🔴 UM SALÁRIO MÍNIMO DE RENDA TODO O MÊS COM DIVIDENDOS? – DESCUBRA COMO

Monique Lima

Monique Lima

Repórter de finanças pessoais e investimentos no Seu Dinheiro. Formada em Jornalismo, também escreve sobre mercados, economia e negócios. Já passou por redações de VOCÊ S/A, Forbes e InfoMoney.

TOUROS E URSOS #219

Tarifaço de Trump pode não resultar em mais inflação, diz CIO da Empiricus Gestão; queda de preços e desaceleração global são mais prováveis

No episódio do podcast Touros e Ursos desta semana, João Piccioni, CIO da Empiricus Gestão, fala sobre política do caos de Trump e de como os mercados globais devem reagir à sua guerra tarifária

Monique Lima
Monique Lima
15 de abril de 2025
18:24
Touros e Ursos #219
João Piccioni, CIO da Empiricus Gestão, em entrevista ao podcast Touros e Ursos - Imagem: YouTube/@Seu Dinheiro

Junto ao tarifaço de Donald Trump, a palavra de ordem era inflação. A expectativa da maior parte dos agentes de mercado era de que o aumento das tarifas para importações nos Estados Unidos levaria ao repasse de custo para os consumidores, gerando um aumento de preços em cadeia no país — e, por consequência, no resto do mundo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

João Piccioni, diretor de investimentos (CIO) da Empiricus Gestão e convidado do podcast Touros e Ursos desta semana, espera que este cenário se materialize, porém, com um final diferente. 

Em conversa com Vinícius Pinheiro e Julia Wiltgen, Piccioni afirmou que o cenário atual é de perda do poder de compra do dólar, de modo que a margem que as empresas vão ter para aumentar preços será muito pequena, com o risco de perder o consumidor se aumentar demais. 

Os americanos compravam os produtos chineses muito baratos e, rapidamente, o preço sobe muito, mas o americano não tem mais bala na agulha para comprar, e isso vai começar a pressionar a economia”, disse Piccioni. 

O CIO explicou que o rearranjo da cadeia de suprimentos global já está acontecendo e usou um estudo de caso da Apple como exemplo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo ele, a empresa de Steve Jobs tem uma série de fornecedores que atuam na China. Para continuar vendendo para a Apple, uma empresa americana que irá arcar com uma forte tarifa agora, esses fornecedores tendem a baixar um pouco suas margens para manter as vendas. Em compensação, para outra empresa de tecnologia, como a japonesa Sony, eles podem aumentar os preços. 

Leia Também

Quer dizer, essa cadeia de produção vai repassar o preço dos produtos entre si. Mas, com esse rearranjo, acredito que o novo estado de equilíbrio subótimo é pior do que o estado anterior [antes das tarifas]. Se é pior, a gente deve ver preços e economias desacelerando”, disse Piccioni. “E provavelmente juros para baixo também.”

Para o CIO, o grande alvo de Trump desde o início era a China, e as tarifas sobre os demais países eram uma “bomba de fumaça”. Dessa forma, ele espera que a tarifa geral se mantenha no nível de 10%. 

A grande incerteza, entretanto, é também o maior objetivo do presidente norte-americano e o maior temor do mercado financeiro. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele [Donald Trump] sabe que o Xi Jinping vai querer voltar para a mesa em algum momento. Como vai ser essa relação? A gente ainda não sabe. Mas a China não aguenta um ano e meio, dois anos, com tarifas super lá em cima.” 

Na opinião dele, o presidente norte-americano tem, sim, um plano: se acertar com o México e o Canadá e restabelecer o USMCA (acordo comercial entre os três países) em meados de maio, depois que as eleições parlamentares do Canadá forem concluídas. Na sequência, Trump resolveria a questão com a Europa provavelmente até o fim do ano. Por fim, vai sobrar a China, que deve ficar para 2026. 

Essa é uma timeline que daria para as coisas não saírem muito dos eixos”, afirma Piccioni. 

Confira a análise completa sobre a genialidade ou loucura do presidente Trump: 

Como fica o Brasil? 

O diretor da Empiricus acredita que a melhor oportunidade para o Brasil neste momento é estreitar os laços com os Estados Unidos e se tornar um dos grandes fornecedores da terra do Tio Sam. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os ganhos que o agronegócio pode captar com maiores exportações para a China não deveriam ser o foco, na opinião de Piccioni. Para ele, a indústria de base do nosso país é boa e tem bons nomes, como Embraer e Weg, de modo que é competitiva o suficiente para apresentar vantagens em relação ao resto do mundo. 

Talvez o ponto seja exportar mais para os EUA. O que a gente consegue exportar para lá? Tem como melhorar essa balança comercial? Essa é uma saída que eu considero mais interessante”, diz. 

Em relação ao mercado de capitais, ele vê as ações brasileiras se tornando a bola da vez, mas apenas por um período curto, apenas como um “grande trade”, com hora para acabar.

Piccioni acredita que os negócios no Brasil são antiquados, pertencentes a setores que já se provaram ultrapassados no mercado internacional. Enquanto aqui temos exemplos de bons nomes entre varejistas de moda e locadoras de veículos, por exemplo, nos Estados Unidos esse tipo de negócio já não vale muita coisa, muitas empresas desses setores já quebraram ou viram suas ações virarem pó.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eu me preocupo com essa bolsa brasileira de ‘grandes campeãs’ que, numa economia do futuro, não vão ter tanto espaço assim. E a economia do futuro está chegando rápido”, disse. 

Onde investir? 

Porém, não tem como fugir do fato de as ações brasileiras estarem descontadas. Desta forma, até mesmo Piccioni, cético em Ibovespa, acredita que vale a pena investir em ações, fundos imobiliários e títulos de inflação neste momento. 

Eu gosto de tomar risco nessas três vertentes, acho que vai ser bastante produtivo para os investidores”, diz. 

Para as ações americanas, o cenário se mostra mais seletivo, com uma visão de dólar mais fortalecido frente ao real nos próximos meses e incertezas sobre a conclusão do tema das tarifas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Você pode ver o argumento completo do diretor de investimentos da Empiricus Gestão no episódio completo e também saber por que Petrobras, Ouro, Euro e Milei foram escolhidos nos Touros e Ursos da semana. 

Veja as escolhas de Piccioni para investimentos no podcast completo: 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ESTADOS UNIDOS

Ata do Fed revela que muitos dirigentes queriam manter juros inalterados até o fim do ano e alerta para risco nas ações de tecnologia

19 de novembro de 2025 - 19:20

Dirigentes divergiram na última reunião sobre a necessidade de novos cortes nas taxas de juros, citando inflação elevada

NOVO RECORDE

O novo menor país da história a disputar uma Copa tem o tamanho de Curitiba e não tem nenhum jogador nascido em seu território

19 de novembro de 2025 - 15:06

Com apenas 158 mil habitantes e 444 km², Curaçao se torna o menor país a disputar uma Copa — e o primeiro a chegar ao Mundial sem nenhum jogador nativo

NOVO MONZA

O carro que definiu uma geração está de volta — e você não vai reconhecê-lo

19 de novembro de 2025 - 9:20

O carro que dominou o país na passagem dos anos 1980 para os 1990 volta repaginado e pronto para disputar um novo mercado

ÚLTIMO AMISTOSO DO ANO

Brasil x Tunísia: veja onde assistir ao amistoso e saiba o horário da partida

18 de novembro de 2025 - 15:01

Confira onde e quando assistir ao amistoso entre Brasil x Tunísia, que faz parte da preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026

FORJADO NA GUERRA

Antes de Atlético-MG x Lanús, estádio da final da Copa Sul-Americana 2025 virou palco de uma guerra por um território que também é do Brasil

17 de novembro de 2025 - 20:22

Antes de receber Atlético-MG x Lanús na final da Copa Sul-Americana 2025, o Defensores del Chaco foi cenário de guerra, confronto territorial e reconstrução histórica

ESTADOS UNIDOS

Casa Branca vê baixo risco de derrota sobre tarifas na Suprema Corte, diz Bessent

16 de novembro de 2025 - 16:53

A decisão, aguardada para as próximas semanas, pode afetar cerca de US$ 200 bilhões em receitas alfandegárias já cobradas

AGORA VAI?

EUA quer concluir acordo sobre terras raras com a China até o Dia de Ação de Graças, diz secretário do Tesouro

16 de novembro de 2025 - 15:32

No mês passado, os EUA concordaram em não impor tarifas de 100% sobre as importações chinesas até fechar um novo acordo

NOVA VISÃO

Menos Apple (AAPL34), mais Google (GOGL34): Berkshire Hathaway vira a mão em sua aposta nas big techs

15 de novembro de 2025 - 12:55

Essa foi a última apresentação do portfólio antes do fim da gestão de 60 anos de Warren Buffett como diretor executivo

DE OLHO NA INFLAÇÃO

EUA recuam em tarifas: Trump assina isenção para café, carne e frutas tropicais

15 de novembro de 2025 - 9:00

A medida visa conter a pressão dos preços dos alimentos nos EUA e deve ser positiva para as exportações brasileiras

K.O.

Ao som de música tema de Rocky, badalado robô humanoide russo vai a ‘nocaute’ logo na estreia; assista ao tombo

14 de novembro de 2025 - 11:23

A queda do robô AIDOL, da Rússia, durante uma apresentação em uma feira de tecnologia gerou repercussão. A empresa responsável explicou o incidente e compartilhou a recuperação do humanoide

ENTRE DADOS E DELÍRIOS

Sinais? Nave? Mistério? O que realmente sabemos sobre o cometa 3I/Atlas

13 de novembro de 2025 - 20:16

Enquanto estudos confirmam que o 3i/Atlas apresenta processos naturais, rumores sobre “sinais” e origem alienígena proliferam nas redes sociais

PONTO CEGO

A maior paralisação da história dos EUA acabou, mas quem vai pagar essa conta bilionária?

13 de novembro de 2025 - 17:42

O PIB norte-americano deve sofrer uma perda de pelo menos um ponto percentual no quarto trimestre de 2025, mas os efeitos do shutdown também batem nos juros e nos mercados

TOUROS E URSOS #247

Revolução ou bolha? A verdade sobre a febre da inteligência artificial

12 de novembro de 2025 - 12:45

Paula Zogbi, estrategista-chefe da Nomad, e Enzo Pacheco, analista da Empiricus, falam no podcast Touros e Ursos sobre o risco de bolha e a avaliação das empresas ligadas à IA

NOVA APOSTA

SoftBank embolsa US$ 5,8 bilhões com venda das ações da Nvidia — bolha nas ações de IA ou realização de lucros?

11 de novembro de 2025 - 11:45

O conglomerado japonês aposta forte na tecnologia e já tem plano para o dinheiro que entrou em caixa

IAPOCALIPSE

‘Fim do mundo’ por IA já assusta os donos de big techs? Mark Zuckerberg, Elon Musk e Jeff Bezos se dividem entre bunkers e planos interplanetários

11 de novembro de 2025 - 8:29

Preparação para o “apocalipse” inclui bunkers luxuosos, ilhas privadas e mudança para Marte – e a “vilã” pode ser a própria criação dos donos das big techs

QUEM VAI FICAR COM ELA?

O adeus do oráculo: Warren Buffett revela em carta de despedida o destino final de sua fortuna bilionária

10 de novembro de 2025 - 16:40

Essa, no entanto, não é a última carta do megainvestidor de 95 anos — ele continuará se comunicando com o mercado por meio de uma mensagem anual de Ação de Graças

CHURRASCO ESTÁ CARO

Trump diz que irá investigar se empresas elevaram preço da carne bovina no país – JBS (JBSS32) e MBRF (MBRF3) estão entre os alvos

10 de novembro de 2025 - 15:26

Casa Branca diz que JBS, Cargill, Tyson Foods e National Beef, controlada pela MBRF, são alvos da investigação. São as quatro maiores empresas frigoríficas do país

A VIRADA DE JARED

Este bilionário largou a escola com 15 anos, começou a empreender aos 16 e está prestes a liderar a Nasa

10 de novembro de 2025 - 14:45

Aliado de Elon Musk e no radar de Donald Trump, Jared Isaacman é empresário e foi o primeiro civil a realizar uma caminhada espacial

NO BOLSO DOS GRINGOS

Trump quer dar um presentinho de R$ 10,6 mil aos norte-americanos — e isso tem tudo a ver com o tarifaço

10 de novembro de 2025 - 9:10

O presidente norte-americano também aproveitou para criticar as pessoas que se opõem ao tarifação, chamando-as de “tolas”

ACHADO MILIONÁRIO

Ele foi cavar uma piscina e encontrou um tesouro no próprio jardim — e vai poder ficar com tudo

6 de novembro de 2025 - 18:05

Morador encontrou barras e moedas de ouro avaliadas em R$ 4,3 milhões enquanto construía uma piscina

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar