🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Bia Azevedo

Bia Azevedo

Jornalista pela Universidade de São Paulo (USP). Em 2025, esteve entre os 50 jornalistas mais admirados da imprensa de Economia, Negócios e Finanças do Brasil. Já trabalhou como coordenadora e editora de conteúdo das redes sociais do Seu Dinheiro e Money Times. Além disso, é pós-graduada em Comunicação digital e Business intelligence pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

SD ENTREVISTA

“Desinteresse dos jovens pela faculdade é papo de redes sociais, não realidade”, diz CEO da Cogna (COGN3), dona da Anhanguera e outras

Em entrevista exclusiva ao Seu Dinheiro, o CEO da Cogna, Roberto Valério, questina a narrativa de que a Geração Z estaria “largando a faculdade” e fala sobre o avanço da inteligência artificial no mercado de trabalho

Bia Azevedo
Bia Azevedo
18 de setembro de 2025
6:10 - atualizado às 10:42
Retrato profissional de Roberto Valério, CEO da Cogna Educação. Ele é um homem careca de óculos, vestindo uma camisa xadrez clara. A imagem em estúdio tem um fundo cinza com um efeito esfumaçado e iluminação dramática, com o executivo olhando diretamente para a câmera com uma expressão séria
Roberto Valério, CEO da Cogna -

Se você esteve na internet nos últimos meses, provavelmente foi impactado pela narrativa do jovem desinteressado pela educação superior. A teoria que circula entre TikToks e posts no Instagram é de que a geração Z estaria vendo pouco valor na faculdade, diante da promessa de enriquecimento fácil nas redes sociais, por exemplo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, para o CEO da Cogna, Roberto Valério, isso é papo de influenciadores na internet e não tem respaldo na realidade. A empresa controla faculdades como Anhanguera, Pitágoras, Unopar, Uniderp, Unime e outras.

“Tem muita discussão sobre um tema que, na prática, não vemos na vida real. Basta olhar nossos números: a base de alunos da graduação tem crescido de forma consistente. Se é assim, é porque tem demanda”, destaca o executivo, em uma entrevista exclusiva para o Seu Dinheiro.

  • No segundo semestre, a base total de alunos da graduação na Cogna cresceu 5,4%, para 1,2 milhão. Excluindo o Prouni, esse avanço foi de 7%. A empresa reportou, no segundo trimestre, o 16º trimestre consecutivo de crescimento da base de alunos.

Veja abaixo a evolução da base de alunos da Kroton, unidade de ensino superior da empresa, nos últimos 5 anos: 

Fonte: divulgação anual de resultados Cogna

Na primeira parte dessa conversa com o CEO da Cogna, falamos sobre o momento atual da empresa, cujas ações triplicaram na bolsa este ano, e o que esperar para o futuro. Você pode conferir neste link.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não faz mais sentido fazer faculdade?

O CEO afirma que grandes influenciadores podem estar passando a impressão de que não vale mais a pena estudar por anos, mas isso não ecoa no dia a dia das pessoas — muito pelo contrário.

Leia Também

Para Valério, o ensino superior está diretamente ligado a uma renda maior: “No fundo, a gente sabe que uma pessoa formada tem muito mais chance de ter um bom emprego e uma renda melhor. Claro, você pode se arriscar ser um influencer, mas a chance é que não dê certo”.

No Brasil, ter um diploma aumenta as chances de ter um emprego e melhores salários, que chegam a mais que o dobro daqueles que têm formação até o ensino médio, de acordo com dados da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Os dados mostram que brasileiros de 25 a 64 anos que concluem o ensino superior ganham, em média, 148% a mais do que aqueles que têm até o ensino médio. Essa diferença é maior do que a média dos países da OCDE, que é de um salário médio 54% maior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas um a cada cinco brasileiros de 25 anos ou mais tem ensino superior, conforme dados de 2024.

Por outro lado, os grupos de trabalhadores sem instrução e/ou com fundamental incompleto foram os únicos que viram o salário crescer acima da inflação entre 2012 e 2024, segundo uma pesquisa do IBGE. O rendimento médio subiu 41% no período para os sem instrução, enquanto recuou para os que têm ensino médio e superior.

E a inteligência artificial?

E se, por um lado, há quem acredite que o diploma da faculdade não vale para nada, tem o grupo dos jovens universitários que se preocupam com um fantasma cada vez mais persistente: a inteligência artificial vai roubar os empregos deles? Como não perder espaço para robôs?

“Sair da faculdade hoje sem saber usar ferramentas de IA é a mesma coisa que concluir um curso há 20 anos e não conseguir usar uma calculadora. Essa tecnologia veio para ficar e os profissionais precisam olhar para isso”, diz Valério.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo ele, as instituições da Cogna oferecem disciplinas sobre isso na grade curricular tanto da graduação, como em cursos livres. 

O executivo enfatiza que a empresa já tem mais de cem projetos envolvendo o desenvolvimento e aplicação da inteligência artificial. A Cogna segmenta essas iniciativas em quatro frentes: aprendizagem, melhoria de processos, produtividade e novos produtos.

“É impossível lutar contra a realidade e a transformação da sociedade. O que uma empresa de educação tem que fazer é se ajustar para atender às novas demandas. À medida que as coisas vão acontecendo, o que devemos fazer é ser flexíveis para que o nosso aluno tenha um currículo mais atual possível”, ressalta Valério.

Como a Cogna está usando a IA

Valério deu alguns exemplos do que está sendo elaborado lá dentro. O primeiro deles é uma ferramenta para melhorar o currículo de graduação conforme as demandas mais atuais do mercado, a Emprega.ai

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Ela lê todas as vagas de emprego que existem no mercado e identifica quais são as habilidades solicitadas. Depois, ela olha o nosso currículo e indica melhorias ou adaptações. Inclusive, já estamos no nível de indicar para o aluno. A ferramenta vê as vagas pelas quais eles se interessam, identificam pontos a serem melhorados no currículo e indicam cursos que podem ser feitos para resolver o problema”, diz o CEO.

No portal, o aplicante pode, inclusive, fazer simulações de entrevista de emprego para a posição desejada e regular o tom do entrevistador.

Outra aplicação de IA ressaltada por Valério é a Plurall, um ambiente virtual de aprendizagem que funciona como um complemento digital para o material didático físico usado nas escolas parceiras das empresas da Cogna. 

“Através do sistema criado, os alunos podem tirar dúvidas. O agente de inteligência artificial é executado em um desenvolvimento feito por nós em parceria com a AWS e ele só acessa os nossos conteúdos. No caso do Anglo [que também é controlado pela Cogna], por exemplo, são mais de 75 anos de história e matérias para o aluno explorar”, afirma o CEO.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para os professores, já é possível usar a inteligência artificial para gerar apresentações e preparar os conteúdos das aulas. Inclusive, com atividades propostas para sala e lição de casa, além de vídeos e imagens ilustrativas criadas por IA. 

E, no caso da correção das atividades, o docente também conta com ajuda do robô, que olha o trabalho entregue com sugestão de nota e possíveis apontamentos. 

“Não é que o professor não vai olhar, mas ele já vai lidar com um material que passou por uma espécie de triagem. Com isso, conseguimos passar muito mais atividades aos alunos sem sobrecarregar ninguém”, afirma Valério.

Além disso, com o armazenamento de dados, no caso das aulas do ensino superior. Todo o conteúdo — inclusive as dicas dadas pelo professor nas aulas e o conteúdo escrito na lousa  — ficam em uma plataforma que pode ser consultada pelos alunos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O agente de IA do ensino superior consegue ouvir o professor, ver o que ele está escrevendo na lousa. Se um aluno fizer uma pergunta, ele consegue responder com base na aula específica, contextualizando. Isso já está sendo feito”, afirma Valério.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
TECNOLOGIA VERDE

WEG (WEGE3) anuncia fábrica de baterias em SC para impulsionar expansão em energias renováveis; confira os detalhes

4 de fevereiro de 2026 - 15:36

Nova unidade em Itajaí terá foco em sistemas de armazenamento de energia e deve gerar 90 empregos diretos até 2027

SAÍDA DA LIDERANÇA

Raízen (RAIZ4) anuncia segunda renúncia do conselho de administração em menos de uma semana; o que acontece com a empresa?

4 de fevereiro de 2026 - 14:59

Já é a segunda mudança da empresa, que atua com cultivo de cana-de-açúcar, produção de etanol, açúcar e bioenergia, em poucos dias

ENTENDA O HISTÓRICO

Sócia da Fictor quer mais tempo para cumprir exigências básicas na oferta para empresa que “sobrou” após IPO reverso da Fictor Alimentos

4 de fevereiro de 2026 - 14:30

Oferta anunciada em 2025 segue sem sair do papel após pedido de prazo da Aqwa, subsidiária da holding americana parceira da Fictor

REAÇÃO AO RESULTADO

O que faltou no balanço do Santander Brasil no 4T25? Por que SANB11 cai na bolsa mesmo com o maior lucro em 4 anos

4 de fevereiro de 2026 - 12:12

Ação cai mesmo com lucro acima do consenso; entenda a visão dos analistas sobre o 4T25 do Santander

APÓS O BALANÇO

“O país não deveria aceitar que um novo Banco Master possa acontecer de novo”, diz CEO do Santander Brasil (SANB11)

4 de fevereiro de 2026 - 11:51

Durante teleconferência de balanço do Santander Brasil, o CEO Mario Leão comentou o caso do Banco Master e revelou o que esperar da estratégia do banco daqui para frente

COMO FICAM OS ACIONISTAS

Hypera (HYPE3) anuncia aumento de capital de R$ 1,5 bilhão, mas BTG não gostou; entenda o porquê

4 de fevereiro de 2026 - 11:30

BTG vê aumento de capital da Hypera como sinal de dificuldade para reduzir dívida de forma orgânica e alerta para diluição de até 10% aos acionistas

CASO MASTER

Alvo da PF, fundador da Reag tem participação relevante no BRB, diz estatal; entenda

4 de fevereiro de 2026 - 9:57

Considerando todas as classes de ações, João Carlos Mansur chegou a 4,55% do capital total do BRB

FUNCIONÁRIOS MILIONÁRIOS

O preço da inovação: entenda a política salarial que faz da Nvidia uma ‘fábrica de milionários’ também para quem trabalha lá

4 de fevereiro de 2026 - 9:37

Abordagem do CEO da Nvidia impacta positivamente a remuneração dos funcionários de longa data em meio ao crescimento da companhia

SURPRESA OU DÉJÀ-VU?

Itaú (ITUB4) sem surpresas? Performance do 4T25 pode ser “bola cantada” — mas investidor deveria estar de olho em outro anúncio

4 de fevereiro de 2026 - 7:17

O banco deve apresentar mais um desempenho sólido, reforçando a fama de instituição que não surpreende — e mesmo assim lidera

RESULTADO

Santander Brasil (SANB11) tem melhor lucro em 4 anos e ROE sobe a 17,6% — mas inadimplência acende alerta no 4T25

4 de fevereiro de 2026 - 6:32

Banco entrega resultado acima do esperado em meio a rumores de OPA, enquanto saúde da carteira de crédito segue no radar; veja os destaques do balanço

HORA DE COMPRAR

Vivara (VIVA3): nem ouro e prata caros tiram ação da lista de queridinhas. Por que BTG e Santander seguem tranquilos?

3 de fevereiro de 2026 - 19:02

BTG Pactual e Santander avaliam que os riscos de curto prazo foram exagerados e mantêm recomendação de compra para a ação

VAI PINGAR POUCO?

A torneira de dividendos da Petrobras (PETR4) vai fechar? Os motivos para o Bradesco BBI cortar a recomendação das ações da petroleira

3 de fevereiro de 2026 - 16:55

Analistas do banco apontam fundamentos frágeis para o petróleo e riscos na agenda da estatal, mas o mercado segue otimista com Ibovespa em recorde

HORA DE COMPRAR

A máquina de aquisições parou, e o BTG Pactual gostou: por que a Allos (ALOS3) virou a “queridinha” do banco?

3 de fevereiro de 2026 - 16:30

Deixando para trás uma política mais agressiva de M&As (fusões e aquisições), a empresa agora foca em gerar valor ao acionista — e o BTG Pactual gostou bastante da alteração na rota

ANTES DO BALANÇO

Santander Brasil (SANB11) pode sair da bolsa brasileira? Citi vê OPA no horizonte, enquanto mercado aguarda balanço do 4T25

3 de fevereiro de 2026 - 16:02

Com capital sobrando e foco em eficiência, grupo espanhol avalia simplificação da estrutura — e Brasil pode estar no radar, de acordo com o banco norte-americano

VEJA QUAL É

O setor açúcar e etanol anda mal, mas o Itaú BBA acredita que esta ação deve estar na carteira — potencial de alta é de 36%

3 de fevereiro de 2026 - 15:01

Banco iniciou cobertura do papel com recomendação de compra, apesar do cenário adverso para o segmento

Bilionários

Como fechar lojas devolveu a um empresário o posto de terceiro homem mais rico do mundo — ao menos momentaneamente

3 de fevereiro de 2026 - 12:58

Jeff Bezos viu sua fortuna crescer com o anúncio de fechamento de lojas físicas da Amazon Go e Fresh.

TOP 1

Elon Musk junta SpaceX e xAI em negócio de US$ 1,25 trilhão e vai direto para o topo do ranking histórico das megafusões

3 de fevereiro de 2026 - 11:45

A incorporação da xAI pela SpaceX coloca a jogada de Elon Musk no topo do ranking histórico das maiores fusões e aquisições da história

FÔLEGO CURTO

Caso Fictor: Justiça concede “fôlego” de 30 dias à holding — mas sob suspeita de pirâmide financeira

3 de fevereiro de 2026 - 11:32

Decisão liminar concede alívio parcial à holding, mas impõe uma perícia para investigar acusações de fraude e capital inflado

VEJA OS DETALHES

Correndo para sair da recuperação judicial, Azul (AZUL53) anuncia mais uma oferta de ações que pode movimentar R$ 5 bilhões

3 de fevereiro de 2026 - 10:40

Oferta de ações faz parte do plano sob o Chapter 11 e busca reduzir dívidas e atrair capital de longo prazo

A FATURA DA FRAUDE

Investidores da Americanas (AMER3) cobram R$ 12,8 bilhões e tentam fazer ex-controladores pagarem a conta da fraude

3 de fevereiro de 2026 - 10:03

Acionistas alegam prejuízos causados por demonstrações financeiras fraudadas e pedem responsabilização de Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Telles após o colapso da empresa, em 2023

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar