Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
REINADO DE 4 ANOS

Nada freia a Toyota? Montadora japonesa lidera vendas globais de carros apesar de escândalos

Toyota ultrapassa a rival Volkswagen em 2023 e leva troféu de vendas, mas fraudes em certificações já afetam subsidiárias

Toyota
Imagem: Shutterstock

A Toyota venceu mais uma vez a corrida das vendas de carros no mundo. A companhia registrou recorde anual de 11,2 milhões de veículos comercializados em 2023. É o quarto ano consecutivo em que a montadora japonesa fica na liderança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Toyota também reportou alta de 7,2% nas vendas globais, incluindo as da fabricante de carros pequenos, a Daihatsu, e de caminhões, Hino Motors.

No entanto, escândalos sobre irregularidades em testes de certificação ficaram no encalço da montadora.

Em evento para anunciar uma visão para a Toyota, o presidente da montadora japonesa se pronunciou sobre os casos de falsificações.

"Gostaria de expressar minhas mais profundas desculpas aos nossos clientes e acionistas pela inconveniência e preocupação causadas pelas sucessivas irregularidades na Hino Motors, Daihatsu e Toyota Industries."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na linha de chegada: os resultados em 2023

A Toyota deixou seus concorrentes comendo poeira. Sua maior rival, a Volkswagen, reportou 9,2 milhões de vendas de carros em 2023 — uma desvantagem de 2 milhões em relação à montadora japonesa.

Leia Também

ALÔ, ACIONISTA

Dividendos no radar: Bradesco (BBDC4) libera novo JCP de R$ 3,5 bilhões; veja quem mais paga proventos

A EXCEÇÃO?

Ação barata e crescimento acelerado: 3Tentos (TTEN3) desafia crise do agro e pode ser oportunidade, diz o BTG

Nos últimos 10 anos, as vendas globais do grupo Toyota ultrapassaram 10 milhões de veículos. A única exceção foi 2020, quando a pandemia da COVID-19 atingiu o setor automobilístico.

No entanto, a concorrência vem ficando mais acirrada. As vendas mundiais da Volkswagen representaram um aumento de 12%, em comparação com 2022. 

Já na Europa e na América do Norte, a fabricante alemã teve alta de 19,7% e 17,9%, respectivamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A vantagem da Toyota é explicada pelo fato de a companhia ter realizado uma melhoria na cadeia de suprimentos. Além disso, a demanda estável na Europa e na América do Norte também impulsionou as vendas da fabricante.

Pista escorregadia: as fraudes da Toyota

Apesar dos resultados em 2023, a montadora japonesa deve enfrentar uma pista escorregadia à frente.

Isso porque, nesta segunda-feira (29), a Toyota anunciou ter encontrado sinais de fraude em testes de certificação de motores diesel para alcançar números maiores de potência e torque.

A companhia também comunicou a suspensão de nove modelos, cujos motores foram afetados pela falsificação. Nenhum veículo vendido na América Latina estava presente na lista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os escândalos não param por aí. Em dezembro, a Daihatsu, subsidiária da Toyota Industries, também admitiu ter forjado resultados de testes de segurança. 

Segundo o comunicado, a filiada cometia as fraudes há mais de 30 anos. A investigação encontrou problemas em 64 modelos, que tiveram as remessas suspensas.

A Daihatsu afirmou nesta terça-feira (3) que sua produção global caiu 25%, para 121 mil veículos em dezembro. Já as vendas mundiais caíram cerca de 8%.

*Com informações da Reuters e CNN Business

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
grand capital assessoria de investimentos 23 de junho de 2026 - 12:00
Banco do Brasil (BBAS3), Caixa e BNDES. 23 de junho de 2026 - 10:33
Logo da MRV (MRVE3) nas cores verde e amarelo 22 de junho de 2026 - 20:04
Rede D'Or rdor3 saúde hospital 22 de junho de 2026 - 19:49
print do youtube contendo a logo da spacex no topo, elon musk ao centro e a logo da nasdaq na parte inferior, em evento de ipo da spacex 22 de junho de 2026 - 18:45
22 de junho de 2026 - 17:33
GTA 6, Take-Two, Rockstar Games 22 de junho de 2026 - 14:19
Hapvida, operadora de saúde, sendo analisada por um médico 22 de junho de 2026 - 13:27
brasil petróleo petrobras prio 22 de junho de 2026 - 12:49
Vale Xerém - RJ - CTSS (Centro Tecnológico de Soluções Sustentáveis).Foto da Fachada com a logo da Vale (VALE3) em destaque. 22 de junho de 2026 - 11:00
Trem com o logo da Rumo RAIL3 | Dividendos 22 de junho de 2026 - 10:24
Celular com logo Nubank 20 de junho de 2026 - 15:03
Escritório da Cosan (CSAN3). 19 de junho de 2026 - 19:30
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar