🔴 NO AR: ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO – CONFIRA MAIS DE 30 RECOMENDAÇÕES – VEJA AQUI

Carolina Gama

Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.

SONHO PARA UNS, PESADELO PARA OUTROS

Recado de Lula para Trump, Europa de cabelo em pé e China de poucas palavras: a reação internacional à vitória do republicano nos EUA

Embora a maioria dos líderes estejam preocupados com o segundo mandato de Trump, há quem tenha comemorado a vitória do republicano

Carolina Gama
6 de novembro de 2024
15:19 - atualizado às 8:30
Bandeira dos EUA no céu azul e a do Brasil diante de tempestade
Imagem: Montagem Beatriz Azevedo

Donald Trump só deve tomar posse no dia 20 de janeiro de 2025, mas já tem muito chefe de governo preocupado com o segundo mandato do republicano — muito mais por saber o que vem por aí do que por eventuais surpresas que possam surgir pelo caminho. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante toda a campanha, Trump deixou claro que vai aumentar as tarifas comerciais e adotar medidas para proteger e fortalecer a economia norte-americana. 

Além dessas propostas potencializarem a inflação e trazerem de volta juros mais altos aos EUA, também fecham a janela de um mercado importante. 

Soma-se a isso o fato de Trump não ser conhecido por sua diplomacia — não à toa muitos líderes ao redor do mundo não gostaram do estilo de liderança de confronto do republicano durante seu primeiro mandato na Casa Branca. 

Ainda assim, não demorou muito para que o presidente eleito dos EUA começasse a receber mensagens sobre a vitória — algumas delas acompanhadas de recados. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A mensagem de Lula para Trump e os problemas para o Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou Trump pelo resultado que possibilitou que republicano voltasse à Casa Branca para um segundo mandato. 

Leia Também

Em uma mensagem publicada no X, Lula deseja sorte e lembra Trump da importância de se respeitar a democracia. 

Quando perdeu a eleição em 2020, Trump colocou em xeque a lisura do processo eleitoral norte-americano sem ter nenhuma prova de fraudes, questionou resultados na justiça, incentivou a invasão do Capitólio durante a sessão do Congresso de confirmação da vitória de Joe Biden e não compareceu à cerimônia de posse do democrata. 

Especialistas ouvidos pelo Seu Dinheiro antes do resultado da eleição já diziam que a vitória de Kamala Harris seria muito mais positiva para o Brasil, a começar pelo fato de Lula ter um diálogo mais aberto com a democrata.

Mas é a reação da bolsa brasileira que explica os problemas que o segundo mandato de Trump pode trazer para o Brasil. 

O Ibovespa começou o dia em forte queda e segue operando no vermelho com os investidores de olho em medidas do republicano que podem tirar o dinheiro do gringo daqui e levar para os EUA. Para saber mais sobre a reação dos mercados à vitória de Trump, conferir tudo aqui

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

TRUMP ELEITO: E agora, o que será da maior economia do mundo?

A Europa está de orelha em pé com Trump, mas há quem tenha celebrado por lá

As autoridades europeias foram rápidas em parabenizar Trump, apesar da percepção de que uma nova guerra econômica pode estar próxima.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen; o presidente francês, Emmanuel Macron; o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez; a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni; e o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, estavam entre os primeiros líderes da União Europeia (UE) a parabenizar Trump na manhã de hoje. 

Durante a campanha, Trump ameaçou impor tarifas adicionais de 10% sobre as nações europeias, ao mesmo tempo em que disse que a UE teria que "pagar um alto preço" por não comprar produtos norte-americanos suficientes.

O comércio com os norte-americanos é crítico para a Europa. A UE e os EUA têm a maior relação bilateral de comércio e investimento do mundo — chegando a uma alta histórica de 1,2 trilhão de euros em 2021, de acordo com dados da Comissão Europeia. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por isso, quaisquer tarifas adicionais podem pressionar ainda mais os níveis de crescimento econômico já moribundos em toda a UE.

Em nota na manhã de quarta-feira, analistas do ING disseram que o “pior pesadelo econômico” da Europa se tornou realidade com a reeleição de Trump.

“Uma nova guerra comercial iminente pode levar a economia da zona do euro de um crescimento lento para uma recessão total. A economia alemã, que já está em dificuldades, e que depende muito do comércio com os EUA, seria particularmente afetada pelas tarifas sobre automóveis europeus”, disse a equipe de analistas, liderada por James Knightley.

No entanto, as preocupações com relação a Trump não são totalmente compartilhadas em todo o continente europeu. O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, que no passado falou sobre a admiração por Trump, disse que abriria uma garrafa de champanhe se o republicano fosse reeleito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Argentina de Milei também celebra Trump

O primeiro-ministro húngaro não beberá o champanhe sozinho. O presidente argentino, Javier Milei, inundou sua conta no X com posts e fotos celebrando a vitória de Trump. 

Na mensagem parabenizando o republicano, Milei diz: “Trump, parabéns pela sua formidável vitória. Agora, Make America Great Again. Você sabe que pode contar com a Argentina para executar sua missão. Sucesso e bênçãos”. 

Em tom mais sóbrio, a chancelaria argentina reafirmou “o compromisso de continuar fortalecendo nossa aliança e trabalhando pelos laços históricos de amizade que nos unem, em benefício de ambas as nações e de nossos povos”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os mercados por lá também comemoravam. Os títulos argentinos em dólar deram um salto no início das negociações desta quarta-feira e o índice de risco do país caía de forma acentuada, com investidores animados com a perspectiva de laços mais estreitos entre Milei e Trump. 

  • Quanto investir para alcançar a tão sonhada independência financeira? Ferramenta gratuita do Seu Dinheiro faz os cálculos; teste aqui

E a China, ficou quieta?

Quem se manifestou sobre a vitória de Trump na China foi o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do país, Mao Ning — e não houve parabenização, como já era de se esperar. 

Em uma nota curta, Mao se limitou a dizer: "Nossa política em relação aos EUA é consistente. Continuaremos a ver e lidar com as relações China-EUA de acordo com os princípios de respeito mútuo, coexistência pacífica e cooperação ganha-ganha."

As poucas palavras da diplomacia chinesa tem motivo: na primeira gestão de Trump, EUA e China travaram uma guerra comercial ferrenha, além de aumentarem as tensões geopolíticas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O segundo mandato do republicano não deve ser muito diferente. Ainda na campanha ele já falava em aumento de tarifas, de olho, especialmente, na China. 

O problema agora é que essa tarifas, se impostas, vão pegar uma China que emplaca uma medida de estímulo atrás da outra para tentar conter a crise no país, principalmente no setor imobiliário, e recompor o crescimento econômico. 

Não à toa, assim que Trump declarou vitória, os mercados chineses rapidamente refletiram o nervosismo em torno do que poder ser outro período de conflitos comerciais e tecnológicos.

O yuan caiu mais de 1% em relação ao dólar, atingindo o ponto mais fraco desde agosto, enquanto o Índice CSI300 em Xangai recuou 0,5%. O Hang Seng de Hong Kong — frequentemente visto como um termômetro para o sentimento do estrangeiro — teve queda de 2,3%, com gigantes da tecnologia como JD.com e Alibaba perdendo 4% cada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
CONFLITO E DIPLOMACIA

Delegação ucraniana vai aos EUA para negociações de paz; horas antes Kiev recebe ataques russos

29 de novembro de 2025 - 17:11

Enquanto a Ucrânia enfrenta bombardeios e apagões em Kiev, a delegação ucraniana busca avançar nas negociações com Washington para tentar encerrar a guerra com a Rússia

PAZ NO MUNDO?

Miss Universo: Como funciona o negócio milionário que já foi de Trump — e agora causa revolta entre as misses

26 de novembro de 2025 - 15:55

Entenda a engrenagem por trás do Miss Universo, concurso de beleza mais famoso do mundo que vem dando o que falar

2ª OBRA MAIS CARA DA HISTÓRIA

Roubado por nazistas e quase destruído em um incêndio: a incrível história por trás do quadro de mais de R$ 1 bilhão

25 de novembro de 2025 - 15:17

Tela de pintor austríaco Gustav Klimt se consagra como a segunda obra de arte mais cara já vendida em leilão; conheça a história por trás da tela

RUMO À GLÓRIA ETERNA

Montanhas e ruínas incas: o palco de Palmeiras x Flamengo na final da Copa Libertadores 2025

24 de novembro de 2025 - 12:12

Entre montanhas e ruínas incas, o Monumental U recebe Palmeiras x Flamengo na Final da Copa Libertadores 2025, em um dos cenários mais impressionantes da América do Sul

ORIENTE MÉDIO

Israel diz ter matado líder militar do Hezbollah em ataque a Beirute, no Líbano

23 de novembro de 2025 - 16:22

Este foi o primeiro ataque israelense ao território do Líbano desde junho; Hezbollah fala em “escalada de ataques”

CHANCE DE TÍTULO INÉDITO

Final da Copa Sul-Americana 2025: veja horário e onde assistir a Atlético-MG x Lanús

22 de novembro de 2025 - 12:37

Atlético-MG x Lanús decidem a Sul-Americana 2025 neste sábado, em Assunção; veja como chegam os finalistas e onde assistir

ESTADOS UNIDOS

Ata do Fed revela que muitos dirigentes queriam manter juros inalterados até o fim do ano e alerta para risco nas ações de tecnologia

19 de novembro de 2025 - 19:20

Dirigentes divergiram na última reunião sobre a necessidade de novos cortes nas taxas de juros, citando inflação elevada

NOVO RECORDE

O novo menor país da história a disputar uma Copa tem o tamanho de Curitiba e não tem nenhum jogador nascido em seu território

19 de novembro de 2025 - 15:06

Com apenas 158 mil habitantes e 444 km², Curaçao se torna o menor país a disputar uma Copa — e o primeiro a chegar ao Mundial sem nenhum jogador nativo

NOVO MONZA

O carro que definiu uma geração está de volta — e você não vai reconhecê-lo

19 de novembro de 2025 - 9:20

O carro que dominou o país na passagem dos anos 1980 para os 1990 volta repaginado e pronto para disputar um novo mercado

ÚLTIMO AMISTOSO DO ANO

Brasil x Tunísia: veja onde assistir ao amistoso e saiba o horário da partida

18 de novembro de 2025 - 15:01

Confira onde e quando assistir ao amistoso entre Brasil x Tunísia, que faz parte da preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026

FORJADO NA GUERRA

Antes de Atlético-MG x Lanús, estádio da final da Copa Sul-Americana 2025 virou palco de uma guerra por um território que também é do Brasil

17 de novembro de 2025 - 20:22

Antes de receber Atlético-MG x Lanús na final da Copa Sul-Americana 2025, o Defensores del Chaco foi cenário de guerra, confronto territorial e reconstrução histórica

ESTADOS UNIDOS

Casa Branca vê baixo risco de derrota sobre tarifas na Suprema Corte, diz Bessent

16 de novembro de 2025 - 16:53

A decisão, aguardada para as próximas semanas, pode afetar cerca de US$ 200 bilhões em receitas alfandegárias já cobradas

AGORA VAI?

EUA quer concluir acordo sobre terras raras com a China até o Dia de Ação de Graças, diz secretário do Tesouro

16 de novembro de 2025 - 15:32

No mês passado, os EUA concordaram em não impor tarifas de 100% sobre as importações chinesas até fechar um novo acordo

NOVA VISÃO

Menos Apple (AAPL34), mais Google (GOGL34): Berkshire Hathaway vira a mão em sua aposta nas big techs

15 de novembro de 2025 - 12:55

Essa foi a última apresentação do portfólio antes do fim da gestão de 60 anos de Warren Buffett como diretor executivo

DE OLHO NA INFLAÇÃO

EUA recuam em tarifas: Trump assina isenção para café, carne e frutas tropicais

15 de novembro de 2025 - 9:00

A medida visa conter a pressão dos preços dos alimentos nos EUA e deve ser positiva para as exportações brasileiras

K.O.

Ao som de música tema de Rocky, badalado robô humanoide russo vai a ‘nocaute’ logo na estreia; assista ao tombo

14 de novembro de 2025 - 11:23

A queda do robô AIDOL, da Rússia, durante uma apresentação em uma feira de tecnologia gerou repercussão. A empresa responsável explicou o incidente e compartilhou a recuperação do humanoide

ENTRE DADOS E DELÍRIOS

Sinais? Nave? Mistério? O que realmente sabemos sobre o cometa 3I/Atlas

13 de novembro de 2025 - 20:16

Enquanto estudos confirmam que o 3i/Atlas apresenta processos naturais, rumores sobre “sinais” e origem alienígena proliferam nas redes sociais

PONTO CEGO

A maior paralisação da história dos EUA acabou, mas quem vai pagar essa conta bilionária?

13 de novembro de 2025 - 17:42

O PIB norte-americano deve sofrer uma perda de pelo menos um ponto percentual no quarto trimestre de 2025, mas os efeitos do shutdown também batem nos juros e nos mercados

TOUROS E URSOS #247

Revolução ou bolha? A verdade sobre a febre da inteligência artificial

12 de novembro de 2025 - 12:45

Paula Zogbi, estrategista-chefe da Nomad, e Enzo Pacheco, analista da Empiricus, falam no podcast Touros e Ursos sobre o risco de bolha e a avaliação das empresas ligadas à IA

NOVA APOSTA

SoftBank embolsa US$ 5,8 bilhões com venda das ações da Nvidia — bolha nas ações de IA ou realização de lucros?

11 de novembro de 2025 - 11:45

O conglomerado japonês aposta forte na tecnologia e já tem plano para o dinheiro que entrou em caixa

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar