Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Carina Brito

Carina Brito

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP) com pós-graduação em Marketing e Mídias Digitais pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Trabalhou como repórter da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e já escreveu para Valor Econômico, Revista Galileu e UOL. Hoje é editora de Pequenas e Médias Empresas (PMEs), Carreira e ESG do Seu Dinheiro.

GIGANTE DA BELEZA

O Boticário é eleito ‘Franqueador do Ano’ em prêmio da Associação Brasileira de Franchising

A empresa está presente em mais de 1.600 cidades, com cerca de 4 mil pontos de venda, formando uma das maiores redes de franchising do país

Carina Brito
Carina Brito
9 de maio de 2026
11:07 - atualizado às 10:36
O Boticário - Imagem: Divulgação

O Boticário voltou a conquistar, após 16 anos, o principal reconhecimento do franchising brasileiro. A marca, que atua no segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, foi eleita Franqueador do Ano no Prêmio ABF Destaque Franchising 2026, em cerimônia realizada na noite de sexta (8), em São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reconhecido como o maior varejo de beleza do mundo, segundo estudo da Euromonitor International, o Boticário sustenta sua operação em uma rede de franquias altamente capilarizada no Brasil. Hoje, a marca está presente em mais de 1.600 cidades, com cerca de 4 mil pontos de venda, formando uma das maiores redes de franchising do país.

O modelo começou a ser estruturado nos anos 1980 e se apoia na proximidade com o consumidor, na padronização da experiência nas lojas e na relação com os franqueados. A estratégia permitiu à empresa expandir sua presença tanto nos grandes centros quanto em municípios menores.

A operação também conta com uma estrutura integrada de produção, logística e distribuição, que sustenta a escala da rede em todo o país.

“O Boticário tem, para nós, um valor muito grande, porque é uma marca que está presente no dia a dia de milhões de consumidores. Ao longo desse tempo, conseguiu se tornar a marca mais amada do Brasil em bens de consumo”, afirmou Artur Grynbaum, vice-presidente do conselho do Grupo Boticário, ao receber o prêmio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Isso só é possível porque temos uma conjugação de fatores: um excelente produto, de altíssima qualidade, uma comunicação muito forte, mas, sobretudo, o trabalho realizado por cada um dos nossos parceiros e seus times”, disse.

Leia Também

Segundo Grynbaum, a operação da marca está presente em cerca de 1.750 municípios. “Fazemos com que a entrega dos produtos seja um momento muito especial, com todo o serviço, toda a orientação da marca e, principalmente, muito carinho na entrega aos consumidores.”

O executivo também destacou a dimensão da estrutura da companhia. “Muitas vezes, quando falamos da marca Boticário, algumas pessoas dizem: ‘aquela lojinha de cosméticos’, de uma forma muito carinhosa. Talvez falem ‘lojinha’ por não conhecerem todo o ecossistema que existe por trás da marca.”

Atualmente, a empresa soma mais de 20 mil colaboradores próprios. Considerando toda a rede, cerca de 50 mil pessoas trabalham nas marcas do grupo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No ano passado, o Boticário registrou um GMV próximo de R$ 38 bilhões, considerando o preço final de venda ao consumidor. “Quando nos perguntam qual é o motivo desse sucesso, falamos de vários fatores: muita paixão de todos nós trabalhando aqui, uma centralidade muito grande no consumidor e o entendimento da sua jornada desde o princípio”, afirmou Grynbaum.

O executivo também ressaltou o papel da inovação e da relação com os franqueados no crescimento da empresa.

“Temos inovação em produto, processo, sistemas, comunicação e formas de interagir e operar. Mas um pilar fundamental para nós também é o relacionamento que temos com a nossa rede de franqueados.”

A empresa completa 50 anos em 2027 e, segundo Grynbaum, já conta com parceiros que estão há 46 anos na rede, incluindo famílias que chegam à terceira geração no negócio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com Tom Moreira Leite, presidente da ABF, mais de 15 mil franqueados participaram da pesquisa do Selo de Excelência 2026.

“Isso confere ainda mais relevância, profundidade e credibilidade a esse reconhecimento”, afirmou. “Ele sinaliza ao mercado redes que constroem relações sólidas, saudáveis e sustentáveis com seus parceiros franqueados.”

A premiação também destacou a multifranqueada Sedy Novais, das redes CNA e Maple Bear, que recebeu o título de Personalidade do Franchising 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
AZEITE PREMIADO

Estância das Oliveiras: conheça a empresa familiar gaúcha que produz um dos três melhores azeites do mundo

5 de maio de 2026 - 15:50

A companhia acumula prêmios internacionais e foi criada pela falta de azeites de alta qualidade no Brasil; o negócio também inclui atividades de olivoturismo

HORA DE EMPREENDER?

Adeus, chefe? Ter o próprio negócio é o segundo maior sonho dos brasileiros, mostra pesquisa de empreendedorismo 

5 de maio de 2026 - 13:31

Em um ano, o percentual de brasileiros que dizem querer abrir um negócio passou de 34% para 40%

APP BEON STUDIOS

Grupo Smart Fit (SMFT3) lança plataforma que unifica estúdios como Velocity, Tonus Gym, e Aera Pilates; quais são os valores para abrir uma franquia?

4 de maio de 2026 - 19:45

Novo serviço tem o objetivo de aumentar o número de alunos em diferentes atividades de wellness; empresa diz que franqueados podem ter mais previsibilidade de receita

SUFOCO FINANCEIRO

Desenrola Empresas: nova fase de programa de renegociação de dívidas amplia prazos e crédito para pequenos negócios 

4 de maio de 2026 - 16:15

Iniciativa funciona como uma espécie de portabilidade de dívidas, permitindo a migração de contratos para condições mais favoráveis, com prazos maiores de pagamento

FISCO DE OLHO

Obrigação para pequenos negócios: nota fiscal começa a valer em setembro para o Simples Nacional – como funciona a NFS-e padrão?

30 de abril de 2026 - 14:01

Empresas do Simples devem emitir as notas fiscais de serviços por um sistema nacional padronizado; mudança obrigatória estava prevista para janeiro e foi adiada

PULAR O ANÚNCIO?

Presença no YouTube, Google e sites: empresas investiram R$ 42,7 bilhões em publicidade digital em 2025; um único setor foi responsável por um quarto da cifra

29 de abril de 2026 - 19:01

O valor representa o segundo maior crescimento em publicidade online na história; pesquisa do IAB Brasil com o Ibope mostra setores com potencial para mais participação digital

EXPANSÃO INTERNACIONAL

Acordo Mercosul-UE entra em vigor nesta semana e pequenas e médias empresas têm destaque no tratado; o que está em jogo?

29 de abril de 2026 - 16:20

Acordo tem regras específicas de acesso à informação para PMEs; documento também reforça a importância dessas companhias para o crescimento econômico

PREPARAÇÃO PRA NR-1

Prazo para empresas se adequarem à lei da saúde mental bate na porta e Wellhub lança avaliação de riscos psicossociais gratuita para clientes

28 de abril de 2026 - 19:33

Saúde mental vai entrar na pauta de segurança do trabalho a partir de 26 de maio; uma das exigências é mapear riscos psicossociais entre os funcionários

PRESTE CONTAS ATÉ MAIO

Prazo para preencher a declaração anual de faturamento do MEI está acabando; como ficar em dia com a Receita?

27 de abril de 2026 - 13:45

O atraso no envio pode gerar multas e deixar o CNPJ inapto; entenda quais empreendedores devem preencher a DASN-SIMEI

CHOQUE NA INDÚSTRIA

Guerra no Oriente Médio pesa sobre matérias-primas e preços disparam; entenda como esses efeitos chegam aos resultados das empresas

24 de abril de 2026 - 17:33

Setor industrial enxerga a situação financeira e o lucro operacional com mais pessimismo no 1º trimestre de 2026, de acordo com pesquisa

EMPREENDENDO COM GIGANTES

Cacau Show, Burger King, CVC e mais 9 franquias famosas: veja quanto custa abrir uma loja das maiores redes do Brasil

24 de abril de 2026 - 7:04

O valor do investimento é um dos pontos centrais para decidir a abertura de uma franquia; confira as cifras que podem chegar a milhões de reais

RODÍZIO OZEMPIC?

Canetas emagrecedoras já mexem no consumo em bares e restaurantes — e mudança aparece do prato à bebida 

23 de abril de 2026 - 9:15

Uma pesquisa da Abrasel mostra que 61% dos empresários perceberam algum tipo de mudança no comportamento dos clientes associada ao uso desses medicamentos

TCHAU, TADEU

Ministério do Empreendedorismo tem nova troca de cadeiras em menos de um mês: quem é o novo ministro Paulo Henrique Rodrigues Pereira?

22 de abril de 2026 - 12:05

Antigo ministro deixou o cargo após “tensões indesejadas” no Partido Socialista Brasileiro (PSB)

TECNOLOGIA NA ÓTICA

LIVO: essa ótica integra exame, lente e entrega dos óculos em um só lugar para conquistar clientes

21 de abril de 2026 - 7:18

Modelo de “one-stop shop” sustenta expansão da rede, que combina laboratório próprio e ajuste local de operação para acelerar abertura de franquias

COLOQUE SEU NOME AQUI

Naming rights: por que marcas pagam para nomear estádios, teatros e até estações de metrô 

20 de abril de 2026 - 6:38

O Nubank é o novo detentor dos direitos de nomeação da arena do Palmeiras em uma estratégia que já é amplamente utilizada no marketing; entenda o motivo

CONCORRÊNCIA NA BELEZA

Boticário dribla mercado fraco e encurta distância para a líder Natura

19 de abril de 2026 - 12:48

Apoiada no uso de tecnologia e dados para integrar canais, a companhia atingiu R$ 38,1 bilhões em vendas ao consumidor (GMV) em 2025

NORMA OBRIGATÓRIA

Às vésperas da vigência da NR-1, tema de saúde mental é estruturado em só 10,7% das empresas

19 de abril de 2026 - 8:57

A partir de 26 de maio deste ano, as companhias em operação no País terão de adotar ações para mapear e mitigar riscos que afetam a saúde mental dos trabalhadores

O MELHOR DOS DOIS MUNDOS

Hobby, renda extra ou negócio: como saber se dá para ganhar dinheiro com a sua paixão

19 de abril de 2026 - 7:55

Nem toda atividade se transforma em empresa — entenda os sinais de que há potencial de mercado e veja o passo a passo para tirar a ideia do papel

PACOTE DE TRIBUTOS

Atenção aos prazos: data para empresas se enquadrarem ao Simples Nacional será antecipada em três meses

17 de abril de 2026 - 14:01

O período de adesão ao Simples costuma acontecer no mês de janeiro, mas o prazo de 2027 será excepcionalmente neste ano – e a reforma tributária tem a ver com isso; entenda

PACOTE NA PORTA

Amazon, Bagaggio e Krispy Kreme: como a logística de entregas rápidas virou arma-chave para conquistar e fidelizar clientes

16 de abril de 2026 - 15:47

Velocidade e frete grátis são motivadores de decisão de compra e aumentam a rentabilidade dos negócios; assunto foi discutido durante o VTEX Day 2026

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia