Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
VITÓRIA DA CIDADE

Enel é obrigada pela Justiça a apresentar plano de emergência para cidade de São Paulo antes do período de chuvas

Na decisão, o Tribunal de Justiça ainda obrigou a Enel a informar — no prazo de 72 horas — o quantitativo de árvores que precisam de poda poda durante o ano de 2023

Logo da Enel
Logo da Enel - Imagem: Divulgação

A cidade de São Paulo recebeu parecer favorável da juíza Laís Lang, da 2ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de São Paulo, para que a Enel apresente um plano de contingência para o município em cinco dias. Além disso, a empresa precisará apresentar um cronograma preventivo para o período de chuvas que se aproxima. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão aconteceu menos de 24h após a prefeitura entrar com uma ação contra a concessionária. Isso porque diversas residências ficaram totalmente sem energia por vários dias — estimativas apontam que mais de 2,5 milhões de pessoas foram afetadas pelo apagão. 

“Com isso, a concessionária está obrigada a cumprir integralmente o termo do convênio de manejo de árvores, firmado entre a Prefeitura e a empresa em 2022”, destaca uma nota da prefeitura. 

  • Felipe Miranda, CEO do Grupo Empiricus, lança projeto com foco em formar investidores partindo do zero rumo às estratégias mais avançadas do mercado, usadas por grandes gestores; veja como participar 

Enel na Justiça paulistana

Na decisão, o Tribunal de Justiça ainda obrigou a Enel a informar — no prazo de 72 horas — o quantitativo de árvores que precisam de poda poda durante o ano de 2023, bem como a quantidade de equipes e funcionários contratados emergencialmente para sobreaviso em períodos de chuvas intensas e as unidades de consumos que prestam serviços públicos das áreas de saúde, educação e outros, que não tiveram a energia restabelecida.

Vale destacar que o prefeito Ricardo Nunes e a própria Enel vem trocando farpas públicas sobre a responsabilidade em relação às árvores. A prefeitura é responsável pela poda, que só pode ser realizada após a concessionária desenergizar as árvores. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É preciso lembrar também que o contrato de concessão determina que o órgão fiscalizador das concessionárias de distribuição de energia é a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de responsabilidade do governo federal.

Leia Também

RESULTADO

Riachuelo (RIAA3) bate recordes de lucro e margens; CFO explica a estratégia de crescer sem mágica

BALANÇO

Lucro do Bradesco (BBDC4) sobe 16% no 2T26, a R$ 7 bilhões; banco ainda tem fôlego para acelerar a virada?

Dessa forma, as concessionárias não são obrigadas legalmente a prestar contas aos municípios. A decisão, contudo, faz com que a Enel esteja obrigada a atender às demandas da Prefeitura de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fachada da Raia, da RD Saúde (RADL3). 5 de agosto de 2026 - 15:03
Fachada de agência do Itaú Unibanco (ITUB4). 5 de agosto de 2026 - 12:02
executivos trabalhando empresa reunião 5 de agosto de 2026 - 11:00
Navio-plataforma de petróleo em construção em um estaleiro, com guindastes realizando a instalação de módulos sobre a embarcação ao pôr do sol 5 de agosto de 2026 - 10:40

O QUE MUDA PARA O INVESTIDOR

Vender ou ficar com BRAV3? Leilão da OPA da Brava Energia acontece hoje (5)

5 de agosto de 2026 - 10:40
Fachada de uma agência do Bradesco com arquitetura moderna, destacando painéis vermelhos e brancos, logotipos do banco em ambas as laterais do prédio, amplas paredes de vidro na entrada, corrimãos de acessibilidade e paisagismo com árvores e arbustos ao redor. 5 de agosto de 2026 - 7:08
Montagem ilustrativa mostra o logotipo da SpaceX em primeiro plano ao lado de pilhas de dólares, com o prédio da Nasdaq ao fundo. A imagem representa a abertura de capital da empresa de Elon Musk e sua estreia na bolsa americana. 4 de agosto de 2026 - 17:51
ônibus da marcopolo 4 de agosto de 2026 - 14:25
Fachada da sede da Bradsaúde (SAUD3), na Avenida Paulista, em São Paulo. 4 de agosto de 2026 - 11:47
Uma pessoa vestida de macacão cinza, usa luvas amarelas e fecha uma caixa da Frasle em uma linha de produção. 3 de agosto de 2026 - 10:09
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar