O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Governo de Javier Milei pretende vender dólares no mercado paralelo a partir de segunda-feira para “esterilizar” emissão equivalente de pesos nas transações cambiais
Falar em intervenção nos mercados é quase um pecado entre os chamados “libertários”. Considerado porta-estandarte dos seguidores dessa corrente econômica, é possível que o governo do presidente da Argentina, Javier Milei, tenha cometido essa heresia neste sábado (13).
Em uma tentativa desesperada de frear a alta do dólar, o ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo, anunciou hoje que o país venderá dólares no mercado paralelo para "esterilizar" a emissão equivalente de pesos em transações cambiais.
Em publicação no X, antigo Twitter, Caputo não usa a palavra intervenção. Ele afirma que o objetivo é interromper a expansão da base monetária argentina e "exterminar a inflação para sempre no país".
Segundo ele, se o Banco Central da República Argentina (BCRA) comprar dólares no mercado de câmbio oficial, a emissão equivalente de pesos será esterilizada pela venda de dólares equivalentes no "mercado de contado con liquidação", conhecido como "mercado paralelo" ou "dólar blue".
As operações de vendas de dólares no mercado paralelo terão início na segunda-feira (15).
O processo foi classificado pelo governo do presidente Javier Milei como "aprofundamento da política monetária".
Leia Também
O anúncio da medida ocorre um dia depois de dados da agência de estatísticas da Argentina, conhecida como Indec, apontarem que a inflação acumulada em 12 meses ultrapassou a marca de 270% em junho, impulsionando o dólar blue a seu maior nível histórico.
O dólar blue bateu 1.500 pesos no fim da tarde de sexta-feira, conforme o jornal Ámbito Financiero.
Em entrevistas concedidas a emissoras argentinas de televisão, Milei negou que o governo esteja em pânico. No entanto, ele admitiu que “há uma anomalia porque o dólar está subindo e nós estamos comprando dólares”.
Em postagem separada, Caputo esclareceu que nada mudará na taxa de câmbio da Argentina, somente a relação de emissão de pesos.
“Em outras palavras, a quantidade de pesos não crescerá mais. Ela apenas diminuirá”, afirmou o ministro.
"Como temos dito desde janeiro, o peso passará a ser a moeda em demanda pela população, visto que os impostos continuarão a ser pagos em pesos."
De acordo com Caputo, o superávit primário também deve contribuir para reduzir a quantidade de pesos.
"Em seis meses, acabamos com o déficit fiscal, o déficit quase fiscal e a emissão monetária", escreveu. "Consequência: vamos exterminar a inflação para sempre na Argentina."
Se o governo Milei evitou falar em intervenção, a ex-presidente argentina Cristina Kirchner aproveitou a deixa.
“Deixe de enlouquecer seu seguidores liberais libertários que estão aparecendo com interpretações esotéricas e diga a eles a verdade: que você vai utilizar as reservar do BCRA para intervir no mercado de câmbio”, disse Cristina, citada pelo jornal Página 12.
*Com informações do Estadão Conteúdo, do Ámbito Financiero e do Página 12.
Presente inesperado impressionou as autoridades locais e veio acompanhado de um pedido bastante específico
Vencedor de prêmio milionário não acreditou quando recebeu mensagem de e-mail informando que ele tinha ganhado na loteria — e agora precisa contar para a esposa…
Segundo o relatório, petróleo, ações e bitcoin estão reagindo quase em sincronia aos choques geopolíticos e às incertezas sobre juros nos EUA
No cassino abandonado que funcionava como casa de golpes, os golpistas também simularam delegacias de países como Austrália, Índia e Canadá
Todos aqueles, inclusive brasileiros, que não apresentaram um pedido de reconhecimento da cidadania italiana até 28 de março de 2025 perderam o direito.
O primeiro filme da franquia Sexta-Feira 13 foi lançado em 9 de maio de 1980 e teve um budget de US$ 550 mil
Irã promete manter fechada a passagem de embarcações pelo Estreito de Ormuz em meio aos ataques dos EUA e de Israel; pelo menos três navios foram atingidos na quarta-feira (11)
A equipe ainda não venceu nenhuma partida pela Premier League em 2026, acumula cinco derrotas consecutivas na competição e olha para o precipício.
A Memvid afirma ter criado uma camada de memória capaz de permitir que sistemas de IA realmente lembrem do que foi perguntado
A estrutura passou por ondas de quase 10 metros de altura e ventos intensos antes de alcançar a Antártica.
Gigante da tecnologia pretendia captar até US$ 42 bilhões, mas interesse massivo pode colocar operação entre as maiores já registradas no mercado de bonds dos EUA
Fifa pode tomar qualquer medida que considerar necessária caso uma nação desista ou seja excluída da Copa do Mundo
BofA analisa o impacto do conflito no Oriente Médio e aponta quais empresas brasileiras oferecem o melhor colchão contra a aceleração da inflação e a alta dos juros
Considerada por muitos fãs e críticos como a melhor parte de JoJo’s Bizarre Adventure, a saga Steel Ball Run finalmente ganhará adaptação em anime. A aguardada estreia acontece no dia 19 de março, quando a plataforma de streaming lança o primeiro episódio da história criada por Hirohiko Araki. Publicada originalmente entre 2004 e 2011, a […]
Assembleia alcança consenso unânime sobre o novo líder supremo do Irã, sob o critério de ser ‘odiado pelo inimigo’
Presidente dos Estados Unidos fez novas ameaças ao Irã em seu perfil no Truth Social neste sábado (7)
Walter Maciel diz que os Estados Unidos têm algo que o Brasil não tem: uma política de Estado que olha para gerações
Governo cubano adota nova estratégia de sobrevivência diante de sanções dos EUA, que ameaçam causar um apagão total no país
De acidente natural a centro nervoso das tensões entre potências, Ormuz mostra como geografia ainda determina quem tem vantagem no tabuleiro mundial
A TAG Investimentos explica como a inteligência artificial está operando uma seleção natural no mercado de trabalho e o que isso significa para a bolsa