🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Monique Lima

Monique Lima

Monique Lima é jornalista com atuação em renda fixa, finanças pessoais, investimentos e economia, com passagem por veículos como VOCÊ S/A, Forbes, InfoMoney e Suno Notícias. Formada em Jornalismo em 2020, atualmente, integra a equipe do Seu Dinheiro como repórter, produzindo conteúdos sobre renda fixa, crédito privado, Tesouro Direto, previdência privada e movimentos relevantes do mercado de capitais.

SE TU NÃO QUER…

A ‘xepa’ dos fundos listados: FIIs, FI-Infras e fiagros estão tão descontados na bolsa que gestores preferem comprar cotas a outros ativos

Em painel na TAG Summit, gestores afirmaram que está valendo mais a pena para os hedge funds imobiliários e FI-Infras comprar cotas de outros fundos da sua classe do que investir diretamente em ativos individuais

Monique Lima
Monique Lima
6 de maio de 2025
19:05 - atualizado às 19:06
Daniel Pegorini, sócio-fundador e CEO da Valora Investimentos; Rodrigo Possenti, Head de Fundos Imobiliário do Fator e Ulisses Nehmi, CEO da Sparta, em painel na TAG Summit - Imagem: Reprodução/ TAG Summit 2025

Os preços das cotas dos fundos listados, como fundos imobiliários, FI-Infras e fiagros, estão tão descontados, na avaliação de gestores, que está valendo mais a pena comprar cotas desses fundos do que novos ativos para compor os portfólios. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa foi a avaliação de Daniel Pegorini, sócio-fundador e CEO da Valora Investimentos, e de Ulisses Nehmi, CEO da Sparta, durante painel na TAG Summit, em evento realizado nesta terça-feira (6). 

Segundo Ulisses Nehmi, nunca foi uma estratégia da Sparta comprar cotas de outros fundos, mas o deságio de preço dos ativos listados em bolsa é tão grande que a gestão acabou cedendo. 

“Estamos falando de descontos de mais de 10% em portfólios muito bons. Tem mais oportunidade nesses fundos, que têm títulos bons em suas carteiras, do que nos títulos que estão saindo agora, com retornos menores e preços maiores”, diz. 

O gestor afirma que, em 2023, quando aconteceu o evento Americanas, a Sparta conseguiu comprar muitas debêntures a bons preços para compor seus fundos de renda fixa. Porém, de lá para cá, o cenário mudou, com os prêmios [retorno extra em relação aos títulos públicos] diminuindo entre as boas emissoras. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O cenário é um pouco diferente para os hedge funds focados no mercado imobiliário, segundo Pegorini. Porém, a estratégia de compra de fundos é a mesma. 

Leia Também

“Atualmente, nosso hedge fund tem a maior carteira de FIIs que já teve. Estamos fortemente comprados em fundos. Estamos falando de ativos com 15%, 20% de desconto nos preços, pagando dividendos altos. É o nosso foco agora”, disse. 

Ações e crédito privado perderam espaço. 

O CEO da Valora vê mais valor na diversificação da carteira de um fundo e nos seus dividendos do que na compra de um ativo individual neste momento. Mesmo com a valorização de 9% que o Ifix, principal índice de fundos imobiliários da B3, registrou de janeiro até abril, o gestor afirma que ainda há FIIs muito descontados. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Entenda como funcionam os hedge funds imobiliários e suas diferenças para os fundos de fundos imobiliários (FOFs) nesta outra matéria.

Inversão de valores nos fundos listados

Para os gestores, a premissa de que juros altos são ruins para o mercado imobiliário não é verdadeira. Rodrigo Possenti, head de fundos imobiliários do Fator, afirma que é um momento ótimo para a compra de imóveis.

O problema é a perda de valor dos fundos listados em bolsa, que prejudica as possibilidades de captação de recursos via mercado de capitais para mais aquisições. 

“A curva de juros tem menos impacto nessa lógica da economia real e tem mais a ver com os movimentos de mercado, que têm muito de movimento de manada”, diz Pegorini, da Valora.

“Um investidor se dispõe a vender um FII com 30% de deságio no preço em relação ao patrimônio. Essa pessoa faria o mesmo se fosse a negociação da sua casa? Esse tipo de coisa acontece no mercado de fundos porque não tem os institucionais para dar base. Porque são eles que entendem o valor desses ativos, seus fundamentos”, afirma, lembrando da grande quantidade de pessoas físicas nesse mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ulisses Nehmi, da Sparta, pondera que as distorções também prejudicam a avaliação de investidores mais fundamentados. 

“O deságio é tão grande que investidores chegam a ligar para a gestora para entender se tem algum problema de fundamento que eles não estão vendo, para justificar um preço tão baixo. Mas não, não tem. Ou nós não estamos vendo também”, brincou durante o painel. 

Para os próximos meses, os gestores acreditam que os fundos devem continuar performando bem, com alguma volatilidade. A possibilidade de fim do ciclo de alta da Selic deve se somar ao impulso dos ativos ao longo deste ano.

VEJA TAMBÉM: FUNDOS DE FUNDOS (FOFs) vs. HEDGE FUNDS: Descubra qual faz MAIS SENTIDO para seu BOLSO

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
GIGANTE DO E-COMMERCE NO JOGO

Após novela com os Correios, fundo imobiliário TRBL11 dispara 12% com a locação de galpão logístico para a Shopee

19 de fevereiro de 2026 - 18:30

O galpão logístico que é protagonista de uma batalha com os Correios terá novo inquilino e o contrato prevê a redução da vacância do FII para 3,3%

MAIS DILUIÇÃO

Azul (AZUL53): depois de emitir mais 45 trilhões de ações para sair da RJ o quanto antes, aérea desaba 50% na bolsa; entenda

19 de fevereiro de 2026 - 17:53

Movimento faz parte da reta final da recuperação judicial nos EUA e impacta investidores com forte diluição

SUSTENTABILIDADE NA BOLSA

Investimento em ESG: C&A (CEAB3) e Allos (ALOS3) entram nas ações sustentáveis recomendadas pelo BTG em fevereiro

19 de fevereiro de 2026 - 15:40

As empresas substituíram os papéis da Cyrela (CYRE3) e Rede D’Or (RDOR3)

O GRUPAMENTO ESTÁ VALENDO

Simpar (SIMH3) corta pela metade ações em circulação e amplia teto para novas emissões; veja o que muda para o acionista

18 de fevereiro de 2026 - 15:21

A companhia promoveu um grupamento na proporção 2 por 1, sem alteração do capital social, mas outra aprovação também chamou atenção do mercado

PORTFÓLIO EM EXPANSÃO

TRXF11 adiciona mais um galpão logístico ao carrinho, que será ocupado por gigante do e-commerce

18 de fevereiro de 2026 - 11:06

Após a compra, o fundo passará a ter 114 imóveis em carteira, com presença em 17 estados e uma ABL de aproximadamente 1,2 milhão de metros quadrados

VOLATILIDADE NOS MERCADOS

De ressaca? O que esperar dos papéis da Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3) hoje, depois de perderem valor em Wall Street no feriado

18 de fevereiro de 2026 - 10:48

ADRs da Vale e Petrobras antecipam dia de volatilidade enquanto mercados voltam do feriado; aversão a risco e queda do minério de ferro explicam quedas

SD ENTREVISTA

O gringo quer Brasil, mas começa pelo Ibovespa. A vez das small caps ainda deve chegar, mas não para todas; veja 10 ações para comprar

18 de fevereiro de 2026 - 6:10

Com fluxo estrangeiro concentrado no Ibovespa, as small caps também sobem no ano, mas ainda não brilham. Werner Roger, CIO da Trígono Investimentos, conta o que falta para isso

MERCADO DÁ ADEUS À FOLIA

Xô ressaca! O ajuste de contas entre o confete e a bolsa brasileira depois dos ganhos tímidos de Nova York

17 de fevereiro de 2026 - 18:24

Wall Street não parou nesta terça-feira (17), encerrando o pregão com alta modesta. Já na B3, o investidor troca a fantasia pelos gráficos e encara a ata do Fed em plena Quarta-feira de Cinzas.

ALTA TENSÃO

Todo mundo de olho na Petrobras (PETR4): petróleo fecha em queda com sinal de acordo entre Irã e EUA

17 de fevereiro de 2026 - 16:52

Embora um entendimento geral tenha sido alcançado nesta terça-feira (17), o Oriente Médio segue em alerta com trocas ameaças de ataque de Trump e o fechamento do Estreito de Ormuz

ALAVANCAGEM OCULTA

Ouro cai quase 3% em um dia com onda geopolítica mais calma. Mas só isso explica a baixa recente do metal precioso?

17 de fevereiro de 2026 - 16:27

Mudança na margem para ouro, prata e platina aceleraram a queda de preços dos metais; entenda o que mudou e como isso mexeu com as cotações

APOSTA MANTIDA

Portfólio robusto e dividendos previsíveis: este fundo imobiliário segue como compra para a XP

17 de fevereiro de 2026 - 13:07

Com baixa vacância, contratos longos e espaço para reciclagem de ativos, Patria Renda Urbana segue entre os preferidos da corretora

QUEM TEM MEDO DA IA

Como uma ex-fabricante de máquinas de karaokê derrubou o valor de empresas de transporte e logística em todo o mundo

17 de fevereiro de 2026 - 11:32

Um único relatório impulsionou o valor da empresa na bolsa em 30%, mas teve um efeito muito maior para outras companhias de logística

INOVAÇÕES

Novos lançamentos, mercado internacional: o que esperar do mercado de ETFs para este ano

16 de fevereiro de 2026 - 11:15

Ainda que 850 mil investidores seja um marco para a indústria de ETFs, ainda é um número pequeno na comparação com o número de 100 milhões de investidores na renda fixa e de 5,4 milhões na renda variável

CLIMA DE FOLIA?

Vai ter pregão na bolsa hoje? Veja o que funciona — e o que não — na B3 nesta semana de Carnaval

16 de fevereiro de 2026 - 9:52

Pregão ficará fechado por alguns dias e voltará em horário reduzido; Tesouro Direto também sofre alterações

FORA DO ÓBVIO

Energia nuclear, games, bilionários: conheça os ETFs mais curiosos da bolsa brasileira e veja como investir nessas tendências

16 de fevereiro de 2026 - 6:06

Há um leque de oportunidades no mundo dos ETFs, para diferentes tipos de investidores, do mais conservador ao mais agressivo

FUNDOS IMOBILIÁRIOS

FIIs disparam no início de 2026 e retornos chegam a 13% — fundos de papel se destacam entre os campeões

15 de fevereiro de 2026 - 13:05

Levantamento da Quantum Finance mostra que fundos de papel lideraram as altas de janeiro, com retornos que chegaram a ser seis vezes maiores que o do IFIX

JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO

Dona da Vivo, Telefônica Brasil (VIVT3) pagará R$ 325 milhões em proventos aos acionistas; veja quem recebe

13 de fevereiro de 2026 - 13:11

Ainda dá tempo de embolsar os ganhos. Veja até quando investir na ação para ter direito ao pagamento de juros sobre o capital próprio

IMPULSO INTERNO E EXTERNO

Usiminas (USIM5) reverte prejuízo no 4T25, mas ação está entre as maiores altas do Ibovespa também por outro motivo

13 de fevereiro de 2026 - 12:41

Além da perspectiva positiva para o primeiro trimestre de 2026, a siderúrgica está sendo beneficiada por uma medida que pega a China em cheio; entenda os detalhes

FECHAMENTO DOS MERCADOS

Dólar cai a R$ 5,18 e volta a fechar no menor nível em quase 2 anos; na bolsa, o dia foi de recordes

11 de fevereiro de 2026 - 18:50

A narrativa de rotação global de ativos, a partir dos Estados Unidos, segue em curso. S&P 500 e Nasdaq terminaram o dia em baixa.

CEO CONFERENCE 2026

“Upsides pornográficos”: derrota de Lula nas eleições pode fazer a bolsa deslanchar, diz André Lion, da Ibiuna

11 de fevereiro de 2026 - 13:32

Em painel na CEO Conference 2026, do BTG Pactual, o CIO da Ibiuna afirmou que uma eventual alternância de poder pode destravar uma reprecificação relevante dos ativos e pressionar os juros reais para baixo

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar