🔴 A TEMPORADA DE BALANÇOS DO 1T25 JÁ COMEÇOU – CONFIRA AS NOTÍCIAS, ANÁLISES E RECOMENDAÇÕES

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

O PONTÍFICE DAS AMÉRICAS

Adeus ao Papa Francisco: Vaticano inicia rito de 9 dias de celebração fúnebre; saiba o que acontece depois

Papa Francisco morreu aos 88 anos deixando um legado de significativas mudanças de paradigma na Igreja Católica.

Imagem do papa Francisco, vestido de branco, acenando para uma multidão de um ponto alto do Vaticano
Papa Francisco - Imagem: Divulgação/Vaticano

Habemus no Vaticano o Novendiali - nove dias de luto e orações - em honra ao Papa Francisco. O rito fúnebre teve início na manhã deste sábado (26) com a Missa de Exéquias, no átrio da Basílica de São Pedro, primeira celebração eucarística após três dias de velório aberto à visitação e homenagens de fiéis católicos ao pontífice argentino.

Ao menos 250 cardeais, além de bispos, padres, irmãs e irmãos religiosos participam da missa de corpo presente. O caixão de madeira e zinco, selado na noite de sexta-feira (25), foi colocado no átrio da Basílica, em frente ao altar.

“Diante dele, uma multidão, que deve chegar a centenas de milhares de pessoas, vindas de todas as origens geográficas, sociais, políticas e culturais, prestará suas últimas homenagens”, destacou a Santa Sé.

“Essa multidão diversificada representa a Igreja de Francisco, aquela que acolhe ‘todos, todos, todos’, como ele repetia incansavelmente”, acrescentou o Vaticano, em comunicado.

A celebração é acompanhada pelo coro da Capela Sistina.

Após a celebração, o caixão será levado para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde acontece a cerimônia de sepultamento. O cortejo fúnebre percorrerá uma distância de cerca de 4 quilômetros pelas ruas de Roma.

Leia Também

“Essa jornada permitirá que os fiéis se despeçam de seu bispo por um caminho que ele costumava fazer para rezar diante do ícone da Virgem Salus Populi Romani antes e depois de cada uma de suas viagens apostólicas e, até mesmo, recentemente, após suas internações”, destacou a Santa Sé.

Os nove dias de celebrações eucarísticas em sufrágio do pontífice morto serão marcados por missas no período que se inicia este sábado e segue até 4 de maio, sempre às 17h (horário local), na Basílica de São Pedro, com exceção da Missa da Divina Misericórdia, que será neste domingo (27), às 10h30 (horário local), na Praça de São Pedro.

O Novendiali é encerrado com os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, despedidas solenes que marcam o fim das exéquias.

O legado de Francisco

Passava um pouco de 2h35 (pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local) quando o Vaticano confirmou a morte do Papa Francisco, aos 88 anos. Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio sofria de uma doença pulmonar crônica e estava internado desde 14 de fevereiro devido a uma crise respiratória.

A causa da morte do pontífice foi oficializada: derrame e subsequente insuficiência cardíaca irreversível, informou o Vaticano em comunicado nesta tarde.

  • LEIA MAIS: O Lifestyle do Seu Dinheiro chegou para te manter atualizado sobre as principais tendências de comportamento e consumo; receba nossa newsletter gratuita

Dono de uma trajetória marcada pela humildade, Francisco foi eleito papa em março de 2013 em um cenário inédito nos últimos séculos: sucedeu a um sumo pontífice ainda vivo, Bento XVI (1927-2022), que renunciou em um momento de profunda crise na cúpula da igreja.

A escolha de Francisco foi uma quebra de paradigma: ele foi o primeiro comandante da igreja católica de fora da Europa em mais de 1,2 mil anos, o primeiro pontífice das Américas e o primeiro papa jesuíta da história.

Assim como sua trajetória, a escolha do nome foi emblemática — e contou com a ajuda de um brasileiro: foi o primeiro chefe do Vaticano a assumir o nome Francisco em toda a história da Igreja. Fez isso porque o cardeal brasileiro Cláudio Hummes (1934-2022), muito amigo e franciscano, pediu a ele que não se esquecesse dos mais pobres.

E não foi apenas pela quebra de inúmeros paradigmas que a trajetória de Francisco marcou os 12 anos em que esteve no comando da igreja católica. Ele também chamou atenção do mundo com um estilo humilde e preocupação com os pobres.

Ainda assim, não deixou de enfrentar conflitos dentro da própria Igreja Católica ao criticar o capitalismo e adotar um discurso de inclusão da população LGBTQIAPN+.

Sem o papa Francisco: o que acontece agora

Agora que Francisco morreu, a igreja católica entra em período de Sé Vacante.

Caberá ao camerlengo, cardeal responsável pela administração dos bens e Tesouro do Vaticano, o governo temporário e a transição de poder.

Atualmente, o cargo é ocupado pelo irlandês Kevin Joseph Farrell. Entre outras funções, ele irá organizar o conclave para eleição do novo papa.

E essa escolha terá influência direta das mudanças promovidas por Francisco enquanto esteve no comando da igreja católica.

Desde 7 de dezembro, quando ocorreu o último consistório, o Colégio Cardinalício é composto por 252 membros, dos quais 137 eleitores e 115 não eleitores.

Em dez reuniões do gênero, Francisco nomeou 150 cardeais. Na prática, apenas 2 em cada dez eleitores não devem seu título ao pontífice argentino, o que deve influenciar fortemente sua sucessão.

Hoje, 109 dos futuros eleitores em um eventual conclave terão sido escolhidos por Francisco, 23 por Bento XVI e apenas 5 por João Paulo II.

No conclave que elege o próximo pontífice nem todos os cardeais participam, somente os eleitores, aqueles com menos de 80 anos de idade, incluindo sete brasileiros.

Desde 2013, quando os cardeais eleitores da Europa representavam 56% do total, Francisco buscou as chamadas periferias da igreja, com foco sobretudo na África, na Ásia e na Oceania — então com 22 cardeais eleitores na soma dos três continentes.

Agora, a Europa tem 53 (38%) dos votantes (alguns dos quais com responsabilidades eclesiais noutros continentes), a América tem 38, a Ásia tem 24, África tem 18 e a Oceania tem 3.

Só no último consistório, em dezembro, foram 11 europeus, dos quais 5 italianos; 6 do continente americano, dos quais 5 sul-americanos, 3 asiáticos e 1 africano.

Francisco ainda ampliou o grupo de eleitores, que havia sido definido em 120 por Paulo VI em 1970. Foi ele quem definiu a idade de 80 anos para eleitores, o que permitiu a Francisco ampliar esse colégio.

Vale lembrar que 15 membros do Colégio de Cardeais fizeram 80 anos no ano passado, perdendo assim a condição de participar de um futuro conclave.

A escolha de um novo papa segue um processo rigoroso chamado conclave, que ocorre na Capela Sistina, no Vaticano, reunindo os cardeais eleitores com menos de 80 anos. Eles fazem um juramento de sigilo absoluto e iniciam as votações secretas para eleger o novo pontífice.

Os cardeais votam em rodadas sucessivas até que um candidato obtenha dois terços dos votos. Caso não haja consenso nas primeiras votações, novas rodadas são realizadas, intercaladas por momentos de oração e reflexão.

Após cada votação, as cédulas são queimadas. Se ninguém for eleito, a fumaça que sai da chaminé da Capela Sistina é preta. Quando um papa é escolhido, a fumaça torna-se branca.

*Com informações de Agência Brasil.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
DANDO UMA PAUSA

Justiça congela votação da Mobly (MBLY3) e dá fôlego à disputa com fundadores da Tok&Stok

30 de abril de 2025 - 17:24

Assembleia rejeita proposta que favoreceria a OPA da família Dubrule, mas juiz decide suspender os efeitos da votação; entenda o que está em jogo

TURBULÊNCIA NO AR

Azul (AZUL4) obtém financiamento adicional de R$ 600 milhões em meio à queda das ações

30 de abril de 2025 - 16:48

Azul enfrenta turbulências com ações em baixa, dívida elevada e nova captação de R$ 600 milhões para manter operações

QUEDA DE BRAÇO

Trump pressionou, Bezos recuou: Com um telefonema do presidente, Amazon deixa de expor tarifas na nota fiscal

30 de abril de 2025 - 15:59

Após conversa direta entre Donald Trump e Jeff Bezos e troca de farpas com a Casa Branca, Amazon desiste de exibir os custos de tarifas de importação dos EUA ao lado do preço total dos produtos

TOUROS E URSOS #220

Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) têm fôlego para pagar bons dividendos, mas só uma delas oferece perspectiva de ganho de capital, diz analista da Empiricus

30 de abril de 2025 - 15:05

No podcast Touros e Ursos desta semana, Ruy Hungria fala sobre impacto do tarifaço de Donald Trump no lucro de duas das maiores empresas do Ibovespa e diz o que o investidor deve esperar dos proventos

JUNTANDO OS TIJOLINHOS

Gafisa (GFSA3) recebe luz verde para grupamento de 20 por 1 e ação dispara mais de 10% na bolsa

30 de abril de 2025 - 13:57

Na ocasião em que apresentou a proposta, a construtora informou que a operação tinha o intuito de evitar maior volatilidade e se antecipar a eventuais cenários de desenquadramento na B3

TCHAU, QUERIDA?

Balanço da Weg (WEGE3) frustra expectativa e ação despenca 10% na bolsa; o que fazer com a ação agora

30 de abril de 2025 - 12:48

Lucro líquido da companhia aumentou 16,4% na comparação anual, mas cresceu menos que o mercado esperava

O QUE VEM POR AÍ

Petrobras (PETR4) opera em queda, mas nem tudo está perdido: chance de dividendo bilionário segue sobre a mesa

30 de abril de 2025 - 12:37

A estatal divulgou na noite de terça-feira (29) os dados de produção e vendas do período de janeiro e março, que foram bem avaliados pelos bancos, mas não sobrevive às perdas do petróleo no mercado internacional; saiba o que está por vir com relação ao balanço

ABRINDO A TEMPORADA

Santander (SANB11) divulga lucro de R$ 3,9 bi no primeiro trimestre; o que o CEO e o mercado têm a dizer sobre esse resultado?

30 de abril de 2025 - 11:58

Lucro líquido veio em linha com o esperado por Citi e Goldman Sachs e um pouco acima da expectativa do JP Morgan; ações abriram em queda, mas depois viraram

TREINO ATIVO

Mexendo o esqueleto: B3 inclui Smart Fit (SMFT3) e Direcional (DIRR3) na última prévia do Ibovespa para o próximo quadrimestre; veja quem sai para dar lugar a elas

30 de abril de 2025 - 11:08

Se nada mudar radicalmente nos próximos dias, as duas ações estrearão no Ibovespa em 5 de maio

Mundo FIIs

Fundos imobiliários: ALZR11 anuncia desdobramento de cotas e RBVA11 faz leilão de sobras; veja as regras de cada evento

30 de abril de 2025 - 11:06

Alianza Trust Renda Imobiliária (ALZR11) desdobrará cotas na proporção de 1 para 10; leilão de sobras do Rio Bravo Renda Educacional (RBVA11) ocorre nesta quarta (30)

IR 2025

Entregou a declaração com erro ou ficou faltando alguma informação? Veja como retificar

30 de abril de 2025 - 10:05

Aprenda a preencher a declaração retificadora e corrigir erros e omissões em declarações que já foram entregues, em um prazo de até cinco anos após o envio da declaração original

THE 50 BEST BARS

Conheça os 50 melhores bares da América do Norte

30 de abril de 2025 - 9:52

Seleção do The 50 Best Bars North America traz confirmações no pódio e reforço de tendências já apontadas na pré-lista divulgada há algumas semanas

PIX DO LEÃO

Receita Federal paga nesta quarta-feira lote residual do Imposto de Renda; veja se o seu pix cai hoje

30 de abril de 2025 - 9:19

Mais de 279 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram pendências recebem restituição do IR nesta quarta (30); confira como consultar e receber o valor

MUDANÇA NO APETITE

Fundos de ações ESG registram fuga de capitais no primeiro trimestre, enquanto fundos de renda fixa sustentáveis atraem investidores

30 de abril de 2025 - 9:05

Movimento reflete cautela dos investidores com volatilidade e busca por maior proteção em ativos de renda fixa sustentáveis, aponta pesquisa da Morningstar

VELOZES E TECNOLÓGICOS

Corrida Inteligente: 10 gadgets que realmente fazem a diferença em 2025

30 de abril de 2025 - 8:16

Da prática física à experiência high-tech: wearables e dados transformam a corrida, impulsionando o mercado e atletas em busca de performance e saúde

FERIADÃO À VISTA

Como fica a rotina no Dia do Trabalhador? Veja o que abre e fecha nos dias 1º e 2 de maio

30 de abril de 2025 - 7:30

Bancos, bolsa, Correios, INSS e transporte público terão funcionamento alterado no feriado, mas muitos não devem emendar; veja o que muda

BANCÕES NA PARADA

Santander (SANB11) bate expectativas do mercado e tem lucro de R$ 3,861 bilhões no primeiro trimestre de 2025

30 de abril de 2025 - 6:34

Resultado do Santander Brasil (SANB11) representa um salto de 27,8% em relação ao primeiro trimestre de 2024; veja os números

SD ENTREVISTA

Nova Ordem Mundial à vista? Os possíveis desfechos da guerra comercial de Trump, do caos total à supremacia da China

30 de abril de 2025 - 5:52

Michael Every, estrategista global do Rabobank, falou ao Seu Dinheiro sobre as perspectivas em torno da guerra comercial de Donald Trump

DIÁRIO DOS 100 DIAS

Donald Trump: um breve balanço do caos

29 de abril de 2025 - 21:00

Donald Trump acaba de completar 100 dias desde seu retorno à Casa Branca, mas a impressão é de que foi bem mais que isso

FIM DA NOVELA (OU DA GUERRA)

Reviravolta na Eletrobras (ELET3): Marcelo Gasparino fica fora, Juca Abdalla e Carlos Márcio entram para o conselho

29 de abril de 2025 - 20:27

Candidatos indicados pela administração da elétrica formam maioria no conselho depois da votação realizada nesta terça-feira (29) — a primeira grande reformulação desde a privatização

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar