🔴 TOUROS E URSOS: LULA 3 FAZ 3 ANOS, OS DADOS ECONÔMICOS E A POPULARIDADE DO GOVERNO – ASSISTA AGORA

Carolina Gama

Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.

BARRIL DE PÓLVORA

Trump falhou: peças centrais do programa nuclear do Irã seguem intactas, diz inteligência dos EUA

Enquanto a Casa Branca nega as informações, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, promete atacar novamente se Teerã retomar seu programa nuclear

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos (EUA).
Donald Trump - Imagem: Official White House/Shealah Craighead

No balanço das horas tudo pode mudar, mas se estivermos falando dos conflitos no Oriente Médio, podemos reduzir esse intervalo para minutos. A terça-feira (24) foi tomada por relatos de que tanto Israel como o Irã estariam desrespeitando o cessar-fogo anunciado na véspera e agora a noite um relatório vazado tem potencial de incendiar (de novo) o conflito. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Três fontes familiarizadas com o relatório conversaram com a NBC News e informaram que a avaliação inicial da Agência de Inteligência de Defesa dos EUA indica que os ataques norte-americanos do último sábado (21) não destruíram completamente as três instalações nucleares iranianas. 

Embora os danos tenham sido significativos, as fontes indicam que, segundo o relatório, peças centrais do programa nuclear do Irã não teriam sido destruídas. 

"Esta avaliação está constatando que essas peças centrais ainda estão intactas. Isso é um mau sinal para o programa como um todo", disse uma das três fontes à NBC sob condição de anonimato. 

Também consta na avaliação que os ataques dos EUA atrasaram o programa nuclear do Irã em cerca de três a seis meses e que o estoque de urânio enriquecido do Irã não foi destruído, enquanto as centrífugas de Teerã permanecem praticamente intactas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes do relatório da inteligência norte-americana ter vazado, o The New York Times já havia noticiado que um relatório preliminar e confidencial concluiu que os bombardeios dos EUA não destruíram as edificações subterrâneas das instalações nucleares do Irã.

Leia Também

Inteligência contradiz Trump

As descobertas da inteligência contradizem tanto o presidente norte-americano, Donald Trump, quanto o secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, que afirmaram que os ataques obliteraram completamente as instalações nucleares iranianas.

Na segunda-feira (23), Trump escreveu no Truth Social: "Os locais que atacamos no Irã foram totalmente destruídos, e todos sabem disso".

Em comunicado à NBC, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que a "suposta avaliação está completamente errada e foi classificada como 'ultrassecreta', mas mesmo assim foi vazada por um perdedor anônimo e de baixo escalão da comunidade de inteligência".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"O vazamento dessa suposta avaliação é uma tentativa clara de rebaixar o presidente Trump e desacreditar os bravos pilotos de caça que conduziram uma missão perfeitamente executada para destruir o programa nuclear do Irã", disse Leavitt.

"Todos sabem o que acontece quando se lançam 14 bombas de 13.600 kg perfeitamente sobre seus alvos: destruição total", acrescentou a porta-voz. 

AIEA fala em danos extensos

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) fala em danos extensos ao avaliar os ataques dos EUA de sábado (21). 

"Nossa avaliação é de que houve alguma liberação localizada de elementos radioativos e químicos dentro das instalações afetadas que continham material nuclear — principalmente urânio enriquecido em graus variados”, afirmou o diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, em um comunicado à imprensa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele disse que “não houve relatos de aumento dos níveis de radiação fora das instalações” ou de impacto radiológico em países vizinhos. E “crucialmente em termos de segurança nuclear, os reatores de pesquisa e energia do Irã não foram alvos”, acrescentou.

Os ataques norte-americanos à instalação nuclear iraniana de Natanz criaram dois buracos de impacto acima das salas subterrâneas que eram usadas para enriquecimento, segundo o comunicado da AIEA. 

“Com base em seu conhecimento do conteúdo dessas salas, a AIEA avalia que este ataque pode ter causado contaminação localizada e riscos químicos”, afirmou a agência.

Israel promete atacar o Irã de novo

Em meio a um cessar-fogo frágil e ao vazamento do relatório da inteligência norte-americana, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, fez um alerta: atacará novamente se o Irã pensar em reconstruir seu programa nuclear.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Destruímos as principais instalações em Arak, Natanz e Isfahan", disse Netanyahu em declarações à nação.

Ele considera o ataque de Israel ao Irã "uma vitória histórica" ​​e afirma que seu país teria "enfrentado o perigo de aniquilação" se não agisse.

Netanyahu também afirma que Israel "nunca teve um amigo maior" do que Trump, que, segundo ele, "se uniu à nossa causa de uma forma sem precedentes".

"Não devemos afrouxar o passo. O Hamas deve ser derrotado e nossos reféns devem ser trazidos de volta para casa", disse o premiê, acrescentando que Israel "não tem intenção de tirar o pé do acelerador".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações da NBC News e da CNBC

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
MUITA CALMA NESSA HORA

Chevron, Exxon e ConocoPhillips estão nas alturas após captura de Maduro, mas analistas recomendam cautela com as ações 

5 de janeiro de 2026 - 19:34

De acordo com especialistas, o momento não é de euforia e sim de pé no chão com a disparada dos papéis dessas companhias — e tudo por causa do petróleo

SINAL AMARELO

“Início de uma bolha”: Ray Dalio alerta que boom da IA em Wall Street pode esconder riscos iminentes

5 de janeiro de 2026 - 18:40

Índices dos EUA viveram três anos de altas impulsionadas pela inteligência artificial, mas sinais de instabilidade e tensões geopolíticas aumentam o risco de uma correção brusca

OURO NEGRO

Única petroleira americana na Venezuela está no país há mais de 100 anos e se prepara para os efeitos da queda de Maduro

5 de janeiro de 2026 - 13:54

Única petroleira americana atua no país há mais de um século e pode sair na frente com a abertura do setor após a queda de Nicolás Maduro

PAIS DEFENDE DIÁLOGO

“Violação clara do direito internacional”: China quer que os EUA libertem Maduro imediatamente

4 de janeiro de 2026 - 14:45

Governo chinês afirma que a ação dos EUA fere normas internacionais e pede que a crise seja resolvida por meio do diálogo

FIGURA IMPORTANTE DO CHAVISMO

Quem preside a Venezuela agora? Conheça Delcy Rodríguez, sucessora interina de Maduro; Trump cogita negociação

4 de janeiro de 2026 - 10:49

Rodríguez assume em meio à crise política e militar, enquanto Washington sinaliza negociação e Caracas reage

“AMBIENTE DESUMANO”

“Inferno na Terra”: prisão em que Maduro ficará já recebeu El Chapo, P.Diddy e ex-parceira de Epstein

4 de janeiro de 2026 - 9:51

Detido pelos Estados Unidos, o presidente venezuelano aguarda a tramitação das acusações em uma prisão federal de Nova York conhecida por abrigar réus de alta notoriedade e por suas duras condições internas

DEPOIS DA OPERAÇÃO QUE DEPÔS MADURO

“Precedente perigoso”: Conselho de Segurança da ONU se reúne na segunda (5) para tratar do ataque à Venezuela

4 de janeiro de 2026 - 8:53

Reunião foi convocada após ação militar dos EUA que resultou na prisão de Nicolás Maduro; secretário-geral da ONU alerta para “precedente perigoso”

'MAKE VENEZUELA GREAT AGAIN'

Trump divulga imagem de Maduro e diz que EUA vão governar Venezuela; confira os detalhes do pronunciamento

3 de janeiro de 2026 - 14:41

O presidente norte-americano revelou que a operação usou forças aéreas, terrestres e navais. Maduro e a esposa, Cilia Flores, estão sendo levados para Nova York

PAZ EM RISCO

Venezuela confirma ataque dos EUA e exige prova de vida de Maduro; veja as reações na América Latina

3 de janeiro de 2026 - 10:04

Líderes de diversos países da América Latina condenaram os ataques dos Estados Unidos nesta manhã, com exceção apenas do presidente da Argentina

É HOJE

Onde assistir à São Silvestre: a corrida centenária que para a Avenida Paulista

31 de dezembro de 2025 - 5:39

Edição de 100 anos acontece em 31 de dezembro; confira os horários das largadas e onde ver a transmissão ao vivo

TUDO ISSO? 

Quanto vale vencer a São Silvestre? Prêmio de 2025 é recorde 

29 de dezembro de 2025 - 16:55

A edição centenária da São Silvestre entra para a história ao pagar R$ 296 mil em prêmios

ALTA TENSÃO

Sem cessar-fogo temporário: a conversa de Putin e Trump sobre um acordo de paz com a Ucrânia, segundo o Kremlin

28 de dezembro de 2025 - 16:17

Após o telefonema entre os líderes políticos, o Kremlin informou que ambos os presidentes não apoiam a pressão de europeus; entenda

RETA FINAL DO CONFLITO?

Fim da guerra na Ucrânia? Por que Zelensky e Trump vão ligar para líderes europeus agora

28 de dezembro de 2025 - 14:06

O contato busca destravar negociações de paz enquanto impasse territorial segue no centro das discussões

VALE TUDO

Da soberania na IA até a proibição da camisinha: o que a China está preparando para 2026 

27 de dezembro de 2025 - 16:44

Bússola para a segunda maior economia do mundo, o plano quinquenal 2026-2030 mostra até onde Xi Jinping pode ir na busca pela supremacia chinesa

ORÁCULO DE OMAHA

Comprar a Berkshire Hathaway foi o maior erro de Warren Buffett; entenda o motivo

26 de dezembro de 2025 - 18:45

Mesmo após transformar a empresa em um conglomerado trilionário, o investidor diz que a compra inicial foi um erro estratégico

VAI TER DINHEIRO PARA TODO MUNDO?

O bilionário que tem mais de 100 filhos em 12 países diferentes — e que promete dividir sua herança com todos eles

26 de dezembro de 2025 - 14:18

Fundador do Telegram, Pavel Durov afirma ser pai de mais de 100 crianças em ao menos 12 países e diz que qualquer filho que comprove vínculo genético terá direito à herança

WALL STREET

Bolsas de NY fecham em alta na véspera de Natal; S&P 500 e Dow Jones renovam recordes

24 de dezembro de 2025 - 16:21

Um dos destaques foi a Nike, que avançou quase 5% depois que o CEO da Apple, Tim Cook, comprou 50 mil ações da fabricante de calçados

TRABALHO NOS EUA

Após taxa de US$ 100 mil, EUA mudam regras para obtenção de visto H-1B; entenda como vai funcionar

23 de dezembro de 2025 - 17:20

A medida reforça uma política de resistência progressiva da Casa Branca à imigração, e coloca no centro do controle do governo os trabalhadores especializados

TUDO O QUE RELUZ

Ouro em US$ 6 mil é possível: saiba até aonde o metal precioso pode chegar com os novos recordes e o que fazer agora 

23 de dezembro de 2025 - 15:05

O ouro voltou a renovar máximas nesta terça-feira (23), pelo segundo dia consecutivo, e foi seguido de perto pela prata, que superou os US$ 70 por onça

O QUE ESPERAR?

‘Gripe K’: O que sabemos sobre nova variante do vírus H3N2 que acaba de chegar ao Brasil

19 de dezembro de 2025 - 17:05

Nova variante mostrou-se predominante na ‘temporada de gripe’ do hemisfério norte, e chegou ao Brasil com 4 casos confirmados recentemente; entenda

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar