O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Além da recompra de cotas, o fundo imobiliário aprovou conversão dos imóveis do portfólio para uso residencial ou misto

*O título original da matéria "FII Arch Edifícios Corporativos (AIEC11) sai na frente e anuncia recompra de cotas com nova regra da CVM; entenda a operação" foi alterado para "FII Arch Edifícios Corporativos (AIEC11) sai na frente e aprova recompra de cotas com nova regra da CVM; entenda a operação" porque, apesar da aprovação dos cotistas, o FII não anunciou ao mercado.
Os fundos imobiliários ganharam, ainda em maio deste ano, uma nova possibilidade: a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) passou a autorizar a recompra de cotas negociadas na bolsa de valores.
Até agora, nenhum FII havia aprovado uma operação do tipo. Porém, a espera dos investidores do setor imobiliário acabou nesta terça-feira (15): o Arch Edifícios Corporativos (AIEC11) saiu na frente e aprovou a recompra de cotas.
Segundo o documento divulgado nesta noite, a operação vai ocorrer no mercado secundário após a divulgação aos cotistas e ao mercado.
Vale lembrar que programas de recompra são comuns entre as empresas listadas na B3. As companhias costumam recorrer à operação quando suas ações passam a ter descontos excessivos, frequentemente para demonstrar aos investidores a confiança da gestão no negócio.
Após os fundos imobiliários experimentarem uma forte queda em dezembro de 2024, a discussão sobre a possibilidade de eles recomprarem cotas ganhou destaque no mercado.
Leia Também
Isso porque, desde então, a maior parte dos FIIs, mesmo aqueles com fundamentos sólidos, ainda apresentam descontos altos em relação ao valor patrimonial, apesar da recuperação já observada em 2025.
Em maio deste ano, a CVM anunciou a autorização para a recompra de cotas dos fundos imobiliários negociados em bolsa. Porém, estabeleceu que a operação deve respeitar o limite de até 10% do patrimônio líquido do FII.
Além disso, as cotas adquiridas devem ser canceladas, não podendo ser mantidas em tesouraria. A xerife dos mercados ainda estipulou que a operação não será autorizada quando houver informação não divulgada que possa alterar substancialmente o valor da cota.
As gestoras dos fundos imobiliários devem anunciar a recompra de cotas com 14 dias de antecedência. A operação terá validade por 12 meses.
O FII AIEC11 não tem vivido os melhores dias na bolsa de valores. Em junho, o fundo imobiliário registrou queda de 3,51%, além de acumular baixa de 55,31% desde o início das negociações das cotas na B3.
O Arch Edifícios Corporativos vem enfrentando dificuldades após dois locatários anunciarem a rescisão antecipada dos contratos de locação.
Isso porque o FII possui apenas dois imóveis presentes no portfólio, um localizado no centro do Rio de Janeiro e o outro no complexo Rochaverá, em São Paulo.
Os empreendimentos estavam locados respectivamente para o IBMEC (RJ) e a Dow (SP) com contratos na modalidade atípica.
Porém, em 2023, a Dow anunciou que não renovaria o contrato, desocupando o imóvel no final de 2024.
Em seguida, foi a vez do IBMEC anunciar a rescisão antecipada do contrato, que previa a locação até 2032.
Assim, a partir de 2026, o imóvel será desocupado. O IBMEC seguirá pagando o aluguel até o final deste ano.
Além disso, a instituição de ensino pagou uma multa rescisória de R$ 2,62 por cota em janeiro.
Com o aumento da vacância, a gestão do AIEC11, a Arch Capital, propôs a recompra de cotas, assim como a conversão dos dois imóveis para uso residencial ou misto.
“Em um cenário de tantas assimetrias, a recompra protege o cotista, reforçando o compromisso com uma gestão ativa”, afirmou André Dias, diretor da Arch Capital, em nota.
CARTEIRAS RECOMENDADAS
CHOQUE DE JUROS NA BOLSA
A HORA DA PECHINCHA?
MERCADOS HOJE
SD ENTREVISTA
ENTREVISTA EXCLUSIVA
TESE POSITIVA
QUEM PAGA MAIS?
MERCADOS NA SEMANA
OTIMISMO SELETIVO
ESTRATÉGIA DO GESTOR
VEIO A RESSACA?
TOUROS E URSOS #274
MEXENDO NO PORTFÓLIO
FUNDOS DE INVESTIMENTO
JANELA DE OPORTUNIDADE
CARTA DE MAIO
ESTRATÉGIA DE INVESTIMENTO
VAI PINGAR NA CONTA?
DE OLHO NO VP