Menu
2019-04-04T14:11:17-03:00
Eduardo Campos
Eduardo Campos
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e Master In Business Economics (Ceabe) pela FGV. Cobre mercado financeiro desde 2003, com passagens pelo InvestNews/Gazeta Mercantil e Valor Econômico cobrindo mercados de juros, câmbio e bolsa de valores. Há 6 anos em Brasília, cobre Banco Central e Ministério da Fazenda.
Novo Governo

Transmissão de cargo a Paulo Guedes acontece no dia 2 de janeiro

Guedes concentrará os cargos de ministro da Fazenda, Planejamento e Indústria, Comércio Exterior e Serviços

27 de dezembro de 2018
11:23 - atualizado às 14:11
Paulo Guedes
Ministro da economia, Paulo Guedes - Imagem: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

O Ministério da Fazenda divulgou nota informado que no dia 2 de janeiro acontecerá a cerimônia de transmissão de cargo dos ministros da Fazenda, Eduardo Guardia, do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Esteves Colnago, e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, ao ministro da Economia, Paulo Guedes. O evento será às 15 horas, no Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília.

A nova estrutura comandada por Guedes terá seis secretarias especiais, cada uma delas com suas próprias secretarias para tocar áreas específicas. A reforma administrativa é uma das maiores já vista na Esplanada e o time escolhido por Guedes foi bem recebido pelo mercado. O desafio, agora, é colocar toda a nova estrutura para funcionar em tempo relativamente rápido.

O secretário-executivo, tido como “número dois” do Ministério da Economia, é Marcelo Pacheco dos Guaranys, técnico de carreira do Tesouro Nacional.

Na Secretaria Geral de Desestatização está o empresário Salim Mattar, que esteve no comando da Localiza.

A Secretaria do Tesouro Nacional segue sob comando de Mansueto de Almeida, funcionário de carreira do Ipea e ex-secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda.

Na Receita Federal está Marcos Cintra, economista que até sua vinda ao governo presidia a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Para a Secretaria de Comércio Internacional o indicado foi Marcos Troyjo, PhD em sociologia das relações internacionais pela Universidade de São Paulo. Troyjo fundou e dirigiu o Center for Business Diplomacy, um think-tank independente sobre educação, negócios e assuntos globais.

O comando da Secretaria de Produtividade e Emprego está com Carlos Alexandre da Costa, economista e ex-diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Costa também foi fundador do Ibmec Educacional.

Na Secretaria Especial da Previdência Social e Trabalho está o deputado Rogério Marinho, que foi relator da Reforma Trabalhista.

A Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital está sob responsabilidade de Paulo Uebel, advogado que ocupou a Secretaria de Gestão durante o governo de João Doria (PSDB) na prefeitura de São Paulo.

O economista do Ipea Adolfo Sachsida vai comandar a Secretaria de Política Econômica (SPE).

Para secretário-geral Adjunto da Fazenda o nome escolhido foi de Esteves Colnago, atual ministro do Planejamento.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

SEXTOU COM O RUY

Quem realmente ganha dinheiro com as operações de day trade na bolsa

Se você realmente tiver interesse em viver de day trade, vai fundo. Eu apenas gostaria de lembrar que a tarefa é muito mais difícil (muito mesmo) do que as corretoras fazem parecer

IR 2021

Como a Receita calcula o imposto de renda devido e o valor das restituições

Jeito de calcular o imposto de renda devido e a eventual restituição varia de acordo com o modelo escolhido de declaração, se completo ou simplificado

seu dinheiro na sua noite

O IPO da Caixa Seguridade vem aí; vale a pena entrar?

Depois de algumas idas e vindas, o já mítico IPO da Caixa Seguridade finalmente vai sair. O processo de abertura de capital da holding de seguros da Caixa Econômica Federal foi paralisado duas vezes no ano passado, mas finalmente será concluído na semana que vem, com a estreia das ações na bolsa. O IPO da […]

plano do ipo

Espaçolaser compra lojas franqueadas em GO e PR por R$ 35,6 milhões

Rede de depilação já detinha opção de compra; no início do mês, companhia anunciou aquisição de outras 18 lojas

FECHAMENTO

Bolsa, dólar e juros terminam o dia no vermelho com repercussão do Orçamento e novo plano Biden

Plano de Biden de aumentar impostos não agradou o mercado e a perspectiva de nova injeção de estímulos puxou para baixo o dólar. Já os juros futuros recuaram de olho na sanção do Orçamento

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies