os índices de confiança da construção civil e do consumidor em dezembro, às 8h, além do relatório do Tesouro sobre a dívida pública (10h) e da nota do BC sobre o setor externo (10h30), ambos referentes ao mês de novembro. Também sai pesquisa CNI-Ibope sobre avaliação do governo (14h30).  

Já no exterior, o calendário norte-americano traz ainda a leitura revisada do índice de confiança do consumidor em dezembro, às 12h. No mesmo horário, sai a prévia deste mês da confiança do consumidor na zona do euro. Logo cedo, será conhecido o dado revisado do PIB do Reino Unido no terceiro trimestre deste ano.

Compartilhe

A Bula do Mercado

Mercado se despede de 2019

30 de dezembro de 2019 - 5:12

Pregão espremido entre o fim de semana e as comemorações pela chegada de 2020 marca o fim dos negócios locais em 2019

A Bula do Mercado

A Bula da Semana: Adeus ano velho

30 de dezembro de 2019 - 4:43

Mercado doméstico se despede de 2019 hoje e inicia 2020 na quinta-feira repleto de expectativas positivas

A Bula do Mercado

Mercado testa fôlego na reta final de 2019

27 de dezembro de 2019 - 5:20

Ibovespa e Wall Street têm melhorado suas marcas nos últimos pregões do ano, diante do forte consumo na temporada de festas

A Bula do Mercado

Mercado se prepara para a chegada de 2020

26 de dezembro de 2019 - 5:23

Faltando apenas três pregões no mercado doméstico para o fim de 2019, investidores já se preparam para rebalanceamento de carteiras no início de 2020

A Bula do Mercado

Mercado à espera da folga de feriado

23 de dezembro de 2019 - 5:27

Pausa no mercado financeiro por causa das comemorações de Natal reduz a liquidez dos negócios globais

A Bula da Semana

Então, é Natal

23 de dezembro de 2019 - 4:55

Pausa no mercado doméstico, amanhã e quarta-feira, por causa das festividades natalinas reduz a liquidez dos negócios ao longo da semana

A Bula do Mercado

CPMF digital e impeachment agitam mercado

19 de dezembro de 2019 - 5:35

Declarações de Guedes embalaram Ibovespa ontem, mas criação de “CPMF digital” causa ruído, enquanto exterior digere aprovação de impeachment de Trump na Câmara

A Bula do Mercado

Mercado em pausa reavalia cenário

18 de dezembro de 2019 - 5:17

Agenda econômica fraca do dia abre espaço para investidor reavaliar cenário, após fim das incertezas sobre guerra comercial e Brexit

A Bula do Mercado

Mercado recebe ata do Copom, atento ao exterior

17 de dezembro de 2019 - 5:28

Ata do Copom, hoje, relatório trimestral de inflação e IPCA, no fim da semana, devem calibrar apostas sobre Selic e influenciar dólar e Ibovespa

A Bula do Mercado

China segue no radar, agora com dados de atividade

16 de dezembro de 2019 - 5:36

Crescimento da indústria e do varejo chinês acima do esperado em novembro mantém o apetite por risco no mercado financeiro

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies