🔴 CRIPTO VOLTOU? VEJA COMO BUSCAR MULTIPLICAÇÕES DE ATÉ 214 VEZES – CLIQUE AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

ALÍVIO PARA UNS, PREOCUPAÇÃO PARA OUTROS

Rotativo do cartão de crédito: as quatro empresas que estão na linha frente da nova regra — e podem se dar mal

O Citi listou as companhias que podem sentir o impacto negativo da decisão do CMN, que limitou os juros do rotativo do cartão de crédito e da fatura parcelada a 100% da dívida a partir de 3 de janeiro

Cartões de crédito
Cartões de crédito - Imagem: Shutterstock

Se você respirou mais aliviado com a notícia de que os juros da dívida do rotativo do cartão de crédito e da fatura parcelada não podem passar de 100% do endividamento total, o mesmo não aconteceu com algumas empresas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o Citi, quatro grupos que atuam no varejo — seja físico, seja on-line — devem sentir os impactos da decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN), que deve entrar em vigor em 3 de janeiro de 2024. 

Renner (LREN3), Carrefour Brasil (CRBF3), Mercado Livre (MELI34) e C&A (CEAB3) devem estar na linha de frente da nova regra, de acordo com o banco norte-americano.

Para o Citi, naturalmente estas empresas terão mais restrições nas ferramentas de crédito, especialmente no crédito rotativo que cobra taxas de juros superiores a 15% sobre a média.

“Entendemos que a maior parte dos juros cobrados não ultrapassa 100% do principal, pois os clientes geralmente renegociam esses contratos e migram para o parcelamento”, diz o Citi em relatório. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O problema, segundo o banco, é que, ao limitar as taxas de juro, as empresas podem tornar-se mais adversas ao risco e reduzir a concessão de crédito no cartão. 

Leia Também

FUTURO DA 'FILHA DO DIVÓRCIO'

Todo mundo quer a Farm: ações da Azzas 2154 (AZZA3) lideram as altas no Ibovespa com chuva de propostas no radar

APOSTAS SAÍRAM DO CARRINHO

Com proibição das bets, duas ações do varejo podem ser as mais beneficiadas, mas Eleven faz alerta para a recuperação do setor

“Consequentemente, isto tem um impacto negativo nas vendas que dependem de crédito”, diz o Citi. 

VAREJISTAS DE NATAL: ANALISTAS RECOMENDAM AÇÃO DA AREZZO (ARZZ3) E EMPRESA QUE PODE DOBRAR NA BOLSA

Rotativo do cartão: há quem discorde

Para o Goldman Sachs, a decisão do CMN não deve provocar uma mudança estrutural no negócio do setor. 

O banco norte-americano explica que a maior parte do financiamento de faturas de cartão de crédito tem prazo de cerca de um mês, o que faz com que os juros cobrados não atinjam os 100% do valor original estabelecidos pelo teto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o Goldman, para os emissores não deve haver mudança estrutural, porque a taxa mensal do rotativo do cartão hoje gira em torno dos 15%. 

Para as credenciadoras, as novas regras não têm impacto, porque não mudam a estrutura do parcelado sem juros — uma das preocupações do segmento.

No entanto, a nova regra pode limitar o apetite de crédito dos emissores de cartão, que já está restrito desde o ano passado devido ao aumento da inadimplência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
30 de setembro de 2026 - 10:33
Sede do IRB (Re) 29 de setembro de 2026 - 14:11
Logo da Copasa (CSMG3), Companhia de Saneamento de Minas Gerais 29 de setembro de 2026 - 10:21
Escritório do banco BTG Pactual (BPAC11). 29 de setembro de 2026 - 10:00
Ambipar (AMBP3) 28 de setembro de 2026 - 19:34
Tupy 28 de setembro de 2026 - 19:24
Cartão do Nubank em um degrau branco. 28 de setembro de 2026 - 15:51
Em um fundo com a bandeira do Brasil, o logo da WEG aparece em primeiro plano 28 de setembro de 2026 - 15:15
caneta emagrecedora ID da foto:2238129168 28 de setembro de 2026 - 7:54
João Vitor Menin, CEO do Inter. Foto Divulgação 28 de setembro de 2026 - 6:14
Logo bancos nadadores competição 25 de setembro de 2026 - 14:35
25 de setembro de 2026 - 12:51
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar