Menu
2019-07-01T09:46:30-03:00
Estadão Conteúdo
Política monetária

BCE promete mais afrouxamento ‘se for necessário’ para cumprir mandato

Em discurso preparado para uma conferência no Banco da Finlândia, em Helsinque, o economista-chefe do Banco Central Europeu reconheceu ser “claro” que taxas de juro abaixo de zero “podem ter efeitos colaterais negativos”

1 de julho de 2019
9:46
Zona do Euro, União Europeia
Bandeira da União Europeia - Imagem: shutterstock

O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), Philip Lane, afirmou nesta segunda-feira avaliar que as medidas extraordinárias da instituição, como o programa de compra de ativos e taxas de juro negativas, foram "efetivas" e garantiu que ela pode "providenciar ainda mais afrouxamento" se for necessário para cumprir o seu mandato.

Em discurso preparado para uma conferência no Banco da Finlândia, em Helsinque, o irlandês reconheceu, contudo, ser "claro" que taxas de juro abaixo de zero "podem ter efeitos colaterais negativos". "O conselho (do BCE) continuará avaliando o caso por medidas de mitigação (desses impactos), que é especialmente relevante se novos cortes de juros forem vislumbrados", apontou.

Sobre a orientação futura ("guidance"), Lane ressaltou que "deve ser integralmente entendido" que uma mudança no componente de data - em que se promete atualmente manter as taxas de juros nos níveis atuais "até ao menos o fim do primeiro semestre de 2020" - não pretende "ratificar visões dos mercados".

Por fim, o economista-chefe do BCE reiterou que, se houver justificativa, as compras líquidas de ativos, neutralizadas em dezembro do ano passado, poderiam ser reiniciadas no futuro.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

Dinheiro no bolso

Banco do Brasil anuncia pagamento de R$ 333 milhões em JCP do 4T20

Dessa forma serão pagos no dia 30 de dezembro e terão como base a posição acionária do dia 11 de dezembro de 2020

seu dinheiro na sua noite

Maradona e o rali da bolsa

O baixinho Maradona passa por dois marcadores, toca para o companheiro e depois corre para disputar a bola na área. Ele dá um salto e, de alguma forma, consegue subir mais que o goleiro inglês Peter Shilton para empurrar (literalmente) a bola para as redes. O lance do antológico gol de mão do craque argentino […]

fechamento dos mercados

Ibovespa desacelera com queda de Petrobras, mas fecha acima de 110 mil com Itaú e Vale e sobe 4% na semana

Bolsas americanas fecham para cima, renovando máximas históricas, em sessão mais curta; por aqui, ações de Petrobras reduziram alta perto do fim da sessão, eventualmente virando e fechando em queda, tirando índice acionário local da proximidade do pico intradiário

Urgente

Guilherme Boulos é diagnosticado com Covid-19

As agendas de campanha foram todas suspensas, e a coordenação da campanha vai propor à TV Globo que o último debate, previsto para hoje, seja feito de forma virtual.

Novidade no mercado

CMN: corretora de título e valor mobiliários pode prestar serviço de pagamento

Com isso, as SCTVM e SDTVM deverão optar entre a manutenção das atuais contas de registro ou a utilização de contas de pagamento.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies