Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2018-11-27T13:50:56-02:00
Luis Ottoni
Luis Ottoni
Jornalista formado pela Universidade Mackenzie e pós-graduando em negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou nas editorias de economia nos portais G1, da Rede Globo, e iG.
SEU DINHEIRO GUIA

Quanto custa investir no Tesouro Direto e quais os rendimentos dos títulos?

Com baixa necessidade de capital para investir e risco pequeno, o Tesouro Direto é uma alternativa à poupança mas não está isento de taxas

14 de outubro de 2018
5:44 - atualizado às 13:50
guia do Tesouro Direto
Guia do Tesouro Direto - Imagem: Seu Dinheiro com Shutterstock

O Tesouro Direto é conservador . Por ser um investimento em renda fixa, precisa de pouco capital para investir, envolve um baixo risco, e garante retorno superior ao da poupança, com níveis parecidos de segurança. Uma boa notícia é que a maioria das corretoras, agentes de intermédio entre você e o Tesouro Direto, não cobram por essa operação.

Se você não lembra quais títulos estão disponíveis para investir no TD, leia essa matéria antes de continuar. Já leu? Então vamos lá.

O Seu Dinheiro fez um guia completo para te ajudar a compreender tudo sobre o nosso amigo TD. Nos próximos dias você vai saber:

Quanto custa?

O valor do investimento mínimo do Tesouro Direto é de R$ 30. Já o pagamento de taxas depende da corretora ou banco. Enquanto as corretoras, principalmente as menores, costumam não cobrar taxas para abrir contas ou de custódia, os bancos cobram tarifas de até 2% para essa modalidade de investimento. 

Fique atento: os rendimentos em cima do TD não são isentos de taxas e impostos. Meu colega, Fernando Pivetti, explica nessa matéria quais são elas.  

Vale lembrar também que a transferência de dinheiro (TED) do seu banco à corretora pode gerar custos que, na maioria das vezes, porém, são menos que aqueles cobrados para investir nos próprios bancos. O jeito é negociar com seu gerente uma cota de TEDs mensais.

E os rendimentos?

Se você já leu esse guia, sabe que é possível investir em títulos prefixados (indexados ao IPCA ou à Selic) e pós-fixados no TD. Enquanto no prefixado você só saberá a taxa de rendimento ao longo do tempo, nos pós-fixados o rendimento é estabelecido quando você compra o título. Ou seja, você já sabe quanto ganhará no vencimento do papel.

Veja quais são os rendimentos por títulos, de acordo com o próprio TD. Esses valores se referem à data atual e podem mudar diariamente:

Indexados ao IPCA

  • Tesouro IPCA + 2024 - 5,13%
  • Tesouro IPCA + 2035 - 5,45%
  • Tesouro IPCA + 2045 - 5,45%
  • Tesouro IPCA + com Juros Semestrais 2026 - 5,14%
  • Tesouro IPCA + com Juros Semestrais 2035 - 5,36%
  • Tesouro IPCA + com Juros Semestrais 2050 - 5,38% 

Indexados ao IPCA 

Indexados à Selic

  • Tesouro Selic 2023 - 0,01% + Selic

Prefixados

  • Tesouro Prefixado 2021 - 8,67%
  • Tesouro Prefixado 2025 - 10,67%
  • Tesouro Prefixado com Juros semestrais 2029 - 10,87%
Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

Casamento legal

Cade mantém aprovação de compra de fatia da BRF (BRFS3) pela Marfrig (MRFG3)

A conselheira que havia pedido a reabertura da análise da operação mudou de posição e desistiu da reavaliação

SEGURADORA EM APUROS

Vítima de ataque cibernético, Porto Seguro (PSSA3) diz ter restabelecido canais após quase uma semana de instabilidade

Corretores ouvidos pela reportagem disseram que, nos últimos dias, os sistemas da seguradora apresentaram problemas

CRYPTO NEWS

Cotação do bitcoin (BTC) bate recorde histórico — o que fazer com a criptomoeda a partir de agora?

Depois de alguns meses sendo um investimento “ruim”, porque teve 50% de queda, o bitcoin volta a ganhar os holofotes do mercado e as manchetes da mídia especializada

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Auxílio Brasil, recorde do bitcoin, balanço da Tesla e produção da Vale: confira as principais notícias do dia

Com a temporada de balanços americana trazendo resultados animadores, o empurrãozinho em direção a um dia de ganhos poderia ter sido maior, mas não tem como negar que a grande pedra no sapato do investidor brasileiro é o novo programa social pretendido pelo governo federal. O saldo final do pregão de hoje foi positivo, mas […]

Problemas nas refinarias?

Com ameaça de desabastecimento no radar, produção da Petrobras (PETR4) recua 4,1% no 3º trimestre

Antes da divulgação do relatório, a petroleira já havia informado que não teria capacidade para atender, em sua totalidade, os pedidos por fornecimento de combustível em novembro

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies