Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
MUDANÇA DE VENTOS

O El Niño vem aí: Genial destaca quais empresas podem ganhar e quais empresas podem perder com o evento climático

Em relatório, analistas apontam os possíveis impactos que o evento climático pode ter no operacional das empresas no segundo semestre

Imagem criada por inteligência artificial para ilustrar os impactos do El Niño em ações do setor financeiro, bancos e seguradoras.
Imagem: ChatGPT

Para quem acha que 2026 está bombando em termos de novidades, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) trouxe mais uma: o segundo semestre será marcado por um “Super El Niño”, fenômeno que aquece as águas do Pacífico e altera o regime de chuvas no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Brasil, a trajetória deste evento climático é conhecida: seca severa no Norte e Nordeste, enquanto o Sul enfrenta chuvas acima da média.

Para o mercado financeiro, isso não é apenas uma previsão do tempo, mas um fator que impacta diretamente os custos e a produção de grandes empresas da Bolsa. Geradoras de energia podem enfrentar dificuldades de abastecimento, produtoras de grãos podem ter impactos nas safras, seguradoras nos sinistros e por aí vai.

Em relatório, os analistas da Genial Investimentos traçaram os possíveis impactos por setores e indicaram quais empresas podem se sair melhor e pior diante do evento climático.

Energia Elétrica

O setor de energia é o "termômetro" imediato do El Niño. Como o Brasil depende de hidrelétricas, a localização das usinas define quem ganha e quem perde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a Genial, o maior risco é para a Axia Energia (AXIA3). Cerca de 64% de sua operação está no Norte e Nordeste, justamente as regiões que devem sofrer com a seca. Menos água nos reservatórios significa menor geração e potencial pressão financeira.

Leia Também

DESCONTO NA BOLSA

Vale (VALE3) continua barata demais, diz JP Morgan; banco eleva preço-alvo para R$ 104

DISPUTA SOCIETÁRIA

Azzas 2154 (AZZA3) salta até 6% com “divórcio” entre Birman e Jatahy no radar, mas JP Morgan vê risco na governança

Do outro lado, a Copel (CPLE3) pode se dar melhor. A companhia paranaense tem usinas no Sul, onde a tendência é de chuvas volumosas.

Mineração e Siderurgia

Para gigantes como a Vale (VALE3) e a CSN Mineração (CMIN3), o excesso de chuva é um grande inimigo operacional. Temporais podem paralisar minas e interromper o fluxo em ferrovias, reduzindo a capacidade de produção e logística do minério até os portos.

Já para as siderúrgicas, como Gerdau (GGBR4) e Usiminas (USIM5), o problema é o custo. Com a seca baixando o nível dos reservatórios pelo país, o preço da energia elétrica sobe, o que aperta as margens de lucro dessas empresas que consomem muita eletricidade em suas fábricas, diz o relatório da Genial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agronegócio e Bancos

No campo, os riscos climáticos do El Niño afetam diretamente a produtividade por hectare, a qualidade das culturas e o volume colhido.

A SLC Agrícola (SLCE3) e a BrasilAgro (AGRO3) enfrentam riscos na produtividade e qualidade de culturas como soja, milho e algodão. Embora tenham proteções financeiras (hedges) contra riscos climáticos, o risco operacional de uma colheita menor permanece.

E daí surge o risco para os bancos. Se o produtor colhe menos, sua capacidade de pagar dívidas diminui.

Por isso, bancos com forte atuação no agro, como Banco do Brasil (BBAS3), ABC Brasil (ABCB4) e Banrisul (BRSR6), entram no radar de risco devido ao possível aumento da inadimplência no setor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações do Money Times.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Embraer (EMBJ3). 21 de maio de 2026 - 18:42
Bola de futebol fora de campo, Nubank 21 de maio de 2026 - 14:48
Logo da Petrobras diante de gráfico de ações. PETR4 Ibovespa Bolsa 21 de maio de 2026 - 14:03
Alexandre Birman (à esquerda) e Roberto Jatahy, principais acionistas e gestores da Azzas 2154 21 de maio de 2026 - 12:30
Minerva 21 de maio de 2026 - 12:12
Rede D'Or rdor3 saúde hospital 20 de maio de 2026 - 19:33
20 de maio de 2026 - 18:36
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia