🔴 ÚLTIMO DIA: FAÇA PARTE DA PRIMEIRA TURMA DA ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA –  QUERO PARTICIPAR

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

DIA 64

Trump diante do espelho: o retrato de um inesperado lapso de segurança

Enquanto implica com retrato em galeria de presidentes, Trump lida com escândalo de vazamento de informação sobre planos militares

Retrato do ex-presidente dos EUA Barack Obama e do atual presidente Donald Trump
Retratos de Obama e Trump lado a lado em galeria de presidentes dos EUA. Imagem: Reprodução/Instagram

O mítico Narciso achava feio o que não era espelho. Para o Narciso que habita Donald Trump, porém, a percepção de beleza na própria imagem depende muito da origem do espelho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump estava lá dedilhando suas redes sociais, com cuidado para não incluir por acidente jornalistas em grupos de WhatsApp do governo, quando se deparou com o quadro que o retrata na galeria de presidentes dos EUA mantida no Capitólio do Colorado.

A imagem mostrava o retrato do ex-presidente Barack Obama ao lado de um de Donald Trump.

Se os retratos não chegam aos pés de uma “Mona Lisa”, também não se aproximam da catastrófica tentativa de restauração de um “Ecce Homo” cometida em 2012 na Espanha.

Monalisa e Ecce homo
Mona Lisa (à esquerda) e tentativa malsucedida de restauração de Ecce Homo (à direita).

Retratos comuns, os da galeria. Nada demais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas onde nossos olhos enxergam apenas um retrato, Trump vê uma imagem “propositalmente distorcida”.

Ele até elogiou a imagem de Obama antes de incorrer em ofensas à artista que pintou ambos os retratos. Em seguida, criticou o governador do Colorado, Jared Polis, do Partido Democrata.

Leia Também

NOVA ROTA, MESMO DESTINO

A nova ameaça de Trump após o dado de emprego para forçar a queda de juros nos EUA

VALE FICAR DE OLHO

O cartão de crédito de Paris estourou: como a França virou a dor de cabeça dos mercados e o sinal de uma crise na Europa

Há quem vá dizer que Trump implicou só pelo fato de o Colorado ser governado pela oposição. Outros podem alegar que Trump não gostou do semblante sereno atribuído a ele no retrato.

Talvez ele só preferisse que a imagem ficasse mais próxima do mugshot de 2023 — parecida com a pose para a foto oficial de sua posse, em janeiro.

Imagem oficial de Donald Trump na Casa Branca ao lado da imagem feita no momento da prisão do republicano
Donald Trump em foto oficial de 2025 (à esquerda) e em retrato tirado pela polícia em 2023 (à direita).

“Prefiro não ter foto”, escreveu Trump.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa do Colorado prometeu atender ao pedido do presidente e vai retirar a foto da galeria.

O retrato, no entanto, é o menor dos problemas de Donald Trump neste início de semana.

Funcionários do alto escalão do governo incluíram, por engano, um jornalista em um grupo de troca de mensagens no qual eram discutidos planos militares sigilosos.

A história veio à tona somente na segunda-feira (24), mas começou 11 dias antes.

Jeffrey Goldberg, editor-chefe da revista The Atlantic, recebeu em 13 de março um convite para entrar em um grupo do Signal, um aplicativo de troca de mensagens considerado mais seguro que similares como WhatsApp e Telegram.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Identificado como “Houthi PC small group”, o grupo foi criado para alinhar a campanha militar que seria lançada contra a milícia houthi do Iêmen dois dias depois do convite feito a Goldberg.

Aparentemente convidado por engano pelo conselheiro de segurança nacional Mike Waltz, o jornalista passou os dias seguintes com acesso em primeira mão a informações sigilosas do plano de ação militar.

Horas antes do início dos ataques, por exemplo, o secretário de Defesa, Pete Hegseth, compartilhou detalhes operacionais.

Também integravam o grupo o vice-presidente dos EUA, JD Vance, e o secretário de Estado, Marco Rubio, entre outros funcionários de altíssimo escalão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É claro que nenhum jornalista perderia uma oportunidade como essa diante de tantas fontes primárias.

Goldberg ficou quietinho no grupo e teve acesso em primeira mão a informações sobre os alvos, as armas que seriam usadas e a sequência de ataques — e muito mais.

O jornalista fez o que se esperava dele e escreveu uma matéria para a The Atlantic.

Vale pontuar que Goldberg poupou o governo Trump de constrangimentos maiores ao omitir detalhes que poderiam, na visão dele, comprometer a segurança nacional norte-americana.

Um lapso que se espera de qualquer país, menos da mais poderosa máquina de guerra da história.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto o governo tenta apagar o incêndio, a oposição a Trump agora quer emplacar uma investigação no Congresso — equivalente à nossa CPI.

Os democratas não se esquecem de quando os republicanos tentaram derrubar a então secretária de Estado Hillary Clinton por acessar informações secretas a partir de um servidor privado em sua casa em Nova York.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dono da Amazon Jeff Bezos Indian Creek 27 de agosto de 2026 - 16:32
Wall Street diante de um gráfico vermelho de queda 19 de agosto de 2026 - 15:33

OPORTUNIDADE OU CILADA

Renda fixa nos EUA: vale a pena comprar Treasury com a disparada dos juros?

19 de agosto de 2026 - 15:33
Em um fundo que mescla o prédio da B3, a bandeira do Brasil e um globo, um homem de barba e terno azul está ao lado direito da imagem. No centro, a frase: Só ser barato não adianta 14 de agosto de 2026 - 14:40
Montagem representando as tarifas dos EUA contra os produtos brasileiros 14 de agosto de 2026 - 13:31
A mão de um robô humanoide segura várias cédulas de dólar 9 de agosto de 2026 - 17:01
Ilustração do genoma criado pela IA 7 de agosto de 2026 - 15:51
Ilustração gerada por IA de uma igreja moderna branca no meio de um campo de flores roxas. 7 de agosto de 2026 - 0:09
Em um cenário que lembra a lua, robôs humanoides e de quatro patas da Unitree estão enfileirados. 6 de agosto de 2026 - 19:51
Estátua de menina em frente ao touro de Wall Street 6 de agosto de 2026 - 19:21
Em um fundo com a bandeira dos EUA, o megainvestidor Michael Burry aparece do lado direito, em primeiro plano 5 de agosto de 2026 - 16:30

ELE ESTÁ VENDIDO

O tsunami que pode arrastar o S&P 500, segundo Michael Burry

5 de agosto de 2026 - 16:30
imagem da Ponte das Correntes que atravessa o rio Dánubio em Budapeste, na Hungria, vista de cima 5 de agosto de 2026 - 14:28
Imagem criada por IA de um executivo dentro de um barco de madeira, remando na direção da B3. Em vez de água, ele navega sobre dólares. 3 de agosto de 2026 - 19:45
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar