🔴 TOUROS E URSOS: A AÇÃO QUE QUASE DOBROU E FOI UM TOURO EM 2025 – ASSISTA AGORA

Camille Lima

Camille Lima

Repórter de bancos e empresas no Seu Dinheiro. Jornalista formada pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), em 2025 foi eleita como uma das 50 jornalistas mais admiradas da imprensa de Economia, Negócios e Finanças do Brasil. Já passou pela redação do TradeMap.

VISÃO DO GESTOR

Kinea revela 8 ações “de excelência” ainda atraentes para investir na bolsa e escapar do “marasmo” do Ibovespa

Ao Seu Dinheiro, Ruy Alves, gestor da Kinea, avalia que oito papéis devem se sair bem nos próximos meses mesmo com o desempenho mediano da bolsa brasileira

Camille Lima
Camille Lima
23 de setembro de 2024
6:04 - atualizado às 8:57
B3, bolsa de valores, ações, mercados.
B3, a operadora da bolsa brasileira. - Imagem: iStock

A falta de apetite pela bolsa brasileira se tornou um sentimento quase unânime entre os grandes gestores do Brasil — e a alta da Selic tende a colocar ainda mais pressão sobre a renda variável. Mas, para a Kinea Investimentos, ainda é possível encontrar ações atraentes na B3.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Responsável pelo portfólio macroeconômico global da gestora ligada ao Itaú, Ruy Alves avalia oito papéis que devem se sair bem nos próximos meses, apesar do desempenho “mediano e sem nada de especial” esperado para o Ibovespa.

Ruy Alves, responsável pelo portfólio macroeconômico global da gestora Kinea Investimentos.
Ruy Alves, gestor da Kinea Investimentos. Foto: Divulgação

“Há oportunidades dentro da bolsa, mas o índice como um todo é muito contaminado. Eu recomendaria ao investidor não ir para o Ibovespa, e sim procurar empresas de excelência dentro da B3”, afirmou o gestor, em entrevista ao Seu Dinheiro.

Não à toa, a Kinea encontra-se com posição neutra em bolsa, em meio a preocupações em relação à questão fiscal do Brasil e frente ao desempenho “medíocre” do EWZ, fundo de índice (ETF) de ações brasileiras listado em Nova York, quando comparado a outras bolsas globais. 

As “empresas de excelência” na carteira da Kinea

Dos oito papéis favoritos da Kinea, quatro deles estão no setor de utilidades públicas, que engloba serviços como energia elétrica e saneamento básico e é visto como um dos segmentos mais defensivos da bolsa atualmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para Alves, atualmente existe um potencial relevante de valorização para a Sabesp (SBSP3) após a privatização — especialmente com a chegada da Equatorial (EQTL3) como acionista de referência da companhia.

Leia Também

“A Sabesp já está a caminho de melhorias operacionais, com fortes cortes de custos, e logo passará por um investimento para aumentar a base de ativos. A ação ainda negocia com desconto em relação ao net equity value (valor líquido patrimonial), então gostamos do papel”, afirmou.

Aliás, a Equatorial (EQTL3) também está presente no portfólio da Kinea. Alves avalia que a empresa negocia a taxa interna de retorno (TIR) real razoável e que, no longo prazo, “entrega constantemente crescimento com melhorias operacionais e aquisições complementares de ativos novos”.

Outras duas empresas do setor de utilities recentemente privatizadas que atraem o olhar da Kinea são a Copel (CPLE6) e a Eletrobras (ELET3).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além das melhorias que estão acontecendo nas empresas após as desestatizações, as companhias devem se beneficiar do aumento dos preços longos de energia no Brasil, já que atuam no segmento de geração de eletricidade.

Vale lembrar que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) recentemente acionou a bandeira vermelha 1 para o mês de setembro, em meio à escassez de chuvas e ao clima seco com temperaturas elevadas no país. 

Segundo a gestora, outro ponto que pode beneficiar a Eletrobras é o avanço da negociação sobre a participação na Eletronuclear com o governo federal, que já se arrasta há cerca de um ano.

Outras apostas da Kinea em ações na bolsa brasileira

Detentora do título de ação que mais subiu na B3 em 2024, a Embraer (EMBR3) acumula ganhos da ordem de 110% desde janeiro. Mas para o gestor da Kinea, ainda que a fabricante de aeronaves tenha dobrado de valor neste ano, há espaço para mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A Embraer está em um período de colheita dos investimentos, com vendas do avião militar KC e do novo E2. Além disso, a empresa está em uma fase muito boa da indústria global, já que a Boeing não consegue mais entregar avião devido à crise financeira”, disse Ruy Alves.

Conhecida como “a fábrica de bilionários da B3”, a Weg (WEGE3) é outra aposta da Kinea em meio à perspectiva favorável para investimentos ligados à eletrificação global.

As outras duas ações que integram a carteira de renda variável da Kinea são o Itaú Unibanco (ITUB4) e o Banco do Brasil (BBAS3).

“Gostamos do setor bancário brasileiro. O segmento está muito barato no momento e vivencia um ciclo de crédito positivo, com carteiras de crédito começando a expandir”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que não comprar na bolsa

Ruy Alves ainda revelou um setor para ficar de fora na B3: o de commodities. Atualmente, a Kinea prefere manter distância do segmento na bolsa brasileira, especialmente devido às perspectivas mais fracas para a China.

“Não gostamos do setor de commodities, acreditamos que a China está em um processo de desaceleração que está afetando o segmento na bolsa.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
HORA DE BOTAR A MÃO NA MASSA?

Pão de Açúcar (PCAR3) tem novo CEO depois de meses com cargo ‘vago’. Ele vai lidar com o elefante na sala?

5 de janeiro de 2026 - 11:15

Alexandre Santoro assume o comando do Grupo Pão de Açúcar em meio à disputa por controle e a uma dívida de R$ 2,7 bilhões

AÇÃO DO MÊS

Nem banco, nem elétrica: ação favorita para janeiro de 2026 vem do canteiro de obras e está sendo negociada com desconto

5 de janeiro de 2026 - 6:03

Com um desconto de 27,18% no último mês, a construtora recebeu três recomendações entre os nove bancos e corretoras consultados pelo Seu Dinheiro

QUEDA FORTE NA BOLSA

Ação da Azul (AZUL54) em queda livre: por que os papéis estão sendo dizimados na bolsa, com perdas de 50% só hoje (2)?

2 de janeiro de 2026 - 17:31

Papéis derretem na bolsa após o mercado precificar os efeitos do Chapter 11 nos EUA, que envolve conversão de dívidas em ações, emissão massiva de novos papéis, fim das preferenciais e forte diluição para os atuais acionistas

R$ 1,2 BILHÃO

Dasa (DASA3): vender ativos por metade do preço pago foi um bom negócio? Analistas respondem

2 de janeiro de 2026 - 15:19

Papéis chegaram a disparar com a venda de ativos, mas perderam força ao longo do dia; bancos avaliam que o negócio reduz dívida, ainda que com desconto relevante

COMEÇOU MAL

Minerva (BEEF3) e MBRF (MBRF3) caem forte com tarifas da China sobre a carne bovina brasileira

2 de janeiro de 2026 - 14:47

País asiático impôs uma tarifa de 55% às importações que excederem a cota do Brasil, de 1,1 milhão de toneladas

RETROSPECTIVA DO IFIX

FIIs de galpões logísticos foram os campeões de 2025; confira o ranking dos melhores e piores fundos imobiliários do ano

2 de janeiro de 2026 - 6:03

Entre os destaques positivos do IFIX, os FIIs do segmento de galpões logísticos vêm sendo beneficiados pela alta demanda das empresas de varejo

MENOS DINHEIRO NO BOLSO

Petrobras (PETR4): por que ação fechou o ano no vermelho com o pior desempenho anual desde 2020

31 de dezembro de 2025 - 17:27

Não foi só o petróleo mais barato que pesou no humor do mercado: a expectativa em torno do novo plano estratégico, divulgado em novembro, e dividendos menos generosos pesaram nos papéis

VEJA A LISTA COMPLETA

As maiores quedas do Ibovespa em 2025: o que deu errado com Raízen (RAIZ4), Hapvida (HAPV3) e Natura (NATU3)?

31 de dezembro de 2025 - 7:30

Entre balanços frustrantes e um cenário econômico hostil, essas companhias concentraram as maiores quedas do principal índice da bolsa brasileira

ACABOU O RALI?

Ouro recua quase 5% e prata tomba quase 9% nesta segunda (29); entenda o que aconteceu com os metais preciosos

29 de dezembro de 2025 - 18:07

Ouro acumula alta de 66% em 2025, enquanto a prata avançou cerca de 145% no ano

RESUMO DOS MERCADOS

Na reta final de 2025, Ibovespa garante ganho de 1,5% na semana e dólar acompanha 

27 de dezembro de 2025 - 9:15

A liquidez reduzida marcou as negociações na semana do Natal, mas a Selic e o cenário eleitoral, além da questão fiscal, continuam ditando o ritmo do mercado brasileiro

A MIGRAÇÃO COMEÇOU?

Apetite por risco atinge o maior nível desde 2024, e investidores começam a trocar a renda fixa pela bolsa, diz XP

26 de dezembro de 2025 - 15:05

Levantamento com assessores mostra melhora no sentimento em relação às ações, com aumento na intenção de investir em bolsa e na alocação real

ÍNDICE RENOVADO

Perto da privatização, Copasa (CSMG3) fará parte do Ibovespa a partir de janeiro, enquanto outra ação dá adeus ao índice principal

26 de dezembro de 2025 - 9:55

Terceira prévia mostra que o índice da B3 começará o ano com 82 ativos, de 79 empresas, e com mudanças no “top 5”; saiba mais

CENÁRIOS ALTERNATIVOS

3 surpresas que podem mexer com os mercados em 2026, segundo o Morgan Stanley

25 de dezembro de 2025 - 14:00

O banco projeta alta de 13% do S&P 500 no próximo ano, sustentada por lucros fortes e recuperação gradual da economia dos EUA. Ainda assim, riscos seguem no radar

TOUROS E URSOS #253

Ursos de 2025: Banco Master, Bolsonaro, Oi (OIBR3) e dólar… veja quem esteve em baixa neste ano na visão do Seu Dinheiro

24 de dezembro de 2025 - 8:00

Retrospectiva especial do podcast Touros e Ursos revela quem terminou 2025 em baixa no mercado, na política e nos investimentos; confira

AINDA MAIS PRECIOSOS

Os recordes voltaram: ouro é negociado acima de US$ 4.450 e prata sobe a US$ 69 pela 1ª vez na história. O que mexe com os metais?

22 de dezembro de 2025 - 12:48

No acumulado do ano, a valorização do ouro se aproxima de 70%, enquanto a alta prata está em 128%

BOMBOU NO SD

LCIs e LCAs com juros mensais, 11 ações para dividendos em 2026 e mais: as mais lidas do Seu Dinheiro

21 de dezembro de 2025 - 17:10

Renda pingando na conta, dividendos no radar e até metas para correr mais: veja os assuntos que dominaram a atenção dos leitores do Seu Dinheiro nesta semana

B DE BILHÃO

R$ 40 bilhões em dividendos, JCP e bonificação: mais de 20 empresas anunciaram pagamentos na semana; veja a lista

21 de dezembro de 2025 - 16:01

Com receio da nova tributação de dividendos, empresas aceleraram anúncios de proventos e colocaram mais de R$ 40 bilhões na mesa em poucos dias

APÓS UMA DECISÃO JUDICIAL

Musk vira primeira pessoa na história a valer US$ 700 bilhões — e esse nem foi o único recorde de fortuna que ele bateu na semana

21 de dezembro de 2025 - 11:30

O patrimônio do presidente da Tesla atingiu os US$ 700 bilhões depois de uma decisão da Suprema Corte de Delaware reestabelecer um pacote de remuneração de US$ 56 bilhões ao executivo

DESTAQUES DA SEMANA

Maiores quedas e altas do Ibovespa na semana: com cenário eleitoral e Copom ‘jogando contra’, índice caiu 1,4%; confira os destaques

20 de dezembro de 2025 - 16:34

Com Copom firme e incertezas políticas no horizonte, investidores reduziram risco e pressionaram o Ibovespa; Brava (BRAV3) é maior alta, enquanto Direcional (DIRR3) lidera perdas

OS MAIORES DO ANO

Nem o ‘Pacman de FIIs’, nem o faminto TRXF11, o fundo imobiliário que mais cresceu em 2025 foi outro gigante do mercado; confira o ranking

19 de dezembro de 2025 - 14:28

Na pesquisa, que foi realizada com base em dados patrimoniais divulgados pelos FIIs, o fundo vencedor é um dos maiores nomes do segmento de papel

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar