🔴 TRÊS AÇÕES LIGADAS À IA PODEM DOBRAR NOS PRÓXIMOS MESES – CONHEÇA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Aperta o play!

Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3) vão de Americanas? O que esperar das varejistas após resultados de 2022 e más notícias sobre governança

No podcast Touros e Ursos desta semana, comentamos os balanços das duas varejistas e a divulgação de comunicados que abalaram o mercado

Montagem mostrando, ao lado esquerdo, o Baianinho das Casas Bahia, rede pertencente à Via (VIIA3); ao lado direito, aparece a Lu, mascote do Magazine Luiza (MGLU3)
Via (VIIA3) e Magazine LUiza (MGLU3) disputam até no front dos mascotes digitais - Imagem: Casas Bahia / Magazine Luiza / Shutterstock, com intervenção de Andrei Morais

Quando querem dizer que algo ou alguém morreu/ faliu/ desapareceu/ se deu mal — enfim, “foi pro saco” — os usuários das redes sociais frequentemente dizem que o tal sujeito “foi de comes e bebes”, “foi de arrasta pra cima”, “virou camiseta de saudades eternas” ou algum outro termo engraçadinho e de gosto duvidoso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E como todo mundo sabe que Deus perdoa, mas a internet não, não demorou para que a expressão “foi de Americanas” fosse incorporada a essa infame lista de eufemismos.

Mas no caso do varejo brasileiro, o medo de que as empresas realmente acabem “indo de Americanas” é bem real entre os investidores.

Logo após a divulgação do escândalo de uma possível fraude no balanço da companhia, não se descartou que as más práticas contábeis da empresa fossem comuns no mercado.

O temor foi logo afastado pelas próprias varejistas, que se apressaram em negar a existência do mesmo problema em seus balanços.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas tem mais: a situação das Americanas, agora em recuperação judicial, se complica em um ambiente macroeconômico duro para setores que dependem muito de crédito, como o varejo, sobretudo para aqueles negócios que agora precisam de dinheiro para não desaparecer.

Leia Também

ALÔ, É UM SER HUMANO?

Fim da secretária eletrônica? Empresas terão de oferecer atendimento humano obrigatório no SAC; veja o que muda

O TEMPO FECHOU

Chilli Beans vê o sol se esconder: rede de óculos escuros pede recuperação extrajudicial; entenda os próximos passos da empresa

  • Já sabe como declarar seus investimentos no Imposto de Renda 2023? O Seu Dinheiro elaborou um guia exclusivo onde você confere as particularidades de cada ativo para não errar em nada na hora de se acertar com a Receita. Clique aqui para baixar o material gratuito.

Foi ruim, mas foi bom

Estamos falando de um cenário de juros elevados e sem perspectiva de queda no curto prazo, que também vêm pesando sobre os números das demais varejistas brasileiras, como mostraram os balanços divulgados por Magazine Luiza e Via na última semana.

As ações das duas empresas caíram forte após a publicação dos números, mas não tanto pelos resultados. De fato, apesar dos prejuízos registrados, ambas superaram as expectativas dos analistas.

O problema foram os comunicados divulgados junto com os balanços, que trouxeram más notícias relacionadas à governança das companhias. E, no caso do Magalu, estamos falando de uma denúncia de irregularidades envolvendo fornecedores, o suficiente para provocar um frio na espinha de investidores escaldados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas e se “ir de Americanas” pudesse significar algo positivo para as varejistas? Afinal, com a recuperação judicial da empresa, existe a possibilidade de que suas concorrentes a substituam no gosto dos consumidores brasileiros e acabem abocanhando uma fatia do seu mercado.

Os resultados de Magazine Luiza e Via, os comunicados que deixaram os investidores pessimistas e as possibilidades para o futuro das varejistas foram os temas que eu e Victor Aguiar discutimos no podcast Touros e Ursos desta semana. Para ouvir o comentário na íntegra, junto com as nossas escolhas de touros e ursos, basta acessar este link ou dar o play no tocador abaixo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CSN Cimentos IPO CSNA3 CMIN3 recompra de ações 30 de outubro de 2026 - 10:26
Vale 29 de outubro de 2026 - 20:27
Petrobras (PETR4). 29 de outubro de 2026 - 18:50
microsoft msft34 acao internacional bdr inteligencia artificial copilot 29 de outubro de 2026 - 11:53
Celular com logo Nubank 29 de outubro de 2026 - 11:22
Mina da Vale em Ouro Preto (MG) 29 de outubro de 2026 - 6:30
Gilson Finkelsztain, novo CEO do Santander Brasil (SANB11). 28 de outubro de 2026 - 14:32
Interior de centro de distribuição da Shopee em Franco da Rocha (SP). 28 de outubro de 2026 - 10:46
Oceanpact (OPCT3) vence ação contra Petrobras 27 de outubro de 2026 - 17:06
Fachada do Banco do Brasil (BBAS3). Divulgação 27 de outubro de 2026 - 13:09
Daniela de Castro, diretora do Bradesco Principal. 27 de outubro de 2026 - 12:03
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar