🔴 +30 RECOMENDAÇÕES DE ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO – VEJA AQUI

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

colhendo a recompensa

Nasce uma estrela: as recompensas da aposta de Elon Musk em Donald Trump

Tesla, SpaceX e outras gigantes de tecnologia ganham terreno com a aliança entre negócios e política nos EUA

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
7 de novembro de 2024
19:00 - atualizado às 17:52
Donald Trump Elon Musk
Imagem: Shutterstock (Montagem: Seu Dinheiro)

Em seu discurso de vitória, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou: “Nós temos uma nova estrela. Uma estrela nasceu, Elon! Não, ele é. Agora ele é um cara incrível. Estivemos juntos esta noite. Você sabe, ele passou duas semanas na Filadélfia e em diferentes partes da Pensilvânia fazendo campanha”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Elon Musk, o homem mais rico do mundo, investiu mais de 130 milhões de dólares na campanha do candidato republicano. Sua aposta foi um sucesso. A vitória de Trump fez as ações da Tesla (TSLA) subirem 11% na bolsa de Nova York em um único dia, o que adicionou 15 bilhões de dólares ao patrimônio líquido de Musk.

Esse retorno inicial, embora expressivo, é apenas uma parte dos possíveis ganhos de Musk, já que o presidente eleito só assume o cargo no dia 20 de janeiro de 2025. Isso sem contar as outras grandes  empresas do bilionário que sequer estão na bolsa. 

Starlink, SpaceX e o X podem se beneficiar enormemente da administração Trump, sem falar sobre a influência pessoal que o empresário sul africano terá sobre o futuro presidente.

Elon ministro de Trump?

No início de setembro, o então candidato republicano anunciou a criação de um Departamento de Eficiência Governamental para auditar todo o governo federal. A ideia partiu do próprio Musk, que provavelmente terá grande influência sobre a pasta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um episódio ilustra as intenções do bilionário em relação à sua influência sobre o governo dos Estados Unidos. Em 27 de outubro, no Madison Square Garden, em Nova York, Musk participou de um comício pró-Trump, onde foi apresentado por Howard Lutnick, CEO da corretora Cantor Fitzgerald, como o "maior capitalista" da história dos EUA.

Leia Também

Lutnick mencionou que ele e Musk seriam cofundadores do futuro Departamento e perguntou a Musk quanto ele achava que poderia ser cortado do orçamento federal. Musk respondeu "pelo menos US$ 2 trilhões", quantia maior que o maior orçamento discricionário do governo federal norte-americano.

Entre processos e regulações

Outro aspecto importante é a quantidade de processos judiciais que envolvem as companhias de Elon Musk . Alegações de violações das leis de valores mobiliários, segurança no trabalho, violações de direitos trabalhistas e civis, violações de leis ambientais federais, fraude ao consumidor e defeitos de segurança em veículos. Ao todo são 19 investigações federais e processos judiciais em curso.

Espera-se que a influência do empresário desacelere o andamento dessas investigações e lhe dê poder para minar agências reguladoras que ele já criticou abertamente. Musk tem sido um crítico vocal da revisão federal sobre sua empresa de foguetes, a SpaceX, e deseja acelerar a aprovação de sua tecnologia de direção autônoma. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Suas acusações também incluem o governo Biden, por contratar pessoal demais para o Internal Revenue Service (IRS) e ele se manifesta contra o chamado “imposto sobre bilionários”. A IRS é a agência dos EUA responsável pela cobrança de impostos, administração das leis fiscais e combate à fraude tributária.

As engrenagens que impulsionam Musk em 2025

Donald Trump pode abrir espaço para que as empresas de Elon Musk consigam autorizações e parcerias que já vêm sendo buscadas há anos. Os carros autônomos, por exemplo, já estão em desenvolvimento há uma década pela Tesla, mas, até agora, não foram considerados seguros pelo governo norte-americano para operarem sem supervisão.

A SpaceX já recebeu mais de 19 bilhões de dólares em contratos com o governo federal desde 2008, incluindo parcerias com a NASA, a Força Aérea e a Space Force dos EUA. Segundo Geoff Orazem, CEO da FedScout, a empresa está a caminho de receber vários bilhões de dólares anualmente em contratos principais com o governo federal nos próximos anos.

Já a Tesla se beneficia de créditos ambientais. A empresa reportou em torno de 10 bilhões de dólares em créditos ambientais desde 2015. Isso acontece porque nos EUA, regulamentações federais e estaduais estabelecem que as montadoras precisam vender uma quantidade mínima de veículos de baixa emissão ou, alternativamente, comprar créditos de empresas como a Tesla, que frequentemente possuem créditos excedentes. Esses requisitos são a principal fonte de incentivos para o setor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pelo menos 60% da receita líquida da Tesla no segundo trimestre de 2024 e 39% no terceiro trimestre derivou dos créditos ambientais. Outros subsídios governamentais para a venda de veículos elétricos responderam por aproximadamente 50% do lucro da Tesla no período.

Uma parceria delicada

Mas nem tudo são flores nessa relação. Trump ainda não deixou claro se pretende manter esses subsídios e os programas de créditos regulatórios. E as altas tarifas de importação prometidas pelo presidente eleito podem ajudar tanto quanto atrapalhar. Por um lado, as tarifas protegem a Tesla dos competidores chineses. Por outro, desorganizam a cadeia de suprimentos da empresa de tecnologia que depende de materiais da China. 

Outro problema são as relações de Musk com o governo chinês e Vladimir Putin. Na SpaceX, o empresário reteve o uso do Starlink, o serviço de internet via satélite da empresa, em relação a Taiwan, mesmo para as tropas dos EUA baseadas lá. Além de sua atuação na rede social X com postagens pró-Kremlin. 

Casos semelhantes podem criar turbulência na sua posição de influência no governo dos Estados Unidos do próximo ano. Mesmo assim, Elon Musk não mostra sinais de mudar seu rumo à política. Sua aposta deu certo, agora resta a hora de colher a recompensa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações da CNBC e Reuters e Associated Press

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
TUDO EM UM LUGAR SÓ

Cartão de débito internacional em dólar e euro: confira os detalhes da Conta Global integrada ao Superapp do Itaú Personnalité 

9 de dezembro de 2025 - 18:20

A ideia é que o cliente tenha a opção disponível em 180 países, 24 horas por dia, sete dias por semana, no mesmo aplicativo em que já concentra sua vida financeira

MIAMI INVITATIONAL

João Fonseca x Carlos Alcaraz: veja onde assistir à partida de tênis e horário

8 de dezembro de 2025 - 20:30

João Fonseca x Carlos Alcaraz agita o Miami Invitational em duelo que marca a pré-temporada do brasileiro, após um ano de ascensão no circuito

DEU A BÊNÇÃO

Nvidia, Trump e China: o “sim” que fez a ação da gigante de chips de IA subir forte em Nova York

8 de dezembro de 2025 - 20:09

Os semicondutores, que são componentes essenciais em quase todas as categorias de eletrônicos, estão no centro da corrida de IA entre os Estados Unidos e a China

NOVA MINA DE OURO?

O polo de IA mais poderoso do mundo: por que Ray Dalio diz que Oriente Médio é o Vale do Silício dos capitalistas 

8 de dezembro de 2025 - 19:31

O megainvestidor também fala o que pensa sobre a possibilidade de a bolha da inteligência artificial estourar, e conta o que o investidor deve fazer agora

BOLADA BILIONÁRIA

Mega da Virada é pouco? Loteria espanhola El Gordo distribui prêmio equivalente a R$ 17,6 bilhões no Natal

8 de dezembro de 2025 - 16:49

Criado em 1812, o concurso espanhol é tratado como patrimônio cultural, e milhões de pessoas adquirem bilhetes na expectativa de garantir uma fatia do montante total, que movimenta algo próximo de 2,7 bilhões de euros em prêmios

FONE, ENCOSTO DE PESCOÇO, ANÉIS...

Perdeu sua mala? Justiça de SP dá prazo para retirada de 17 mil objetos perdidos no aeroporto de Guarulhos; veja itens inusitados

7 de dezembro de 2025 - 19:31

Os objetos — que incluem bolsas, malas, mochilas, relógios, roupas e aparelhos eletrônicos — estão armazenados no galpão do Fundo Social do Município

USINAS PARALISARAM PRODUÇÃO

Ataque russo com drones e mísseis atinge setores de energia nuclear e de transporte da Ucrânia, diz Kiev

6 de dezembro de 2025 - 15:27

Não houve nenhum avanço nas conversações intermediadas pelos Estados Unidos nesta semana com o objetivo de encerrar o conflito.

MORTICÍNIO CAPRINO

Como um surto de varíola animal ameaça a produção (e o preço) de queijos feitos com leite de cabra e ovelha

6 de dezembro de 2025 - 11:44

A varíola animal já levou ao abate de milhares de cabras e ovelhas na Grécia, reduzindo a oferta de leite, pressionando o preço do queijo feta e levantando críticas à resposta do governo

DEMANDA ATENÇÃO

Bolsões de risco nos EUA: a expansão das finanças estruturadas esconde um perigo — e a Fitch diz onde ele está 

5 de dezembro de 2025 - 19:33

As finanças estruturadas fazem parte dos mercados de capitais que securitiza os setores imobiliários, entre outras atividades

DECISÃO DOS CONFRONTOS

Copa do Mundo 2026: onde assistir ao sorteio dos grupos e como funciona o regulamento

5 de dezembro de 2025 - 11:55

O sorteio da Copa do Mundo 2026 vai revelar os adversários da seleção brasileira e seguir regras específicas definidas pela Fifa para a formação dos grupos

PASSE VALORIZADO

Cidadania irlandesa: o que brasileiros precisam saber antes de iniciar o processo

5 de dezembro de 2025 - 8:16

Com acesso à União Europeia e ao Reino Unido, o passaporte irlandês ganhou importância no pós-Brexit; mas obter a cidadania exige documentação rigorosa, residência contínua e atenção a detalhes

NÃO FAÇA ISSO EM CASA

Como ganhar na loteria: a poucas semanas da Mega da Virada, série da Netflix traz a história real de uma fraude

4 de dezembro de 2025 - 15:31

Série mexicana recém-lançada traz uma história real de fraude, ganância e desespero em uma das loterias mais cobiçadas do país

VAZOU

Vazamento de GTA 6: os 19 segundos que viraram uma dor de cabeça para a Rockstar

4 de dezembro de 2025 - 11:57

Animações inacabadas viram munição em meio a demissões, críticas e instabilidade nos bastidores de GTA 6

JOIAS MILIONÁRIAS

Quanto custa o imponente anel de noivado de Miley Cyrus? O valor surpreende

4 de dezembro de 2025 - 10:01

A peça assinada por Jacquie Aiche combina exclusividade, tendência e um diamante de impressionar

POSSÍVEL SUCESSOR?

Sucessão na presidência do Fed: Kevin Hassett afirma que ficaria “feliz em servir” na posição se Trump o escolher

30 de novembro de 2025 - 17:09

O assessor econômico da Casa Branca fez a declaração neste domingo no programa “Fox and Friends”; a possibilidade de sua indicação já provocou reação nos mercados, que registraram alta nos EUA

CONFLITO E DIPLOMACIA

Delegação ucraniana vai aos EUA para negociações de paz; horas antes Kiev recebe ataques russos

29 de novembro de 2025 - 17:11

Enquanto a Ucrânia enfrenta bombardeios e apagões em Kiev, a delegação ucraniana busca avançar nas negociações com Washington para tentar encerrar a guerra com a Rússia

PAZ NO MUNDO?

Miss Universo: Como funciona o negócio milionário que já foi de Trump — e agora causa revolta entre as misses

26 de novembro de 2025 - 15:55

Entenda a engrenagem por trás do Miss Universo, concurso de beleza mais famoso do mundo que vem dando o que falar

2ª OBRA MAIS CARA DA HISTÓRIA

Roubado por nazistas e quase destruído em um incêndio: a incrível história por trás do quadro de mais de R$ 1 bilhão

25 de novembro de 2025 - 15:17

Tela de pintor austríaco Gustav Klimt se consagra como a segunda obra de arte mais cara já vendida em leilão; conheça a história por trás da tela

RUMO À GLÓRIA ETERNA

Montanhas e ruínas incas: o palco de Palmeiras x Flamengo na final da Copa Libertadores 2025

24 de novembro de 2025 - 12:12

Entre montanhas e ruínas incas, o Monumental U recebe Palmeiras x Flamengo na Final da Copa Libertadores 2025, em um dos cenários mais impressionantes da América do Sul

ORIENTE MÉDIO

Israel diz ter matado líder militar do Hezbollah em ataque a Beirute, no Líbano

23 de novembro de 2025 - 16:22

Este foi o primeiro ataque israelense ao território do Líbano desde junho; Hezbollah fala em “escalada de ataques”

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar