🔴 FÁBRICA DE AGENTES DE IA: TENHA ACESSO AOS MESMOS AGENTES AUTÔNOMOS USADOS NA EMPIRICUS – SAIBA COMO

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

ACUSADO

Sérgio Rial vira réu na CVM e deve ser julgado em processo sobre a Americanas (AMER3); ex-CEO revelou o rombo contábil bilionário da varejista — relembre

Segundo O Globo, a CVM acusou Rial e o executivo João Guerra Duarte Neto em um dos processos que investigam o rombo contábil na varejista

Montagem com Sergio Rial, novo CEO da Americanas, com o logo da empresa
Montagem com Sergio Rial, então CEO da Americanas, com o logo da empresa - Imagem: Murillo Constantino/Quartetto - Montagem Brenda Silva

Quase cinco meses após a revelação de um rombo contábil bilionário na Americanas (AMER3), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) avançou para a etapa de acusação em processos que investigam a situação da companhia. E Sérgio Rial, ex-CEO da varejista e responsável pela descoberta do problema, é o primeiro escolhido para se sentar no banco dos réus.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A xerife do mercado de capitais acusou o executivo e João Guerra Duarte Neto, que assumiu o cargo após a saída de Rial, em um dos processos, segundo apuração do Seu Dinheiro.

Por trás da acusação está a falta de transparência na comunicação sobre os problemas contábeis que levaram à recuperação judicial da Americanas. A CVM considerou 'confuso' o primeiro fato relevante sobre o tema, divulgado em 11 de janeiro, e também condenou a teleconferência realizada para um público restrito no dia seguinte.

Com a formalização da acusação, Rial e Duarte Neto devem ir a julgamento em breve — ainda não há um cronograma exato para a tramitação do caso.

VEJA TAMBÉM — Socorro, Dinheirista! Inter saiu da Bolsa Brasileira e eu perdi 50% do meu patrimônio: e agora? Veja detalhes do caso real abaixo:

O CEO dos nove dias na Americanas (AMER3)

Vale destacar que Sérgio Rial, que é ex-presidente do Santander, esteve no comando da Americanas durante apenas nove dias. A passagem relâmpago pelo comando teve fim quando a informação sobre os problemas financeiros da varejista foram divulgados ao mercado no começo de janeiro; o executivo seria o 'responsável' por encontrar o problema.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o próprio Rial, ele não teve acesso à situação fiscal da Americanas durante seu período de transição. Ele afirmou, durante uma audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, que participou de 21 reuniões com os executivos da empresa entre dezembro e janeiro, quando ainda era impossível saber o que acontecia.

Leia Também

DE A PARA B

JBS sai, J&F entra: o xadrez financeiro dos irmãos Batista que pode ser um adeus à B3

PREPAREM O BOLSO

Dividendos e JCP: empresas anunciam mais de R$ 600 milhões aos acionistas; saiba quem paga e quando receber 

Rial alega ainda que os primeiros questionamentos sobre o balanço da Americanas foram feitos em uma reunião com o alto escalão da companhia em 27 de dezembro do ano passado.

"No dia 4 de janeiro durante a manhã revelaram que aquilo que era dívida bancária, conforme apresentado no dia 27, não estava contabilizado na rubrica bancos. A partir daquele momento eu tive certeza de que a empresa tinha uma estrutura patrimonial de insolvência", disse Rial durante a transmissão promovida pelo Senado.

A partir daí, disse o executivo, seu esforço foi para entender as razões para essa alteração e onde estava o dinheiro que faltava, além de estimar valores mais exatos para que ele pudesse tornar o fato público de maneira responsável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
21 de setembro de 2026 - 11:04
O cabo de guerra pelos dividendos e investimentos da Petrobras 21 de setembro de 2026 - 10:29
Escritório do BTG Pactual 19 de setembro de 2026 - 16:55
19 de setembro de 2026 - 15:47
pessoas vestindo ternos e roupas formais deixam a B3, bolsa de valores brasileira 19 de setembro de 2026 - 12:38
Logo do Itaú (ITUB4) 18 de setembro de 2026 - 18:34
Itaú (ITUB4) aluga 100% do Esther Towers, da EZ Tec (EZTC3). 18 de setembro de 2026 - 10:18
dividedos renda maio caixa seguridade cxse3 petrobras petr4 17 de setembro de 2026 - 18:34
Fachada loja Natura 17 de setembro de 2026 - 18:24
Gráfico de ações e sacolas de compras para representar empresas do varejo 17 de setembro de 2026 - 18:00
Fachada da Raia, da RD Saúde (RADL3). 16 de setembro de 2026 - 12:01
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar