O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Mas tem país do Mercosul de olho em um acordo bilateral com Pequim, ainda que isso signifique quebrar as regras do bloco; descubra qual
Quando o presidente da França, Emmanuel Macron, saiu da reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no sábado (2) dizendo que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia (UE) é antiquado e contraditório, o petista sofreu um forte revés por ser um dos principais defensores do tratado.
Mas não demorou nem uma semana para que o Brasil e o bloco mandassem um recado para os europeus: se Macron não quer, tem quem queira.
O Ministério das Relações Exteriores brasileiro informou nesta quinta-feira (7) que um acordo de livre comércio entre o Mercosul e Cingapura havia sido assinado durante a cúpula do bloco.
Esse é o primeiro instrumento dessa natureza firmado com um parceiro da região Ásia-Pacífico, marcando a retomada da agenda de negociações extrarregionais do Mercosul 12 anos depois da assinatura do último acordo de livre comércio pelo bloco.
Cingapura é um dos principais destinos das exportações do Mercosul e importante parceiro de investimentos do bloco.
A corrente de comércio Mercosul-Cingapura, em 2022, foi de aproximadamente US$ 10 bilhões, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores brasileiro.
Leia Também
No comércio com o Brasil, Cingapura foi, em 2022, o 7º principal destino das exportações, com vendas de US$ 8,4 bilhões.
Além disso, Cingapura foi o segundo principal mercado das exportações brasileiras na Ásia, atrás apenas da China.
Em termos de investimentos, em 2021, Cingapura ocupou a 12ª posição como origem de investimento estrangeiro direto no Brasil.
"O acordo Mercosul-Cingapura abre oportunidades comerciais e de investimentos, ao mesmo tempo em que salvaguarda o espaço para a formulação de políticas de interesse público", disse o MRE em nota.
"Entre outros temas, o acordo possui compromissos em matéria de comércio de bens e serviços, investimentos, micro e pequenas empresas, compras governamentais, propriedade intelectual e medidas sanitárias e fitossanitárias."
Nos últimos meses, diplomatas do Mercosul e da UE intensificaram ainda mais os esforços para assinar um acordo. A pressa se dá porque a Argentina elegeu um presidente, que é contra o tratado — Javier Milei toma posse no domingo (10).
Só que a troca da guarda em Buenos Aires beneficia um outro país do bloco: o Uruguai — justamente por Milei não ter simpatia pelo multilateralismo, tirando o conservador Lacalle Pou do isolamento dentro do bloco.
De olho nessa janela de oportunidade, o governo uruguaio defendeu ontem, na véspera da Cúpula do Mercosul, o direito de seu país fechar um acordo bilateral com a China, driblando as regras do bloco que exigem negociações multilaterais e a aprovação de todos os membros.
"Queremos todo o Mercosul com a China. Mas, se o Uruguai puder avançar primeiro, acreditamos que também serve ao conjunto", disse o chanceler uruguaio, Omar Paganini.
Montevidéu tem buscado acordos bilaterais para destravar o comércio, mas esbarra na Tarifa Externa Comum (TEC) sobre as importações.
*Com informações do Estadão Conteúdo
O anúncio ocorre após Trump fazer mais um ultimato ao Irã, sob a ameaça de destruir usinas de eletricidade e pontes do país persa
Os ataques ocorreram cinco semanas após os primeiros bombardeios dos Estados Unidos e de Israel no Irã
Comum a cristãos, judeus e a outras culturas, a Páscoa ganha tradições e adaptações muito diferentes ao redor do mundo
A quarta maior economia do mundo está sob cerco; entenda como a guerra entre EUA e Irã reacendeu traumas financeiros na Índia e o impacto para os mercados
Para Brett Collins, gerente de portfólio de crédito da gestora do Nomura, guerra no Irã é um dos maiores riscos para o mercado de crédito corporativo hoje, mas Trump deve evitar que ela se arraste
Brendan Ahern, CIO da KraneShares, diz onde o governo chinês acerta, onde erra e onde o Ocidente subestima Pequim — “esse é um caminho que não tem mais volta”
Missão Artemis 2 vai levar o homem de volta à órbita da Lua pela primeira vez em mais de 50 anos, mas um em cada três brasileiros jura que ele nunca esteve lá antes.
Participando de evento na universidade nesta segunda-feira (30), ele avalia falou sobre o futuro da política monetária com a guerra e a inflação batendo na porta do banco central norte-americano
Autoridades norte-americanas insistem que a guerra pode estar se aproximando de um ponto de inflexão, mas os líderes iranianos continuam a rejeitar publicamente as negociações
A crise de combustíveis arrombou a porta na Ásia e agora ameaça entrar pela janela da Europa; confira as medidas de emergência que estão sendo tomadas para conter a disparada do petróleo e do gás no mundo
A prata não ficou atrás no movimento de correção, caindo 2,18% na sessão desta sexta-feira (20) e acumulando uma perda semanal ainda mais expressiva que a do ouro: 14,36%
Ator e campeão esportivo faleceu aos 86 anos após ser internado no Havaí; Chuck Norris deixa cinco filhos, incluindo o ator Mike Norris, e a esposa Gena O’Kelley
Em dia de forte aversão ao risco, o manual de sobrevivência do mercado mudou. Entenda por que os metais chegaram a cair 10% nesta quinta-feira (19), arrastando as ações das mineradoras
Por meio do programa Artemis, a Nasa afirma ter a intenção de estabelecer uma presença de longo prazo na Lua para fins científicos e de exploração
Inspirada no filme Exterminador do Futuro, a gestora analisa o impacto da inteligência artificial no mercado, e lista quais empresas já ganham em produtividade — e valem a pena investir
Os diretores do Fed optaram por seguir a postura adotada na reunião de janeiro, uma vez que os dados da economia norte-americana pontam para uma inflação resiliente, enquanto o mercado de trabalho perde força
Pesquisa do Bank of America mostra que gestores na América Latina preferem o Brasil ao México nos próximos 6 meses. Porém, a decolagem rumo aos 210 mil pontos sofreu uma pane técnica nas expectativas.
Presente inesperado impressionou as autoridades locais e veio acompanhado de um pedido bastante específico
Vencedor de prêmio milionário não acreditou quando recebeu mensagem de e-mail informando que ele tinha ganhado na loteria — e agora precisa contar para a esposa…
Segundo o relatório, petróleo, ações e bitcoin estão reagindo quase em sincronia aos choques geopolíticos e às incertezas sobre juros nos EUA