O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
A agência de classificação de risco elevou o rating do país de Caa3 para Caa1, e alterou a perspectiva de positiva para estável; entenda o que isso quer dizer na prática

Donald Trump prometeu devolver aos EUA a era de ouro, mas parece que outro país é está no caminho para deixar os dias sombrios para trás e viver dias de glória. Nesta quinta-feira (17), a Moody´s elevou a nota de crédito da Argentina de Caa3 para Caa1 e indicou que pode voltar a melhorar o rating dos hermanos em breve — mas há uma condição para isso.
A mudança de hoje mantém a Argentina entre os países com risco alto de inadimplência e baixo interesse — a pior categoria da agência — mas coloca o país a um degrau do nível de especulação, com baixa classificação. Esse é o patamar no qual o Brasil se encontra, com nota de crédito Ba1 pela Moody´s.
A melhora no rating argentino foi impulsionada por uma série de reformas econômicas implementadas pelo governo de Javier Milei.
A agência também alterou a perspectiva da nota de positiva para estável — uma alteração que reflete a liberalização do câmbio, o arrefecimento dos controles de capital e um novo programa com o Fundo Monetário Internacional (FMI), que apoiam a disponibilidade de liquidez e reduzem pressões de financiamento externo.
Segundo a Moody´s, esses fatores diminuem a probabilidade de um evento de crédito negativo envolvendo a Argentina.
O caminho da Argentina até a era de ouro ainda é longo, mas não impede que os dias sejam melhores por lá.
Leia Também
Junto com a mudança na classificação do país, a Moody's afirma que pode voltar a elevar o rating argentino se reformas estruturais continuarem a atenuar os desequilíbrios econômicos e fiscais.
A nota de crédito também pode ser sustentada por um aumento de reservas internacionais induzido por fluxos de moeda estrangeira que não gerem dívida, segundo a agência.
"A recuperação econômica e o apoio popular às políticas de ajuste do governo antes das eleições legislativas de meio de mandato em outubro podem conceder ao governo um mandato político mais forte para acelerar a sua agenda de reformas econômicas", diz.
Como nem tudo são flores, a Moody's pondera que o rating da Argentina pode cair se surgirem sinais de pressões na balança de pagamentos ou de escassez de moeda estrangeira.
"Choques políticos ou econômicos que comprometam a estabilidade macroeconômica ou causem aumento da volatilidade financeira, interrompendo o progresso feito na estabilização macroeconômica, também podem resultar em um rebaixamento da classificação", afirma.
Segundo a agência, a Argentina ainda enfrenta desafios no financiamento externo, diante de colchões de capital fracos e obstáculos ao investimento — fatores que pressionam a classificação Caa1 dos hermanos.
A Moody's projeta que a economia argentina crescerá 4% este ano, antes de desacelerar marginalmente para 3,5% em 2026.
"A posição fiscal equilibrada representa uma ruptura com o longo histórico de dominância fiscal da Argentina e de financiamento do déficit pelo banco central, sugerindo que a recuperação atual provavelmente será mais duradoura", diz a agência, destacando que há riscos ascendentes para suas previsões.
A Moody´s ressalta ainda que a desinflação contínua levou a aumentos nos salários reais, enquanto o aperto fiscal ampliou o volume de crédito não mais suplantado pelos empréstimos do setor público.
Além disso, chama atenção para a desmontagem das distorções no câmbio, que está melhorando o funcionamento do mercado local em vários setores.
A CONTA ESTÁ FICANDO CARA...
DEPOIS DA MEIA-NOITE
SEM RUMO?
COPA DO MUNDO FEMININA
MODERNIZAÇÃO DO MUSEU
FALAMOS DEPOIS
LIÇÃO DE CASA
POR TRÁS DO TOMBO
MAIOR ESTÁDIO DO MUNDO
36 ESCOLHAS
REINO UNIDO
VITRINE REPUTACIONAL
ALÉM DO SANGUE FRIO
VAI COMEÇAR!
A BOLA ESTÁ ROLANDO
USO CONTÍNUO
SHOW DO INTERVALO
DIA DA MARMOTA NA B3
PREMIAÇÃO MILIONÁRIA
Conteúdo Empiricus