🔴 SAIBA PROGRAMAR A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA O SEU TRABALHO COM A ‘FÁBRICA DE AGENTES DE IA’ – DESCUBRA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

O QUE TEM LÁ…

O Japão está barato? Nem Fórmula 1 e nem festival das cerejeiras — saiba por que muita gente está indo agora para a Terra do Sol Nascente

A recuperação do turismo tem sido impulsionada por um fator que pode se tornar uma dor de cabeça para o governo; entenda por quê

Construção em estilo japonês em primeiro plano; ao fundo, o monte Fuji, um dos símbolos do Japão
Imagem: Divulgação

O Grande Prêmio da Fórmula 1 acontece neste final de semana no Japão, mas a estrela não é Max Verstappen ou Charles Leclerc, a Red Bull ou a Ferrari — e sim o iene barato. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A corrida foi transferida do outono — uma época conhecida pela temporada de tufões no Japão, quando fortes chuvas atrapalharam a competição no passado — para 5 a 7 de abril, coincidindo com o pico da mundialmente famosa flor de cerejeira do Japão, a sakura, florescer.

E essa é a aposta do governo do Japão: que o Grande Prêmio e a temporada das cerejeiras somadas a um iene barato atraiam os turistas para o país nesta temporada. 

  • VOCÊ JÁ DOLARIZOU SEU PATRIMÔNIO? A Empiricus Research está liberando uma carteira gratuita com 10 ações americanas pra comprar agora. Clique aqui e acesse.

Para promover a corrida internacionalmente, o circuito começou pela primeira vez a publicar conteúdos em inglês nas redes sociais: oferecendo dicas de viagens e passeios turísticos.

“Com a desvalorização adicional do iene e a temporada das flores de cerejeira, esperamos que o número de turistas estrangeiros fique no mesmo nível ou até maior do que no ano passado”, disse Eijiro Oda, gerente geral do Circuito de Suzuka. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A estimativa é de que 40.000 ingressos foram vendidos a estrangeiros, um aumento de quatro vezes na comparação com os anos imediatamente anteriores à pandemia, de acordo com a Honda Mobilityland, que administra o circuto de Suzuka. 

Leia Também

ADIARAM A BRIGA?

Amigos, amigos, negócios à parte: o que Trump e Xi acertaram (e o que ficou na gaveta) no 2º dia dos encontros

DIVERSIFICAÇÃO INTERNACIONAL

S&P 500 pode subir mais 15% mesmo com alta dos juros nos EUA; XP recomenda investir na bolsa norte-americana

Japão: um destino que ficou barato para viajar

A pista de Suzuka, favorita entre os pilotos devido às reviravoltas técnicas e retas de alta velocidade, atraiu o maior público em quase duas décadas no ano passado, impulsionada em parte por um aumento no número de visitantes estrangeiros.

A recuperação do turismo no Japão também tem sido impulsionada pelo iene japonês fraco — atualmente nas mínimas em décadas em relação ao dólar.

Iene desvalorizado, um problema para o BC

Se a moeda barata é um chamariz de viajantes estrangeiros, o câmbio desvalorizado se tornou um problema para as autoridades japonesas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, disse mais cedo que não descarta medidas para lidar com flutuações no mercado de câmbio.

Segundo ele, o governo japonês está acompanhando o  iene de perto e considera os movimentos excessivos da moeda “indesejáveis”.

“Em resposta a movimentos excessivos, queremos responder de forma adequada e não descartaremos quaisquer medidas”, disse Kishida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em discurso na Assembleia Geral da ONU 22 de setembro de 2026 - 13:37
Ata Fed 20 de setembro de 2026 - 16:45
Guerra comercial, China, Estados Unidos EUA 20 de setembro de 2026 - 10:03
Bandeira do Japão e do Brasil 18 de setembro de 2026 - 18:00

LONGE NO MAPA, PERTO DO BOLSO

Juros no maior nível em 31 anos: por que o aperto no Japão importa para você

18 de setembro de 2026 - 18:00
O presidente do Federal Reserve, Kevin Warsh, fala de pé, em frente a um púlpito, durante coletiva de imprensa na sede do banco central norte-americano, em Washington, D.C. 16 de setembro de 2026 - 15:01
Imagem traz a bandeira dos EUA ao fundo. Em primeiro plano, uma mão segurando o índice S&P 500. 15 de setembro de 2026 - 18:01
Montagem com duas imagens do refúgio Syros Cats, na Grécia. À esquerda, vários gatos se alimentam sobre um muro em uma área externa com vista para o mar e construções típicas da ilha de Syros. À direita, diversos gatos circulam por um jardim enquanto uma pessoa interage com um dos animais diante de um mural com a inscrição “Welcome to Syros Cats”. Árvores, flores e vegetação compõem o cenário. 14 de setembro de 2026 - 17:17
Montagem com robôs de inteligência artificial em fundo branco, atrás das grades ia chatgpt gemini 14 de setembro de 2026 - 14:10
Dario Amodei publicou artigo alertando sobre IA 12 de setembro de 2026 - 15:18
Novo Mapa-múndi 8 de setembro de 2026 - 14:57
Imagem de Donald Trump com gráfico vermelho indicando queda ao fundo. 4 de setembro de 2026 - 12:26
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar