🔴 É HORA DE SAIR DA DEFENSIVA: ESTES 10 ATIVOS PODEM MULTIPLICAR ATÉ 400x EM 12 MESES – CONFIRA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

OFERTA DE AÇÕES VEM AÍ?

Banco da Amazônia (BAZA3) contrata bancos para possível reabertura de capital na bolsa; saiba mais sobre o potencial re-IPO

Bank of America, Citigroup, XP, Caixa Econômica Federal e UBS farão, em conjunto, estudos para preparar e analisar a viabilidade de uma oferta pública de distribuição primária de ações do Basa

Fachada de um prédio do Banco da Amazônia
Fundado em 1940 como Banco de Crédito da Borracha, o banco foi rebatizado na década seguinte e abriu o capital ainda nos anos 70. - Imagem: Reprodução/Redes sociais

A seca de ofertas iniciais de empresas na bolsa de valores — ou IPOs, como são mais conhecidas as operações — pode ser quebrada em breve. Mas não por uma nova companhia, e sim por um velho conhecido dos investidores: o Banco da Amazônia (BAZA3), que pretender fazer uma reabertura de capital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo comunicado enviado ao mercado nesta quarta-feira (16), o Basa contratou cinco bancos para atuarem como assessores financeiros em um possível aumento de capital via re-IPO.

Bank of America, Citigroup, XP, Caixa Econômica Federal e UBS farão, em conjunto, estudos para preparar e analisar a viabilidade de uma oferta pública de distribuição primária de ações.

Ou seja, a operação deve ser feita por meio da emissão de novos papéis e os recursos captados irão diretamente para o caixa da instituição

"O banco reitera que a efetiva realização da potencial oferta e o consequente aumento de capital social mediante a emissão de novas ações ordinárias, bem como a definição de seus termos e condições", diz o comunicado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os termos ainda a serem definidos incluem a quantidade de ações e o preço por papel, o que deve definir o tamanho da captação. Mas, segundo fontes ouvidas pelo jornal Valor Econômico, o Basa mira em uma oferta de até R$ 2 bilhões.

Leia Também

TER OU NÃO TER

Petróleo acima de US$ 100 muda a tese para Petrobras (PETR4)? O que ainda favorece — e o que ameaça — a ação 

MENOS ALARDE

IA vai destruir a humanidade? Neurocientista brasileiro rebate previsão alarmante de ex-pesquisadores da OpenAI

Como é a estrutura atual do Banco da Amazônia

Fundado em 1940 como Banco de Crédito da Borracha — nome que alude ao objetivo inicial da instituição de financiar a produção do material —, o banco foi rebatizado na década seguinte e abriu o capital ainda nos anos 70.

Na época, segundo informações da página de relações com os investidores do Basa, o Tesouro Nacional detinha 51% das ações, enquanto o público geral ficava com 49%.

Atualmente, pouco mais de 73% dos papéis estão diretamente nas mãos do governo federal, enquanto outros 24% ficam com fundos de investimento da Caixa e do Banco do Brasil, dois bancos estatais. Apenas 3% das ações está em circulação no mercado — o chamado free float.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
David Vélez, fundador e CEO do Nubank, durante evento de lançamento em Miami. 10 de setembro de 2026 - 13:41
Logo da BB Seguridade (BBSE3) 10 de setembro de 2026 - 11:33
Imagem mostra um panda comendo um bambu em zoológico 10 de setembro de 2026 - 10:52
ID da foto:1307414278 9 de setembro de 2026 - 17:57
9 de setembro de 2026 - 15:48
Fachada do Banco do Brasil (BBAS3). 9 de setembro de 2026 - 14:27
SLC Agrícola 9 de setembro de 2026 - 11:17
Fachada do Banco Inter. 9 de setembro de 2026 - 9:39
Montagem com a logo da enjoei e uma arara de roupas ao fundo em tons de rosa 8 de setembro de 2026 - 20:04
Logo da Tenda em fundo vermelho e letras brancas 8 de setembro de 2026 - 19:15
ações bancos banco do brasil bbas3 bradesco bbdc4 itaú itub4 santander sanb11 8 de setembro de 2026 - 18:24
Fachada do Banco Inter. 8 de setembro de 2026 - 16:23
Luciano Hang Véio da Havan 8 de setembro de 2026 - 11:11
Greg Abel, CEO da Berkshire Hathaway e sucessor de Warren Buffett 7 de setembro de 2026 - 15:35
Imagem com logo da Oi 7 de setembro de 2026 - 9:20
6 de setembro de 2026 - 12:55
recuperação judicial, empresário com dívidas 6 de setembro de 2026 - 11:15

PODCAST TOUROS E URSOS

Por que tantas empresas estão quebrando no Brasil?

6 de setembro de 2026 - 11:15
A mão de um robô humanóide quase toca na mão de um ser humano 5 de setembro de 2026 - 14:55
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar