Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
OUTRA SUSPENSÃO

Mais uma interrupção na Vale (VALE3): Justiça do Pará barra outra vez as operações na mina de Onça Puma

A animosidade entre a mineradora e as autoridades paraenses chegou aos tribunais em fevereiro, quando a Justiça suspendeu o funcionamento de uma das minas da Vale

Imagem mostrando o logo da Vale (VALE3) numa parede branca; estágio
Vale (VALE3) - Imagem: Divulgação

A disputa judicial entre a Vale (VALE3) e o Estado do Pará parece longe de chegar ao fim. A mineradora anunciou na noite de quarta-feira (3) que voltou a ter as operações suspensas em uma mina de níquel na região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) reverteu a liminar que autorizava o funcionamento da Mina de Onça Puma, localizada no município de Ourilândia do Norte.

Relembrando, em fevereiro, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Pará (SEMAS) havia suspendido a licença de operação da mina.

Na época, a Semas alegou que houve “descumprimento de condicionantes ambientais” pela companhia na unidade. 

Após a decisão da secretaria, a Vale pediu uma tutela provisória de urgência à Justiça do Pará, afirmando que reforçou o cumprimento dos controles socioambientais da atividade conforme a legislação. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A companhia conseguiu restabelecer a validade da licença em 26 de fevereiro. Mas quatro dias depois o Estado entrou com recurso — o que levou à suspensão dessa decisão inicial de restabelecimento da licença e, por consequência, barrou a companhia de operar a mina de Onça Puma.

Leia Também

REESTRUTURAÇÃO

Estrela (ESTR3) tem recuperação judicial aceita pela Justiça; veja os próximos passos da fabricante de brinquedos

ALÔ, ACIONISTA

WEG (WEGE3) vai distribuir R$ 438 milhões em JCP aos acionistas; veja a data limite para receber o provento

“A Vale adotará as medidas judiciais cabíveis para buscar reverter a decisão perante o TJPA, assim como nos tribunais superiores em Brasília”, escreveu a empresa, em comunicado ao mercado. 

Vale destacar que Onça Puma é a única mina de níquel da Vale (VALE3) no Brasil. A companhia anunciou em 2022 o investimento de aproximadamente US$ 555 milhões para a expansão da mina, com a instalação de um segundo forno.

A expectativa é que o investimento resulte no aumento de 15 mil toneladas por ano na produção de níquel contido em ferro-níquel a partir de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
petrobras petr4 dividendos jcp (1) 16 de junho de 2026 - 13:02
ipo spacex elon musk nasdaq 16 de junho de 2026 - 11:03
um gráfico azul ao fundo representando um gráfico de ações com a logo do banco safra ao centro representando as recomendações do banco para as empresas da bolsa 15 de junho de 2026 - 17:15
Grupo Pão de Açúcar GPA PCAR3 15 de junho de 2026 - 16:33
Petrobras 13 de junho de 2026 - 12:00
Campanha Coca-Cola para a Copa do Mundo 2026 12 de junho de 2026 - 12:17
Oi (OIBR3) no fundo do poço 11 de junho de 2026 - 19:36
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar