🔴 CRIPTO VOLTOU? VEJA COMO BUSCAR MULTIPLICAÇÕES DE ATÉ 214 VEZES – CLIQUE AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

NOVAS ESTRUTURAS?

Sanepar (SAPR11) estuda criar holding e outras empresas para segregar negócios; entenda

O levantamento será elaborado pela Fundação Instituto de Administração (FIA), que terá um prazo de 240 dias para concluir os trabalhos

Sanepar (SAPR4), conhecida por pagar dividendos
Sanepar (SAPR4) - Imagem: Divulgação

Além da troca de CEO, prevista para acontecer em breve, a estrutura da Sanepar (SAPR11) pode passar por mudanças ainda mais drásticas no futuro. Isso porque a estatal paranaense anunciou há pouco a contratação de um estudo para constituir uma holding e segregar suas unidades de negócio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo comunicado enviado ao mercado nesta sexta-feira (23), o levantamento será elaborado pela Fundação Instituto de Administração. A FIA terá um prazo de 240 dias, cerca de oito meses, para concluir os trabalhos.

O objetivo do estudo é verificar se há viabilidade para a Sanepar criar uma empresa de participações e outras companhias. Para isso, a instituição fará primeiro um diagnóstico e relatório preliminar de cenários.

O documento deve ser devidamente aprovado pelos órgãos de governança da estatal. Vencida essa etapa, a FIA fornecerá ainda o apoio técnico — incluindo auxílio de natureza societária, de mercado de capitais, tributária e regulatória — para a estruturação das potenciais empresas controladas pela Sanepar.

Dança das cadeiras na Sanepar (SAPR11)

Vale relembrar que o anúncio do estudo para a criação de um holding ocorre poucas semanas após a promoção de uma "dança das cadeiras" no alto comando da companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, divulgou no início do mês mudanças em diversas estruturas políticas regionais devido à “em função da desincompatibilização dos secretários” que planejam disputar as eleições deste ano. Entre elas, está justamente a presidência da estatal de saneamento do Paraná.

Leia Também

RENDA EXTRA NA CONTA

Enquanto três gatilhos não fazem preço na CPFL (CPFE3), Itaú BBA defende a compra pelos dividendos

VIRADA À FRENTE

IRB Brasil (IRBR3): mudança tributária abre caminho para dividendos generosos; JP Morgan turbina preço-alvo para ação

O atual diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, deixará o cargo de CEO da companhia, que ocupava desde o início de 2019. Stabile passará a liderar a Secretaria da Administração e da Previdência (Seap).

Quem assumirá a posição de CEO da estatal paranaense de saneamento é Wilson Bley Lipski. Até então, Lipski atuava como diretor financeiro (CFO) do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) desde junho de 2023. No banco, o executivo ocupava também posição no conselho de administração, sem direito a voto. 

Antes disso, o executivo também trabalhou como superintendente do serviço social autônomo Paranacidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na política, Wilson Lipski atuou como secretário estadual do Paraná na Secretaria de Desenvolvimento Urbano, conselheiro da Agência de Fomento do Paraná e do Conselho Estadual de Meio Ambiente, presidente do conselho estadual das cidades e assessor jurídico de várias prefeituras do Paraná.

O político é formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e pós-graduado em direito contemporâneo pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos (IBEJ/POSITIVO).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fachada de escritório do Nubank 1 de outubro de 2026 - 9:35
vale vale3 minério de ferro prévia operacional 3t24 30 de setembro de 2026 - 19:53
30 de setembro de 2026 - 10:33
Sede do IRB (Re) 29 de setembro de 2026 - 14:11
Logo da Copasa (CSMG3), Companhia de Saneamento de Minas Gerais 29 de setembro de 2026 - 10:21
Escritório do banco BTG Pactual (BPAC11). 29 de setembro de 2026 - 10:00
Ambipar (AMBP3) 28 de setembro de 2026 - 19:34
Tupy 28 de setembro de 2026 - 19:24
Cartão do Nubank em um degrau branco. 28 de setembro de 2026 - 15:51
Em um fundo com a bandeira do Brasil, o logo da WEG aparece em primeiro plano 28 de setembro de 2026 - 15:15
caneta emagrecedora ID da foto:2238129168 28 de setembro de 2026 - 7:54
João Vitor Menin, CEO do Inter. Foto Divulgação 28 de setembro de 2026 - 6:14
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar