🔴 OPÇÕES NA BOLSA: GANHOS ALTOS PODEM ACONTECER NO CURTÍSSIMO PRAZO – ENTENDA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

TOP PICK

As cinco ações do Itaú BBA para lucrar: de Sabesp (SBSP3) a Eletrobras (ELET3), confira as escolhidas após a temporada de resultados

Banco destaca empresas que superaram as expectativas no segundo trimestre em meio a um cenário desafiador para o Ibovespa

elétrica saneamento eletrobras elet3 sabesp sbsp3 oferta de ações
Imagem: Canva / Montagem: Giovanna Figueredo

A temporada de resultados do segundo trimestre de 2025 (2T25) trouxe um respiro aos investidores. A avaliação do Itaú BBA é de que as empresas listadas mostraram um desempenho "ligeiramente positivo" em suas operações entre abril e junho. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em relatório, analistas apontam que as empresas que compõem o Ibovespa registraram um crescimento de 14% no lucro líquido, superando em 1,3% as projeções da casa. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) cresceu 4,2%, ficando 5,2% acima do esperado. As receitas, por sua vez, aumentaram 8,4%, em linha com as expectativas. 

Para ser exato, 46,3% das companhias superaram as estimativas de lucro líquido e 19,9% ficaram em linha. No nível de Ebitda, 31,1% das empresas superaram as expectativas. Isso significa que mais empresas superaram as expectativas operacionais do que ficaram abaixo.

E a boa notícia se estende à saúde financeira das empresas: a alavancagem agregada permaneceu estável no período do segundo trimestre. 

Segundo o Itaú BBA, o múltiplo de endividamento do Ibovespa ficou em 1,8 vez a dívida líquida pelo Ebitda. Os analistas afirmam que é um sinal de que o aumento da dívida líquida foi compensado pelo crescimento do lucro operacional no período. A média histórica do índice é de 2,4 vezes. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nove dos 16 setores mostraram um aumento na alavancagem em relação ao primeiro trimestre do ano. Os setores de distribuição de combustíveis e utilities (energia e saneamento) registraram os maiores aumentos, enquanto a redução foi maior entre empresas de siderurgia e mineração e consumo discricionário.

Leia Também

AS 3 ESTAÇÕES

Ganho de até 50% em dólares: as ações que florescem na primavera da bolsa brasileira 

MUDOU A META?

Meta (META) cai mais de 7% após balanço; veja 3 pontos para prestar atenção, segundo o Safra

A avaliação geral é de que os balanços do segundo trimestre revelam pontos de otimismo, mas também desafios à frente.

As cinco ações escolhidas pelo Itaú BBA 

Em um ambiente de incertezas, algumas ações se destacam pelo seu momentum de resultados, segundo o BBA. A equipe de estratégia do banco selecionou cinco nomes que merecem a atenção do investidor:

  • Sabesp (SBSP3)
  • Eletrobras (ELET3)
  • GPS (GGPS3)
  • BTG Pactual (BPAC11)
  • Rede D’Or (RDOR3)

A Sabesp (SBSP3) entrou no top 5 ações depois de superar significativamente as expectativas de lucro líquido (64,4%) e Ebitda (11,8%) no 2T25. A empresa ganhou ainda mais destaque por apresentar um desempenho inferior antes da divulgação dos resultados. Para o fechamento de 2025, a empresa projeta o maior crescimento de lucro líquido do Ibovespa: 358,5%. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Eletrobras (ELET3) é outra das cinco ações, embora apresente tendências dúbias. A empresa superou as expectativas no 2T25, com lucro líquido 207,2% acima do esperado. No entanto, apresenta as menores projeções de crescimento para 2025: -52,1% de lucro líquido e -14,2% de Ebitda. A aposta está no futuro: o BBA espera preços melhores de energia até 2027. 

A GPS (GGPS3) superou as expectativas de Ebitda (6,6%) e vendas (2,0%) no 2T25, mesmo subestimando o mercado antes do anúncio. Após a divulgação dos resultados, as ações subiram 14,4% e acumularam uma valorização de 26,2% no acumulado do ano.

O BTG Pactual (BPAC11) tem o mesmo mérito das anteriores: superou as estimativas de lucro líquido (11,0%) e vendas (14,1%) no 2T25, apesar do desempenho inferior antes da divulgação. A empresa projeta 102,6% de crescimento de lucro líquido em 2025, mas, paradoxalmente, menor crescimento de vendas (-18,4%). 

Por fim, a Rede D’Or (RDOR3) superou as estimativas de lucro líquido (8,2%), Ebitda (5,5%) e vendas (2,0%). O relatório, entretanto, não aprofunda na análise da empresa. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os desafios do terceiro trimestre 

Apesar do desempenho positivo, o cenário para o terceiro trimestre exige mais cautela, segundo o banco. 

O período de julho a setembro reserva "comparações difíceis" e um novo cenário no que diz respeito à comparação de juros ano a ano. O impacto passa de 398 pontos-base no 2T25 para 447 pontos-base de aumento médio no 3T25, o que pode pressionar o lucro das empresas domésticas. 

Além disso, há um risco de revisões para baixo nas estimativas de lucro devido à desaceleração econômica e à queda nos preços das commodities. As estimativas consolidadas do BBA de lucro líquido para o Ibovespa já foram revisadas para baixo em 2,6% para 2025 e 1,8% para 2026 nos últimos três meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
20 de outubro de 2026 - 15:07
Imagem gerada por inteligência artificial mostra um prédio, uma casa, moedas e uma ampulheta, representando o rendimento em aluguéis ou fundos imobiliários ao longo do tempo 20 de outubro de 2026 - 12:32
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 20 de outubro de 2026 - 12:04
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 18 de outubro de 2026 - 15:30
Logo da Petrobras e, ao fundo, ilustração de barris de petróleo e gráfico de ações 17 de outubro de 2026 - 9:58
Em um fundo com gráficos e correntes, Bruno Marques, gestor de multimercados macro da XP Asset, aparece em primeiro plano. Ele usa camisa azul clara e malha azul marinho. Do lado esquerdo, a pergunta: Juros vão travar a bolsa? 16 de outubro de 2026 - 12:17
renda fixa selic 15 de outubro de 2026 - 18:07
fii fundo imobiliario lajes corporativas escritorios 15 de outubro de 2026 - 17:30
ETF, sigla para Exchange Traded Funds (no português, fundos de índice) e moedas para representar o investimento nesses ativos 15 de outubro de 2026 - 12:45
Posto da Petrobras (PETR4) ao lado de uma bandeira do Brasil 14 de outubro de 2026 - 16:27
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar