Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
ELEIÇÕES AMERICANAS

Quatro dias, 13 votações e um presidente: Câmara dos EUA elege republicano Kevin McCarthy em semana barulhenta no Congresso

Faltou um voto para o republicano na 14ª votação, o que fez a Câmara tornar-se barulhenta e indisciplinada

Kevin McCarthy é o novo presidente da Câmara dos EUA
Imagem: Montagem / Divulgação Congresso dos EUA

O republicano Kevin McCarthy foi eleito presidente da Câmara em uma votação histórica após a meia-noite, na madrugada deste sábado (07). O deputado superou resistências de seu próprio partido e tensões no plenário — que chegaram ao ápice após uma semana caótica que testou a capacidade da nova maioria republicana de governar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foram quatro dias e 13 votações exaustivas. McCarthy virou mais de uma dúzia de conservadores resistentes a se tornarem apoiadores.

Faltou um voto para o republicano na 14ª votação, o que fez a Câmara tornar-se barulhenta e indisciplinada. McCarthy caminhou para o fundo da Câmara para enfrentar resistentes. Dedos foram apontados e palavras trocadas, mas violência aparentemente evitada.

Momentos de tensão para McCarthy

Com a ordem restaurada, os republicanos alinharam-se para dar a McCarthy o cargo que tanto lutou para conquistar: o de presidente da Câmara. Com isso, ele será segundo na linha de sucessão à presidência.

A contagem foi de 216 a 212, com os democratas votando no líder Hakeem Jeffries e seis republicanos resistindo a McCarthy. Foi o fim de um amargo impasse que havia mostrado os pontos fortes e a fragilidade da democracia americana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após o caos

Finalmente eleito, McCarthy prestou juramento de posse e a Câmara finalmente pôde jurar os legisladores recém-eleitos que esperavam a semana toda pela abertura formal da casa e pelo início da sessão de 2023-24.

Leia Também

FIM DA FASE DE GRUPOS

Segunda fase da Copa do Mundo começa amanhã: veja onde assistir aos jogos que definem os últimos confrontos

LENHA NA FOGUEIRA?

Google investe mais de R$ 300 milhões para desenvolver ferramentas de IA para o cinema em meio a debate sobre o que pode e o que não pode

Ansioso para confrontar o presidente americano Joe Biden e o Partido Democrata, McCarthy prometeu intimações e investigações. “Agora começa o trabalho duro”, declarou o republicano. Ele deu crédito ao ex-presidente Donald Trump por apoiá-lo e por fazer ligações tardias “ajudando a obter os votos finais”.

Biden celebra McCarthy como opositor

Em comunicado divulgado pela Casa Branca, Biden destacou estar preparado para trabalhar junto ao Partido Republicano, assim como os eleitores esperam que os republicanos estejam preparados para trabalhar com ele.

“O povo americano espera que seus líderes governem de uma forma que coloque suas necessidades acima de tudo, e é isso que precisamos fazer agora. Como eu disse após as eleições de meio termo, estou preparado para trabalhar com os republicanos quando puder e os eleitores deixaram claro que esperam que os republicanos também estejam preparados para trabalhar comigo. Agora que a liderança da Câmara dos Representantes foi decidida, é hora de esse processo começar”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
afirmou Biden, no comunicado.

A declaração do presidente ainda destaca ser “imperativo” seguir com o progresso econômico, proteger a Previdência Social e o programa Medicare e defender a segurança nacional. “Como mostram os últimos dois anos, podemos fazer coisas profundas pelo país quando as fazemos juntos”, diz Biden.

*Com informações do Broadcast

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 22 de junho de 2026 - 14:31
seleção da frança 22 de junho de 2026 - 6:46
guerra oriente médio investimento 21 de junho de 2026 - 12:10
Imagem de um mapa da região do Estreito de Ormuz com barris de petróleo representando como a guerra do Oriente Médio está afetando os preços do petróleo 20 de junho de 2026 - 11:57
jogadores da suécia em campo 20 de junho de 2026 - 6:48
Em um fundo com uma cidade, cheio de prédios, um círculo azul iluminado aparece no centro com a sigla IPO em branco 19 de junho de 2026 - 15:01
Wesley França e Vini Jr em campo 19 de junho de 2026 - 6:22
Cristiano Ronaldo jogando pela seleção de Portugal. 17 de junho de 2026 - 6:52
Bandeira do Japão e do Brasil 16 de junho de 2026 - 15:28
Uma barra de ouro flutua sobre uma mão aberta. O fundo da foto é escuro e a barra é iluminada por luzes douradas 16 de junho de 2026 - 13:33
Seleção da França na Copa do Mundo de 2022 16 de junho de 2026 - 6:41
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar