O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Companhia anunciou na noite de ontem (4) a compra de 100% da Esfera, empresa de geração de energia fundada em 2015

Menos de um mês após anunciar uma mega fusão com a AES Brasil (AESB3), a Auren (AURE3) já partiu para uma nova aquisição no mercado brasileiro — desta vez, para robustecer sua rede comercial e atuação no varejo de energia.
A companhia anunciou na noite de ontem (4) a compra de 100% da Esfera — empresa de geração de energia fundada em 2015 — por meio da subsidiária Auren Comercializadora.
Considerada uma das líderes do varejo de energia, a Esfera atende 570 grupos empresariais e gerencia cerca de 1,6 mil contratos no mercado livre, além de possuir 142 unidades geradoras em sua carteira. A companhia faturou R$ 324 milhões em 2023.
“A Esfera chega para complementar o ecossistema de nossa comercializadora de energia, ampliando nosso portfólio de produtos e serviços. Este movimento vai permitir acelerarmos nosso crescimento no segmento varejista e fortalecer nosso objetivo de sermos referência em experiência do cliente, também no pós-venda”, disse Mario Bertoncini, vice-presidente financeiro e de relações com investidores da Auren.
Segundo fato relevante enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a Auren deve avançar na consolidação da plataforma de comercialização, com atuação na gestão de energia para clientes de médio e grande portes, e no varejo.
A Esfera continuará com uma gestão independente após a conclusão da transação, com escritórios e funcionários distintos dos da Auren — e ainda deve manter os atuais sócios à frente do negócio.
Leia Também
O valor da transação não foi revelado, mas trata-se do segundo investimento da Auren em 30 dias.
A expectativa é que a compra da Esfera seja concluída no segundo semestre de 2024.
É importante destacar que a operação ainda está sujeita ao aval do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
A aquisição da Esfera acompanha a estratégia da Auren (AURE3) de explorar novos negócios complementares no segmento de comercialização de energia elétrica.
Nos últimos anos, a companhia adquiriu participações em empresas e criou parcerias estratégicas para ampliar o portfólio e explorar sinergias para sustentar um “crescimento sustentável a longo prazo”, segundo a empresa.
Entre os investimentos em tecnologia, automação e inteligência de dados, a Auren comprou fatia na startup Flora, um marketplace de geração distribuída, além de se tornar sócia da Way2, empresa de tecnologia especializada em telemedição e gerenciamento de energia, e da Aquarela Analytics, que oferece soluções de inteligência artificial para a indústria e empresas de grande porte.
Segundo a empresa, nas três operações, os sócios originais permaneceram no negócio, mas receberam apoio e investimento da Auren.
No final do ano passado, a Auren também anunciou uma joint venture com a Vivo para a comercialização varejista para ganhar escala no mercado livre em escala nacional.
Entra ou não entra?
O QUE QUASE NINGUÉM VIU?
VAI E VEM DOS SPREADS
HIPOCRISIA?
TROCA DE CEO
ENTREVISTA AO ESTADÃO
COMPRAR OU VENDER?
DO CAMPO AO BALANÇO
NÃO PARA NA LAVOURA
DESTAQUES DA BOLSA
COMPETIÇÃO ACIRRADA
Conteúdo BTG Pactual
VEJA ONDE APOSTAR
PASSO A PASSO
AUMENTO DE CAPITAL
PREPAREM O BOLSO
CISÃO OU CIZÂNIA?
ESCAPOU DO JUÍZO FINAL?
FUTURO INCERTO
DEIXAR O PASSADO PARA TRÁS