🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
FINANÇAS PESSOAIS

Tem dívidas no cartão de crédito? CMN limita juros do rotativo a 100% — e você ainda vai poder transferir seus débitos

CMN definiu o teto dos juros da dívida do rotativo do cartão de crédito e da fatura parcelada em 100% da dívida. Veja quando a medida entra em vigor

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
22 de dezembro de 2023
12:28 - atualizado às 11:34
dívida, negócio, inadimplência, débito, conta, dinheiro, moedas
Imagem: Freepik

Se o governo e os bancos não chegam a um acordo, o Conselho Monetário Nacional (CMN) intervém e toma a decisão final. O CMN bateu o martelo e limitou os juros da dívida do rotativo do cartão de crédito e da fatura parcelada a 100% da dívida a partir de 3 de janeiro.

"O CMN decidiu que, a partir de janeiro, o juro acumulado não pode exceder o valor da dívida", disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. "Se a pessoa judicializar ou protestar o título, seguirá os trâmites de qualquer outra dívida."

Isso porque o rotativo do cartão de crédito é a linha de crédito mais cara em vigor atualmente, com juros superiores a 430% ao ano, de acordo com dados do Banco Central.

O novo teto aprovado pelo CMN estava especificado na lei que instituiu o Programa Desenrola, sancionada em outubro deste ano.

A lei do Desenrola fixou 90 dias para que as negociações entre o governo, o Banco Central, as instituições financeiras, o Congresso Nacional e o Banco Central chegassem a um novo modelo para o rotativo do cartão de crédito. 

Mas caso as instituições não saíssem do impasse, o modelo em vigor no Reino Unido passaria a valer no Brasil. O regime britânico estabelece juros até o teto de 100% do total da dívida, que não poderá mais subir depois que dobrar o valor.

“É importante ressaltar que, neste período de 90 dias, as instituições não apresentaram nenhuma proposta”, afirmou Haddad.

“Se vocês pensarem no Desenrola, esse era um dos grandes problemas do país. As pessoas [que renegociaram os débitos no programa] estavam, muitas vezes, com dívidas dez vezes superiores à original”, disse o ministro. “Agora, a dívida não poderá dobrar.”

Teto de juros do rotativo e portabilidade da dívida

Além de oficializar o teto de juros do rotativo, o CMN definiu que será possível realizar a portabilidade do saldo devedor da fatura do cartão de crédito.

Com a nova decisão, a dívida com o rotativo e com o parcelamento da fatura poderá ser transferida para outra instituição financeira que oferecer melhores condições de renegociação.

Vale ressaltar que o item não constava da lei do Desenrola. 

Segundo o CMN, a portabilidade entrará em vigor em 1º de julho de 2024. 

A medida também vale para outros instrumentos de pagamento pós-pagos — isto é, modalidades nas quais os recursos são depositados para pagamento de débitos já assumidos.

A proposta da instituição financeira deve ser realizada por meio de uma operação de crédito consolidada que reestruture a dívida acumulada. Além disso, a portabilidade deverá ser gratuita.

Caso a instituição credora original faça uma contraproposta ao devedor, a operação de crédito consolidada deverá ter o mesmo prazo do refinanciamento da instituição que propôs a melhor condição de renegociação. 

Segundo o Banco Central (BC), a igualdade de prazos permitirá a comparação dos custos.

Tem dívida no cartão? A fatura agora será mais transparente, segundo o CMN

O CMN também aumentou a transparência nas faturas do cartão de crédito. 

A partir de 1º de julho de 2024, as faturas deverão trazer uma área de destaque, com as informações essenciais, como valor total da fatura, data de vencimento da fatura do período vigente e limite total de crédito.

As faturas também deverão ter uma área em que sejam oferecidas opções de pagamento. 

Essa área deverá contar apenas com as informações abaixo:

  • Valor do pagamento mínimo obrigatório; 
  • Valor dos encargos a ser cobrado no período seguinte no caso de pagamento mínimo; 
  • Opções de financiamento do saldo devedor da fatura, apresentadas na ordem do menor para o maior valor total a pagar;
  • Taxas efetivas de juros mensal e anual; e 
  • Custo Efetivo Total (CET) das operações de crédito.

Além disso, as faturas terão uma área com informações complementares, como lançamentos na conta de pagamento, identificação das operações de crédito contratadas, juros e encargos cobrados; valor total de juros e encargos financeiros; identificação das tarifas cobradas e limites individuais para cada tipo de operação.

*Com informações de Estadão Conteúdo e Agência Brasil.

Compartilhe

IR 2024

Como declarar indenização de seguro no imposto de renda

26 de abril de 2024 - 7:15

Valores recebidos a título de indenização de seguros automotivos, residenciais e de vida devem ser declarados, mesmo sendo isentos de tributação. Você precisa explicar para a Receita de onde esses recursos vieram…

IR 2024

Como declarar a NuConta e outras contas de pagamento remuneradas no imposto de renda

25 de abril de 2024 - 7:13

Apesar de funcionarem como contas-correntes, as contas remuneradas, como a do Nubank, devem ser declaradas como aplicações de renda fixa

IR 2024

Deixei de pagar imposto de renda que eu deveria ter pago em 2023. Como recolher em atraso?

23 de abril de 2024 - 7:17

A Receita Federal dispõe de um programa específico para a emissão de DARFs com multa e juros por conta de atraso. Veja como utilizá-lo

IR 2024

Entregou a declaração e ainda ficou devendo à Receita? Saiba como fazer o pagamento do imposto de renda 2024

23 de abril de 2024 - 7:15

Na hora do ajuste anual, alguns contribuintes ainda têm contas a acertar com o Leão; entenda por que e veja como pagar o IR

ENVIE SUA PERGUNTA PARA A DINHEIRISTA

Herança em vida: o pai comprou o apartamento dela, mas o irmão não gostou nada disso e agora quer parte do valor — ele tem direito?

22 de abril de 2024 - 11:53

Irmão quer parte do valor do apartamento. ele realmente tem direito? A Dinheirista responde! Envie sua pergunta via Instagram

IR 2024

Entregou a declaração com erro ou ficou faltando alguma informação? Veja como retificar

22 de abril de 2024 - 7:02

Aprenda a preencher a declaração retificadora e corrigir erros e omissões em declarações que já foram entregues, em um prazo de até cinco anos após o envio da declaração original

IR 2024

É investimento no Brasil ou no exterior? Veja como declarar BDR no imposto de renda 2024

19 de abril de 2024 - 7:08

A forma de declarar BDR é similar à de declarar ações, mas há algumas diferenças, às quais é preciso ficar atento

Não residente

BTG Pactual lança conta com taxa zero para quem mora no exterior e precisa fazer transações e investimentos no Brasil

18 de abril de 2024 - 19:25

Conta para Domiciliado no Exterior estará disponível para qualquer não residente, mas mira sobretudo nos cerca de 4,5 milhões de brasileiros que vivem fora do país

IR 2024

Como declarar opções de ações no imposto de renda

18 de abril de 2024 - 6:59

O jeito de declarar opções é bem parecido com o de declarar ações em diversos pontos; as diferenças maiores recaem na forma de calcular o custo de aquisição e os ganhos e prejuízos

DEZENAS DA SORTE

Lotofácil faz combo de milionários com prêmio, enquanto Mega-Sena e Quina acumulam para quinta-feira; veja números sorteados das loterias federais 

17 de abril de 2024 - 8:20

A Mega-Sena acumulou mais uma vez e o prêmio subiu para R$ 72 milhões; o próximo sorteio acontece nesta quinta-feira (18)

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar