🔴 CRIPTO VOLTOU? VEJA COMO BUSCAR MULTIPLICAÇÕES DE ATÉ 214 VEZES – CLIQUE AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Companhias aéreas

Azul faz proposta de compra da Avianca #eujásabia

Azul quer empresa, 70 slots e 30 aviões por US$ 105 milhões. Proposta ainda precisa ser aprovada por credores e autoridades e repete fórmula da venda da Varig para viabilizar compra sem transmissão de passivo.

Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock / Estadão Conteúdo

A Azul fez uma proposta de compra da Avianca nesta segunda-feira (11). A intenção da Azul é ficar com o registro de companhia área da Avianca, 30 aviões Aibus A320 e 70 pares de slots (horários para pouso ou decolagem). Tudo isso pela bagatela de US$ 105 milhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A tentativa da Azul é comprar a companhia por meio de uma Unidade Produtiva Isolada (UPI), um recurso que foi usado pela Gol na aquisição da Varig. É uma forma de ficar com a "parte boa" de uma empresa quebrada, sem ter que assumir os passivos financeiros e trabalhistas.

Em nota, a empresa disse que a expectativa é que esse processo dure até três meses. Ele ainda precisa da aprovação dos credores da Avianca, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

A notícia da intenção de compra da Avianca caiu bem no mercado. As ações da Azul sobem mais de 7% por volta das 15h40. Os investidores estão cientes de que, se concretizada a compra, a Azul ganha um fôlego para enfrentar a concorrência e espaço nos aeroportos mais rentáveis do país, como Congonhas e Santos Dumont. O Seu Dinheiro apurou que a transferência dos espaços nesses aeroportos é crucial para a concretização do negócio.

Bola cantada!

Se aprovada, a aquisição só confirma um dos negócios mais esperados do setor aéreo brasileiro. A Azul e Avianca têm muitos motivos para unir seus negócios e nada como uma crise para convencer vendedores relutantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Logo que a Avianca entrou em recuperação judicial, eu logo pensei: agora vai! E escrevi um texto sobre por que a Azul deveria comprar a Avianca em 17 de dezembro do ano passado. #eujásabia.

Leia Também

GOVERNANÇA

CEO bumerangue: por que empresas, como Natura e Ri Happy, trazem antigos líderes de volta — e quando isso vira um sinal de alerta

CHEQUE EM BRANCO

Do sonho de construir um ‘avião de ponta-cabeça’ ao banco do futuro: o que o CEO da Revolut prevê para o seu dinheiro

Mesmo afetada pela crise e pela pressão de credores, a Avianca fechou o mês de janeiro com 11% de participação de mercado no setor aéreo brasileiro, de acordo com dados da Anac. Ainda não se sabe quanto desse tráfego seguirá para a Azul, já que a empresa não propôs a compra da totalidade da companhia. A Azul tem 20% de participação nos voos nacionais.

Hoje a líder isolada do mercado é a Gol, dona de 39% de market share, seguida da Latam, que detém 29,8%. Uma eventual compra da Avianca pela Azul fortalece a empresa na disputa com a Gol pela liderança no setor.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ambipar (AMBP3) 28 de setembro de 2026 - 19:34
Tupy 28 de setembro de 2026 - 19:24
Cartão do Nubank em um degrau branco. 28 de setembro de 2026 - 15:51
Em um fundo com a bandeira do Brasil, o logo da WEG aparece em primeiro plano 28 de setembro de 2026 - 15:15
caneta emagrecedora ID da foto:2238129168 28 de setembro de 2026 - 7:54
João Vitor Menin, CEO do Inter. Foto Divulgação 28 de setembro de 2026 - 6:14
Logo bancos nadadores competição 25 de setembro de 2026 - 14:35
25 de setembro de 2026 - 12:51
24 de setembro de 2026 - 12:32
24 de setembro de 2026 - 9:02
Petrobras com fundo de dinheiro pegando fogo 23 de setembro de 2026 - 14:25
B3, bolsa de valores, ações, mercados. 23 de setembro de 2026 - 12:33
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar