🔴 JÁ SE IMAGINOU FAZENDO 35 OPERAÇÕES POR MÊS NA BOLSA, EM MÉDIA? CONHEÇA O QUICK TRADE – CLIQUE AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

DESTAQUES DA BOLSA

Falta de apetite chinês derruba as ações de Vale (VALE3), Gerdau (GGBR4) e CSN (CSNA3); mineradoras e siderúrgicas lideram quedas do Ibovespa hoje

A performance dos papéis reflete a queda da matéria-prima do aço no mercado internacional pelo segundo dia consecutivo

Minério de ferro Vale Gerdau CSN Usiminas VALE3 USIM5
Imagem: Shutterstock

A queda dos preços do minério de ferro tem sido um pesadelo para a Vale (VALE3). A mineradora se prepara para divulgar os resultados do segundo trimestre na quinta-feira (25) e os dados de produção do período acederam a luz de alerta sobre o que pode vir por aí.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta terça-feira (23), a companhia, que tem um dos maiores pesos do Ibovespa, voltar a sentir os efeitos da baixa da commodity no mercado internacional.

E a Vale não está sozinha: as ações de mineradoras e siderúrgicas caem em bloco, chamando atenção dos investidores.

O principal contrato futuro de minério de ferro negociado em Dalian, na China, caiu 3,4% hoje. A commodity já havia fechado em baixa ontem com os investidores repercutindo um movimento do Banco Central chinês que pegou o mercado de surpresa.

Por que o corte de juros na China não impulsionou o minério de ferro e as ações da Vale (VALE3) e outras mineradoras?

O banco central chinês reduziu as principais taxas de juros do país em 10 pontos-base. O corte ocorreu uma semana após dados mostrarem que o Produto Interno Bruto (PIB) da segunda maior economia do mundo não apenas desacelerou, como avançou em ritmo bem mais fraco do que o esperado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais importante que o corte das taxas, é o sinal que ela envia: o afrouxamento monetário mostra que o governo está disposto a agir para aumentar a liquidez e aquecer o mercado chinês, maior produtor de aço do mundo e principal comprador do minério das companhias brasileiras.

Leia Também

TOUROS E URSOS #293

Eleições podem destravar IPOs e novas emissões de dívida no Brasil? CEO da Nero Capital responde

O EFEITO DAS URNAS

Depois de lucrar com a alta do Ibovespa, tubarões se protegem no mercado, de olho em eleição mais acirrada

O problema é que a redução dos juros, além de ter sido considerada modesta, é vista como insuficiente para fazer com que o dragão asiático volte a crescer — principalmente considerando que o movimento não foi acompanhado pelo anúncio de outras ações para impulsionar a economia.

Vale relembrar que, na semana passada, a Terceira Plenária, o principal encontro do Comitê Central do Partido Comunista, terminou sem que o governo se comprometesse a fazer fortes estímulos econômicos, especialmente no que diz respeito ao setor imobiliário — que é o principal consumidor de aço e enfrenta uma crise na China.

*Com informações da Reuters

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem criada por IA traz a bandeira do Brasil de fundo e um gráfico de ações em alta 22 de outubro de 2026 - 19:45
Imagem de uma tela de computador com o Facebook aberto e símbolo da Meta no canto inferior direito 22 de outubro de 2026 - 14:32
Montagem traz uma imagem de gráfico de ações ao fundo e uma urna eletrônica no centro eleições 2026; 1º turno 22 de outubro de 2026 - 11:00
20 de outubro de 2026 - 15:07
Imagem gerada por inteligência artificial mostra um prédio, uma casa, moedas e uma ampulheta, representando o rendimento em aluguéis ou fundos imobiliários ao longo do tempo 20 de outubro de 2026 - 12:32
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 20 de outubro de 2026 - 12:04
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 18 de outubro de 2026 - 15:30
Logo da Petrobras e, ao fundo, ilustração de barris de petróleo e gráfico de ações 17 de outubro de 2026 - 9:58
Em um fundo com gráficos e correntes, Bruno Marques, gestor de multimercados macro da XP Asset, aparece em primeiro plano. Ele usa camisa azul clara e malha azul marinho. Do lado esquerdo, a pergunta: Juros vão travar a bolsa? 16 de outubro de 2026 - 12:17
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar