🔴 [NO AR] TOUROS E URSOS: COMO FLÁVIO BOLSONARO MEXE COM A BOLSA E AS ELEIÇÕES – ASSISTA AGORA

Bruna Furlani

Bruna Furlani

Jornalista formada pela Universidade de Brasília (UnB). Fez curso de jornalismo econômico oferecido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tem passagem pelas editorias de economia, política e negócios de veículos como O Estado de S.Paulo, SBT e Correio Braziliense.

O segundo passo

Binance e Bittrex, duas exchanges estrangeiras de criptomoedas para chamar de sua

Entenda por que vale a pena abrir conta em uma corretora de fora e veja quais são as principais diferenças entre as duas casas sugeridas por especialistas com grande experiência no mercado

Bruna Furlani
Bruna Furlani
16 de novembro de 2019
5:30 - atualizado às 9:35
Imagem: Shutterstock

Miota, Tron, EOS, Cosmos, Tezos. À primeira vista, esses nomes parecem nos lembrar personagens do universo de Star Wars. Mas quem acompanha o mercado de criptomoedas sabe bem que eles são apenas exemplos de criptoativos para além dos mais tradicionais, como o bitcoin, o ethereum ou o litecoin.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Depois de aprender a investir nas exchanges brasileiras nesta matéria, se você quiser dar o próximo passo rumo a uma diversificação ainda maior e estiver de olho nos ativos que eu mencionei acima, o melhor a fazer é abrir conta em uma exchange estrangeira.

A razão é simples: as casas de fora possuem uma variedade muito maior de criptoativos. Só que, em meio a várias opções disponíveis hoje no mercado, como escolher? Para isso, conversei com alguns analistas experientes no mercado e te conto hoje as duas recomendações de exchanges estrangeiras para você investir.

A recomendação é fundamental, especialmente porque algumas corretoras foram autuadas depois de realizar atividades suspeitas. E eu não falo apenas de exchanges brasileiras: as autoridades norte-americanas também estão de olho nesse tipo de empresa.

E não é à toa. Segundo o estudo "Division of Enforcement" feito pela U.S Securities and Exchange Commision (SEC) — um órgão semelhante à CVM —, foram protocolados cerca de 33 processos envolvendo ativos digitais nos últimos dois anos. Um salto em relação ao resultado de 2017, quando foram registradas apenas cinco queixas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que são exchanges

São intermediárias para a compra e venda de bitcoin e outros criptoativos — algo semelhante às corretoras de valores, que fazem a intermediação de compra e venda de ativos como ações, renda fixa e fundos imobiliários.

Leia Também

Mas uma das diferenças em relação às casas tradicionais está no nome. As corretoras de criptomoedas são normalmente chamadas de exchanges, mesmo no Brasil.

E há mais um ponto. Entre as particularidades do mercado de moedas digitais está o fato de que o cliente de uma exchange não consegue negociar criptomoedas com os clientes de outras corretoras, apenas com usuários da sua própria exchange

Já em termos de semelhanças, podemos citar o fato de que você nunca deve deixar dinheiro parado na conta da exchange, para não ficar exposto ao risco da corretora. Essas instituições devem ser usadas unicamente para a compra e venda de criptoativos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A razão é simples: elas são muito mais visadas do que o investidor pessoa física ou pessoa jurídica na hora de ataques virtuais. A orientação vale não só para a moeda convencional como para as próprias criptomoedas.

O melhor a se fazer é depositar seus bitcoins ou outros criptoativos quaisquer em carteiras digitais, mais conhecidas como wallets. Eu vou falar mais dessas opções de carteira nas próximas semanas aqui no Seu Dinheiro.

Por que optar por uma casa gringa?

E se há a opção de investir por exchanges brasileiras, por que o investidor deveria buscar corretoras estrangeiras? Como já falei, o motivo é um só: variedade de criptoativos.

Só que nada é perfeito. Apesar de oferecer maior diversidade de moedas, as casas estrangeiras costumam aceitar depósitos apenas em bitcoin ou em outros criptoativos, como bitcoin cash, ethereum, litecoin, entre outras opções. Além disso, há casas como a Bittrex e Binance, por exemplo, que aceitam depósitos em dólar e até mesmo em euros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, para não ter problema, a dica dos especialistas é que você compre bitcoins, por exemplo, em uma exchange brasileira e faça a transferência para uma corretora estrangeira para comprar o criptoativo desejado. Dessa forma, evita-se que você tenha que fazer a conversão de reais para dólares ou euro, e vice versa.

Além disso, as exchanges brasileiras recomendadas possuem conta nos principais bancos, o que dispensa a necessidade de pagar DOC ou TED para a transferência de recursos. É o caso das brasileiras BitcoinTrade e Mercado Bitcoin.

As exchanges recomendadas por analistas

Em meio a um infinidade de nomes para investir, a sugestão é seguir a dica de pessoas com bastante experiência no mercado que podem te mostrar as opções mais seguras e melhores em termos de ativos.

Por essa razão, conversei com alguns analistas experientes para ver quais eram as exchanges "gringas" mais recomendadas para se investir. As selecionadas foram a Binance e Bittrex.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ambas possuem taxas atrativas, tanto em termos de negociação quanto no quesito depósitos, além de apresentarem grande variedade de criptoativos. No caso da Binance, por exemplo, há 175 criptomoedas disponíveis para serem transacionadas, além de 573 pares de negociação.

Além da alta oferta de ativos, outro ponto forte das duas é a segurança. Ainda que a Binance tenha sofrido ataque de hackers em maio deste ano, a companhia conduziu uma ampla e extensiva revisão para garantir a segurança dos códigos e dados.

A Bittrex, por sua vez, também foi alvo de um processo na justiça. Um de seus clientes alega que a exchange teria falhado ao não ter prevenido o roubo de US$ 1 milhão em bitcoins de sua conta.

Mesmo com alguns problemas, o número de denúncias comprovadas sobre ambas é menor do que as demais casas e ambas aumentaram os procedimentos de segurança desde o ocorrido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De olho em cada uma

Na hora de escolher a sua exchange preferida para abrir uma conta, a dica é olhar a quantidade de ativos negociados e se a corretora atende as suas necessidades. Um layout intuitivo, bom atendimento e histórico são aspectos que podem fazer bastante diferença na hora de investir.

A Binance, por exemplo, é uma das mais famosas. Ela foi fundada em Hong Kong em julho de 2017. A plataforma é conhecida por ser a principal exchange do mundo e a que possui maior liquidez real comprovada.

Entre as principais vantagens da Binance estão o fato de que o site da companhia tem tradução para o português. Outro ponto é que a plataforma tem expandido a sua atuação e está trabalhando em outras frentes. Hoje, há a  binance futures, que funciona como uma bolsa de negociação de futuros, e há também uma criptomoeda própria chamada binance coin (BNB).

A Bittrex, por sua vez, é mais antiga. Ela foi criada em 2014 nos Estados Unidos, mas não possui tantos criptoativos disponíveis em sua plataforma nem tantas funções como a Binance. Além disso, o volume de negociações dela costuma ser bem menor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hora de testar

E no quesito abertura de conta? Para entender melhor como funcionam os procedimentos para se cadastrar e negociar nas plataformas, decidi testá-las.

Como asexchanges não exigem pagamento de qualquer tipo de mensalidade nem cobram taxa de custódia, o ideal é que você abra uma conta em mais de uma instituição e faça um "test-drive". Assim, será capaz de verificar qual é a casa que mais se encaixa em seu perfil e é mais fácil de utilizar.

Na hora de abrir uma conta, verifiquei que há uma certa diferença entre as duas. Por exemplo, a abertura foi muito mais rápida e simples na Binance. Depois de fazer o cadastro, enviar um documento com foto e criar uma autorização de dois passos (2FA) para aumentar a segurança da conta, eu recebi uma confirmação no mesmo dia.

Já no caso da Bittrex, eu demorei mais de um dia para finalizar o cadastro e abrir a conta porque a foto que enviei da carteira de motorista foi negada mais de uma vez. Nas respostas, a corretora colocava que eles não tinham conseguido verificar a imagem enviada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para evitar problemas como esses, a dica das exchanges é que o usuário envie uma foto do seu passaporte, ainda que tanto a Binance quanto a Bittrex aceitem o envio da parte da frente e do verso da carteira de motorista ou da identidade.

Taxas

Além das diferenças na demora para abrir uma conta, outra particularidade das casas costuma ser a taxa cobrada pelos serviços de negociação.

No caso da Binance, por exemplo, não há cobrança de taxas para depósito, independente do criptoativo que você estiver transferindo ou retirando da exchange.

Já a taxa cobrada para realizar as negociações de compra e venda dentro da plataforma com moedas sem ser a da própria Binance, que é a BNB, costumam variar de acordo com o volume transacionado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As taxas começam em 0,1%/0,1% por operação executada/executora e podem baixar até 0,02%/0,04% por operação executada/executora. Mas, se você tiver usado a criptomoeda da própria Binance, poderá receber um desconto de 50% em suas negociações.

No quesito saques, a Binance possui taxas dinâmicas e que se ajustam de forma automática com base nas cotações do mercado.

A Bittrex, por sua vez, diz em seu site que não cobra taxas para os depósitos da maioria das criptomoedas, mas que, dependendo da opção, pode ser cobrado um valor pela transação. Para isso, você precisa entrar na plataforma e fazer uma simulação de como ficaria a operação.

Em termos de negociações, ao contrário da Binance, a Bittrex cobra uma taxa fixa de 0,25% sobre as transações feitas em sua plataforma. Logo, dependendo do volume negociado, ela pode não ser uma boa opção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Olho nos detalhes

Além de ter atenção com as taxas cobradas, há outros fatores que o investidor deve ficar de olho antes de investir por uma exchange. Um dos pontos é o volume diário de negociações. Quanto maior o volume negociado, maior a chance de encontrar compradores e vendedores, facilitando as negociações.

Outro ponto para ter cuidado é com as ofertas mirabolantes que prometem ganhos estrondosos com criptomoedas. Caso esteja em dúvida, o melhor a fazer é buscar sites como o da SEC e verificar se há alguma reclamação contra determinada casa.

E por último, preste atenção aos e-mails supostamente enviados por corretoras. Grandes exchanges, como a Binance, possuem páginas que mostram como detectar mensagens de hackers. Verifique sempre se o site da corretora está correto e, em caso de dúvida, entre em contato com a exchange. Segurança é primordial na hora de investir em criptomoedas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
HORA DE COMPRAR

Ação que triplicou na bolsa ainda tem mais para dar? Para o Itaú BBA, sim. Gatilho pode estar próximo

17 de dezembro de 2025 - 17:22

Alta de 200% no ano, sensibilidade aos juros e foco em rentabilidade colocam a Movida (MOVI3) no radar, como aposta agressiva para capturar o início do ciclo de cortes da Selic

TOUROS E URSOS #252

Flávio Bolsonaro presidente? Saiba por que o mercado acendeu o sinal amarelo para essa possibilidade

17 de dezembro de 2025 - 12:35

Rodrigo Glatt, sócio-fundador da GTI, falou no podcast Touros e Ursos desta semana sobre os temores dos agentes financeiros com a fragmentação da oposição frente à reeleição do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva

ESTRATÉGIA DO GESTOR

‘Flávio Day’ e eleições são só ruído; o que determina o rumo do Ibovespa em 2026 é o cenário global, diz estrategista do Itaú

16 de dezembro de 2025 - 15:07

Tendência global de queda do dólar favorece emergentes, e Brasil ainda deve contar com o bônus da queda na taxa de juros

RECUPERAÇÃO RÁPIDA

Susto com cenário eleitoral é prova cabal de que o Ibovespa está em “um claro bull market”, segundo o Santander

16 de dezembro de 2025 - 10:50

Segundo os analistas do banco, a recuperação de boa parte das perdas com a notícia sobre a possível candidatura do senador é sinal de que surpresas negativas não são o suficiente para afugentar investidores

RANKING

Estas 17 ações superaram os juros no governo Lula 3 — a principal delas entregou um retorno 20 vezes maior que o CDI

15 de dezembro de 2025 - 19:05

Com a taxa básica de juros subindo a 15% no terceiro mandato do presidente Lula, o CDI voltou a assumir o papel de principal referência de retorno

SMALL CAP QUERIDINHA

Alta de 140% no ano é pouco: esta ação está barata demais para ser ignorada — segundo o BTG, há espaço para bem mais

15 de dezembro de 2025 - 19:02

O banco atualizou a tese de investimentos para a companhia, reiterando a recomendação de compra e elevando o preço-alvo para os papéis de R$ 14 para R$ 21,50

HAJA MÁSCARA DE OXIGÊNIO

Queda brusca na B3: por que a Azul (AZUL4) despenca 22% hoje, mesmo com a aprovação do plano que reforça o caixa

15 de dezembro de 2025 - 17:23

As ações reagiram à aprovação judicial do plano de reorganização no Chapter 11, que essencialmente passa o controle da companhia para as mãos dos credores

HORA DE COMPRAR?

Ibovespa acima dos 250 mil pontos em 2026: para o Safra é possível — e a eleição não é um grande problema

15 de dezembro de 2025 - 16:05

Na projeção mais otimista do banco, o Ibovespa pode superar os 250 mil pontos com aumento dos lucros das empresas, Selic caindo e cenário internacional ajudando. O cenário-base é de 198 mil pontos para o ano que vem

TIME LATAM

BTG escala time de ações da América Latina para fechar o ano: esquema 4-3-3 tem Brasil, Peru e México

15 de dezembro de 2025 - 14:18

O banco fez algumas alterações em sua estratégia para empresas da América Latina, abrindo espaço para Chile e Argentina, mas com ações ainda “no banco”

LEVANTAMENTO

A torneira dos dividendos vai secar em 2026? Especialistas projetam tendências na bolsa diante de tributação

15 de dezembro de 2025 - 6:05

2025 caminha para ser ano recorde em matéria de proventos; em 2026 setores arroz com feijão ganham destaque

CHUVA DE PROVENTOS CONTINUA

As ações que devem ser as melhores pagadoras de dividendos de 2026, com retornos de até 15%

15 de dezembro de 2025 - 6:05

Bancos, seguradoras e elétricas lideram e uma empresa de shoppings será a grande revelação do próximo ano

LEI MAGNITSKY

Bancos sobem na bolsa com o fim das sanções contra Alexandre de Moraes — Banco do Brasil (BBAS3) é o destaque

12 de dezembro de 2025 - 17:14

Quando a sanção foi anunciada, em agosto deste ano, os papéis dos bancos desabaram devido as incertezas em relação à aplicação da punição

GIGANTE NA ÁREA

TRXF11 volta a encher o carrinho de compras e avança nos setores de saúde, educação e varejo; confira como fica o portfólio do FII agora

12 de dezembro de 2025 - 11:31

Com as três novas operações, o TRXF11 soma sete transações só em dezembro. Na véspera, o FII já tinha anunciado a aquisição de três galpões

VERSÃO TUPINIQUIM

BofA seleciona as 7 magníficas do Brasil — e grupo de ações não tem Petrobras (PETR4) nem Vale (VALE3)

11 de dezembro de 2025 - 19:21

O banco norte-americano escolheu empresas brasileiras de forte crescimento, escala, lucratividade e retornos acima da Selic

COM EMOÇÃO

Ibovespa em 2026: BofA estima 180 mil pontos, com a possibilidade de chegar a 210 mil se as eleições ajudarem

11 de dezembro de 2025 - 17:01

Banco norte-americano espera a volta dos investidores locais para a bolsa brasileira, diante da flexibilização dos juros

FIIS HOJE

JHSF (JHSF3) faz venda histórica, Iguatemi (IGTI3) vende shoppings ao XPML11, TRXF11 compra galpões; o que movimenta os FIIs hoje

11 de dezembro de 2025 - 14:31

Nesta quinta-feira (11), cinco fundos imobiliários diferentes agitam o mercado com operações de peso; confira os detalhes de cada uma delas

O TEMPO ESTÁ ACABANDO

Concurso do IBGE 2025 tem 9,5 mil vagas com salários de até R$ 3.379; veja cargos e como se inscrever

10 de dezembro de 2025 - 15:00

Prazo de inscrição termina nesta quinta (11). Processo seletivo do IBGE terá cargos de agente e supervisor, com salários, benefícios e prova presencial

DEVO, NÃO NEGO...

Heineken dá calote em fundo imobiliário, inadimplência pesa na receita, e cotas apanham na bolsa; confira os impactos para o cotista

10 de dezembro de 2025 - 12:01

A gestora do FII afirmou que já realizou diversas tratativas com a locatária para negociar os valores em aberto

ESTRATÉGIA DO GESTOR

Investidor estrangeiro minimiza riscos de manutenção do governo atual e cenários negativos estão mal precificados, diz Luis Stuhlberger 

9 de dezembro de 2025 - 19:12

Na carta mensal do Fundo Verde, gestor afirmou que aumentou exposição às ações locais e está comprado em real

DINHEIRO NO BOLSO

Após imbróglio, RBVA11 devolve agências à Caixa — e cotistas vão sair ganhando nessa

9 de dezembro de 2025 - 14:31

Com o distrato, o fundo reduziu ainda mais sua exposição ao setor financeiro, que agora representa menos de 24% do portfólio total

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar