Adeus ao Papa Francisco: Vaticano inicia rito de 9 dias de celebração fúnebre; saiba o que acontece depois
Papa Francisco morreu aos 88 anos deixando um legado de significativas mudanças de paradigma na Igreja Católica.
Habemus no Vaticano o Novendiali - nove dias de luto e orações - em honra ao Papa Francisco. O rito fúnebre teve início na manhã deste sábado (26) com a Missa de Exéquias, no átrio da Basílica de São Pedro, primeira celebração eucarística após três dias de velório aberto à visitação e homenagens de fiéis católicos ao pontífice argentino.
Ao menos 250 cardeais, além de bispos, padres, irmãs e irmãos religiosos participam da missa de corpo presente. O caixão de madeira e zinco, selado na noite de sexta-feira (25), foi colocado no átrio da Basílica, em frente ao altar.
“Diante dele, uma multidão, que deve chegar a centenas de milhares de pessoas, vindas de todas as origens geográficas, sociais, políticas e culturais, prestará suas últimas homenagens”, destacou a Santa Sé.
“Essa multidão diversificada representa a Igreja de Francisco, aquela que acolhe ‘todos, todos, todos’, como ele repetia incansavelmente”, acrescentou o Vaticano, em comunicado.
A celebração é acompanhada pelo coro da Capela Sistina.
- VEJA MAIS: Ação brasileira da qual ‘os gringos gostam’ tem potencial para subir mais de 20% em breve; saiba o porquê
Após a celebração, o caixão será levado para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde acontece a cerimônia de sepultamento. O cortejo fúnebre percorrerá uma distância de cerca de 4 quilômetros pelas ruas de Roma.
Leia Também
Ataque russo com drones e mísseis atinge setores de energia nuclear e de transporte da Ucrânia, diz Kiev
“Essa jornada permitirá que os fiéis se despeçam de seu bispo por um caminho que ele costumava fazer para rezar diante do ícone da Virgem Salus Populi Romani antes e depois de cada uma de suas viagens apostólicas e, até mesmo, recentemente, após suas internações”, destacou a Santa Sé.
Os nove dias de celebrações eucarísticas em sufrágio do pontífice morto serão marcados por missas no período que se inicia este sábado e segue até 4 de maio, sempre às 17h (horário local), na Basílica de São Pedro, com exceção da Missa da Divina Misericórdia, que será neste domingo (27), às 10h30 (horário local), na Praça de São Pedro.
O Novendiali é encerrado com os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, despedidas solenes que marcam o fim das exéquias.
O legado de Francisco
Passava um pouco de 2h35 (pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local) quando o Vaticano confirmou a morte do Papa Francisco, aos 88 anos. Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio sofria de uma doença pulmonar crônica e estava internado desde 14 de fevereiro devido a uma crise respiratória.
A causa da morte do pontífice foi oficializada: derrame e subsequente insuficiência cardíaca irreversível, informou o Vaticano em comunicado nesta tarde.
- LEIA MAIS: O Lifestyle do Seu Dinheiro chegou para te manter atualizado sobre as principais tendências de comportamento e consumo; receba nossa newsletter gratuita
Dono de uma trajetória marcada pela humildade, Francisco foi eleito papa em março de 2013 em um cenário inédito nos últimos séculos: sucedeu a um sumo pontífice ainda vivo, Bento XVI (1927-2022), que renunciou em um momento de profunda crise na cúpula da igreja.
A escolha de Francisco foi uma quebra de paradigma: ele foi o primeiro comandante da igreja católica de fora da Europa em mais de 1,2 mil anos, o primeiro pontífice das Américas e o primeiro papa jesuíta da história.
Assim como sua trajetória, a escolha do nome foi emblemática — e contou com a ajuda de um brasileiro: foi o primeiro chefe do Vaticano a assumir o nome Francisco em toda a história da Igreja. Fez isso porque o cardeal brasileiro Cláudio Hummes (1934-2022), muito amigo e franciscano, pediu a ele que não se esquecesse dos mais pobres.
E não foi apenas pela quebra de inúmeros paradigmas que a trajetória de Francisco marcou os 12 anos em que esteve no comando da igreja católica. Ele também chamou atenção do mundo com um estilo humilde e preocupação com os pobres.
Ainda assim, não deixou de enfrentar conflitos dentro da própria Igreja Católica ao criticar o capitalismo e adotar um discurso de inclusão da população LGBTQIAPN+.
Sem o papa Francisco: o que acontece agora
Agora que Francisco morreu, a igreja católica entra em período de Sé Vacante.
- VEJA TAMBÉM: Conheça o Guia do Imposto de Renda 2025, do Seu Dinheiro, e veja uma forma descomplicada de fazer a sua declaração
Caberá ao camerlengo, cardeal responsável pela administração dos bens e Tesouro do Vaticano, o governo temporário e a transição de poder.
Atualmente, o cargo é ocupado pelo irlandês Kevin Joseph Farrell. Entre outras funções, ele irá organizar o conclave para eleição do novo papa.
E essa escolha terá influência direta das mudanças promovidas por Francisco enquanto esteve no comando da igreja católica.
Desde 7 de dezembro, quando ocorreu o último consistório, o Colégio Cardinalício é composto por 252 membros, dos quais 137 eleitores e 115 não eleitores.
Em dez reuniões do gênero, Francisco nomeou 150 cardeais. Na prática, apenas 2 em cada dez eleitores não devem seu título ao pontífice argentino, o que deve influenciar fortemente sua sucessão.
Hoje, 109 dos futuros eleitores em um eventual conclave terão sido escolhidos por Francisco, 23 por Bento XVI e apenas 5 por João Paulo II.
No conclave que elege o próximo pontífice nem todos os cardeais participam, somente os eleitores, aqueles com menos de 80 anos de idade, incluindo sete brasileiros.
- VEJA MAIS: Como declarar os seus investimentos? Guia gratuito do Seu Dinheiro ensina como acertar as contas com o Leão
Desde 2013, quando os cardeais eleitores da Europa representavam 56% do total, Francisco buscou as chamadas periferias da igreja, com foco sobretudo na África, na Ásia e na Oceania — então com 22 cardeais eleitores na soma dos três continentes.
Agora, a Europa tem 53 (38%) dos votantes (alguns dos quais com responsabilidades eclesiais noutros continentes), a América tem 38, a Ásia tem 24, África tem 18 e a Oceania tem 3.
Só no último consistório, em dezembro, foram 11 europeus, dos quais 5 italianos; 6 do continente americano, dos quais 5 sul-americanos, 3 asiáticos e 1 africano.
Francisco ainda ampliou o grupo de eleitores, que havia sido definido em 120 por Paulo VI em 1970. Foi ele quem definiu a idade de 80 anos para eleitores, o que permitiu a Francisco ampliar esse colégio.
Vale lembrar que 15 membros do Colégio de Cardeais fizeram 80 anos no ano passado, perdendo assim a condição de participar de um futuro conclave.
A escolha de um novo papa segue um processo rigoroso chamado conclave, que ocorre na Capela Sistina, no Vaticano, reunindo os cardeais eleitores com menos de 80 anos. Eles fazem um juramento de sigilo absoluto e iniciam as votações secretas para eleger o novo pontífice.
Os cardeais votam em rodadas sucessivas até que um candidato obtenha dois terços dos votos. Caso não haja consenso nas primeiras votações, novas rodadas são realizadas, intercaladas por momentos de oração e reflexão.
Após cada votação, as cédulas são queimadas. Se ninguém for eleito, a fumaça que sai da chaminé da Capela Sistina é preta. Quando um papa é escolhido, a fumaça torna-se branca.
*Com informações de Agência Brasil.
Como ganhar na loteria: a poucas semanas da Mega da Virada, série da Netflix traz a história real de uma fraude
Série mexicana recém-lançada traz uma história real de fraude, ganância e desespero em uma das loterias mais cobiçadas do país
Vazamento de GTA 6: os 19 segundos que viraram uma dor de cabeça para a Rockstar
Animações inacabadas viram munição em meio a demissões, críticas e instabilidade nos bastidores de GTA 6
Quanto custa o imponente anel de noivado de Miley Cyrus? O valor surpreende
A peça assinada por Jacquie Aiche combina exclusividade, tendência e um diamante de impressionar
Sucessão na presidência do Fed: Kevin Hassett afirma que ficaria “feliz em servir” na posição se Trump o escolher
O assessor econômico da Casa Branca fez a declaração neste domingo no programa “Fox and Friends”; a possibilidade de sua indicação já provocou reação nos mercados, que registraram alta nos EUA
Delegação ucraniana vai aos EUA para negociações de paz; horas antes Kiev recebe ataques russos
Enquanto a Ucrânia enfrenta bombardeios e apagões em Kiev, a delegação ucraniana busca avançar nas negociações com Washington para tentar encerrar a guerra com a Rússia
Miss Universo: Como funciona o negócio milionário que já foi de Trump — e agora causa revolta entre as misses
Entenda a engrenagem por trás do Miss Universo, concurso de beleza mais famoso do mundo que vem dando o que falar
Roubado por nazistas e quase destruído em um incêndio: a incrível história por trás do quadro de mais de R$ 1 bilhão
Tela de pintor austríaco Gustav Klimt se consagra como a segunda obra de arte mais cara já vendida em leilão; conheça a história por trás da tela
Montanhas e ruínas incas: o palco de Palmeiras x Flamengo na final da Copa Libertadores 2025
Entre montanhas e ruínas incas, o Monumental U recebe Palmeiras x Flamengo na Final da Copa Libertadores 2025, em um dos cenários mais impressionantes da América do Sul
Israel diz ter matado líder militar do Hezbollah em ataque a Beirute, no Líbano
Este foi o primeiro ataque israelense ao território do Líbano desde junho; Hezbollah fala em “escalada de ataques”
Final da Copa Sul-Americana 2025: veja horário e onde assistir a Atlético-MG x Lanús
Atlético-MG x Lanús decidem a Sul-Americana 2025 neste sábado, em Assunção; veja como chegam os finalistas e onde assistir
Ata do Fed revela que muitos dirigentes queriam manter juros inalterados até o fim do ano e alerta para risco nas ações de tecnologia
Dirigentes divergiram na última reunião sobre a necessidade de novos cortes nas taxas de juros, citando inflação elevada
O novo menor país da história a disputar uma Copa tem o tamanho de Curitiba e não tem nenhum jogador nascido em seu território
Com apenas 158 mil habitantes e 444 km², Curaçao se torna o menor país a disputar uma Copa — e o primeiro a chegar ao Mundial sem nenhum jogador nativo
O carro que definiu uma geração está de volta — e você não vai reconhecê-lo
O carro que dominou o país na passagem dos anos 1980 para os 1990 volta repaginado e pronto para disputar um novo mercado
Brasil x Tunísia: veja onde assistir ao amistoso e saiba o horário da partida
Confira onde e quando assistir ao amistoso entre Brasil x Tunísia, que faz parte da preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026
Antes de Atlético-MG x Lanús, estádio da final da Copa Sul-Americana 2025 virou palco de uma guerra por um território que também é do Brasil
Antes de receber Atlético-MG x Lanús na final da Copa Sul-Americana 2025, o Defensores del Chaco foi cenário de guerra, confronto territorial e reconstrução histórica
Casa Branca vê baixo risco de derrota sobre tarifas na Suprema Corte, diz Bessent
A decisão, aguardada para as próximas semanas, pode afetar cerca de US$ 200 bilhões em receitas alfandegárias já cobradas
EUA quer concluir acordo sobre terras raras com a China até o Dia de Ação de Graças, diz secretário do Tesouro
No mês passado, os EUA concordaram em não impor tarifas de 100% sobre as importações chinesas até fechar um novo acordo
Menos Apple (AAPL34), mais Google (GOGL34): Berkshire Hathaway vira a mão em sua aposta nas big techs
Essa foi a última apresentação do portfólio antes do fim da gestão de 60 anos de Warren Buffett como diretor executivo
EUA recuam em tarifas: Trump assina isenção para café, carne e frutas tropicais
A medida visa conter a pressão dos preços dos alimentos nos EUA e deve ser positiva para as exportações brasileiras
Ao som de música tema de Rocky, badalado robô humanoide russo vai a ‘nocaute’ logo na estreia; assista ao tombo
A queda do robô AIDOL, da Rússia, durante uma apresentação em uma feira de tecnologia gerou repercussão. A empresa responsável explicou o incidente e compartilhou a recuperação do humanoide