🔴 CONHEÇA A ESTRATÉGIA DO ‘MELHOR TRADER DO MUNDO’ – CONHEÇA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

SEM PERDER DINHEIRO

MEI pagou o boleto mensal duas vezes? Veja como pedir a restituição do dinheiro

DAS-MEI reúne contribuição ao INSS e, dependendo da atividade, impostos estaduais e municipais; por isso, a devolução pode exigir pedidos a órgãos diferentes

Uma jovem trabalhando em seu laptop cercada por caixas de papelão, indicando operações de negócios online
DAS-MEI em dobro: seu dinheiro não precisa ficar perdido - Imagem: Kampus Production/Pexels

Quem é microempreendedor individual (MEI) sabe que o pagamento mensal do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS-MEI) faz parte da rotina do negócio. Mas o que acontece quando o boleto é pago duas vezes ou quando o empreendedor faz um recolhimento indevido? É possível recuperar o dinheiro, mas o caminho depende dos tributos incluídos no documento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O DAS-MEI reúne a contribuição à Previdência Social e, conforme a atividade exercida, os valores devidos de Imposto sobre Serviços (ISS) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Em 2026, o boleto mensal tem valores entre R$ 82,05 e R$ 87,05, de acordo com a atividade do empreendedor. A diferença está relacionada aos tributos cobrados, enquanto a contribuição previdenciária acompanha a variação do salário mínimo.

Do valor total, a parcela destinada ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) corresponde a 5% do salário mínimo. Já o ISS acrescenta R$ 5 para quem precisa pagar esse imposto, enquanto o ICMS representa R$ 1 para os empreendedores sujeitos à cobrança.

O pagamento em dia garante ao MEI acesso a benefícios previdenciários, como aposentadoria por idade ou por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade e auxílio-reclusão para os dependentes, além de pensão por morte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O DAS deve ser pago mesmo quando o empreendedor não estiver exercendo suas atividades. O vencimento ocorre, em geral, no dia 20 de cada mês.

Leia Também

ATRAPALHA O CRESCIMENTO

Pesquisa do Nubank mostra que há um fator que ‘engole’ três meses de trabalho por ano de empreendedores; entenda

VR EM TODO LUGAR?

VA e VR: o cartão vai funcionar em mais lugares? Entenda o que muda a partir de novembro para funcionários e empresas

Como o MEI deve pedir a restituição do DAS pago em duplicidade?

Se o MEI pagou o boleto duas vezes ou fez um recolhimento indevido, pode solicitar a restituição em até cinco anos contados da data do pagamento.

O ponto de atenção é que o DAS pode reunir tributos de competências diferentes: federal, estadual e municipal. Por isso, o pedido de devolução deve ser feito ao órgão responsável por cada valor.

A contribuição previdenciária, destinada ao INSS, deve ter a restituição solicitada à Receita Federal do Brasil, por meio do Portal do Empreendedor, na opção “Restituição”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já a devolução do ICMS deve ser solicitada à Secretaria da Fazenda do estado. No caso do ISS, o pedido precisa ser encaminhado à prefeitura do município correspondente.

Um exemplo para entender

Imagine que um MEI exerça atividades de comércio e de serviços e pague o DAS indevidamente. Como o documento pode incluir os três tributos, será necessário encaminhar os pedidos de restituição conforme cada competência:

  • INSS: solicitar a devolução à Receita Federal, pelo Portal do Empreendedor, na opção “Restituição”.
  • ICMS: pedir a restituição à Secretaria da Fazenda estadual.
  • ISS: solicitar a devolução à prefeitura do município.

Os procedimentos e os documentos exigidos podem variar de acordo com o órgão responsável. Por isso, antes de fazer a solicitação, vale consultar diretamente a Receita Federal, a Secretaria da Fazenda estadual e a prefeitura, conforme o tributo que precisa ser recuperado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma equipe diversificada de adultos colabora em um ambiente de escritório moderno com laptops e documentos. 4 de outubro de 2026 - 8:00

MAIS SALÁRIO, MENOS LIBERDADE

Se os jovens não querem mais ser chefes, quem vai liderar as empresas no futuro? 

4 de outubro de 2026 - 8:00
Close-up de uma mão adulta segurando um copo de cerveja com espuma em um ambiente informal de pub 2 de outubro de 2026 - 13:10
gustavo mondo diretor tiktok shop1 30 de setembro de 2026 - 14:35
Mulher apreciando um café enquanto trabalha remotamente em um laptop dentro de casa. 30 de setembro de 2026 - 10:02
Jovem empregada ou estudante feliz sentado na mesa usando laptop. 29 de setembro de 2026 - 13:18

ATENÇÃO AO PRAZO

Simples Nacional 2027: prazo para adesão é prorrogado; veja a nova data

29 de setembro de 2026 - 13:18
shopee pequenos negócios marketplace 29 de setembro de 2026 - 9:45
skyfit ceo caio peres 29 de setembro de 2026 - 6:02
Equipamentos de academias 25 de setembro de 2026 - 18:15
simples nacional impostos pequenas empresas 23 de setembro de 2026 - 19:02
black friday 2025 21 de setembro de 2026 - 18:31
18 de setembro de 2026 - 14:42
hamburguer thanks 17 de setembro de 2026 - 18:58
Um homem trabalhando em um laptop com software de IA aberto na tela, usando óculos. 17 de setembro de 2026 - 15:58
Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva 16 de setembro de 2026 - 15:58
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar