🔴 TRÊS AÇÕES DE IA E O INVESTIMENTO QUE PODE MULTIPLICAR POR 42X EM 12 MESES – VEJA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

VITÓRIA DA CIDADE

Enel é obrigada pela Justiça a apresentar plano de emergência para cidade de São Paulo antes do período de chuvas

Na decisão, o Tribunal de Justiça ainda obrigou a Enel a informar — no prazo de 72 horas — o quantitativo de árvores que precisam de poda poda durante o ano de 2023

Logo da Enel
Logo da Enel - Imagem: Divulgação

A cidade de São Paulo recebeu parecer favorável da juíza Laís Lang, da 2ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de São Paulo, para que a Enel apresente um plano de contingência para o município em cinco dias. Além disso, a empresa precisará apresentar um cronograma preventivo para o período de chuvas que se aproxima. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão aconteceu menos de 24h após a prefeitura entrar com uma ação contra a concessionária. Isso porque diversas residências ficaram totalmente sem energia por vários dias — estimativas apontam que mais de 2,5 milhões de pessoas foram afetadas pelo apagão. 

“Com isso, a concessionária está obrigada a cumprir integralmente o termo do convênio de manejo de árvores, firmado entre a Prefeitura e a empresa em 2022”, destaca uma nota da prefeitura. 

  • Felipe Miranda, CEO do Grupo Empiricus, lança projeto com foco em formar investidores partindo do zero rumo às estratégias mais avançadas do mercado, usadas por grandes gestores; veja como participar 

Enel na Justiça paulistana

Na decisão, o Tribunal de Justiça ainda obrigou a Enel a informar — no prazo de 72 horas — o quantitativo de árvores que precisam de poda poda durante o ano de 2023, bem como a quantidade de equipes e funcionários contratados emergencialmente para sobreaviso em períodos de chuvas intensas e as unidades de consumos que prestam serviços públicos das áreas de saúde, educação e outros, que não tiveram a energia restabelecida.

Vale destacar que o prefeito Ricardo Nunes e a própria Enel vem trocando farpas públicas sobre a responsabilidade em relação às árvores. A prefeitura é responsável pela poda, que só pode ser realizada após a concessionária desenergizar as árvores. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É preciso lembrar também que o contrato de concessão determina que o órgão fiscalizador das concessionárias de distribuição de energia é a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de responsabilidade do governo federal.

Leia Também

ALÍVIO ADIANTE?

Cosan (CSAN3) dispara quase 20% em dois dias com aposta em desalavancagem e possível venda de fatia da Compass

NOVA FRONTEIRA

Revolut prepara ofensiva de US$ 1 bilhão na América Latina: o plano da fintech para crescer no Brasil e conquistar novos mercados

Dessa forma, as concessionárias não são obrigadas legalmente a prestar contas aos municípios. A decisão, contudo, faz com que a Enel esteja obrigada a atender às demandas da Prefeitura de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem com um imóvel e saco de dinheiro para representar crédito imobiliário 5 de novembro de 2026 - 14:18
Fachada da Arena Magalu, em São Paulo. Paredes azuis e placa na parte superior com os dizeres "Magalu" em led branco. Portas transparentes com duas pessoas entrando 4 de novembro de 2026 - 14:45
Aeris (AERI3), fabricante de pás eólicas 4 de novembro de 2026 - 10:06
Fachada de agência do Itaú Unibanco (ITUB4). 3 de novembro de 2026 - 18:37
Fachada de escritório do Nubank (ROXO34). 3 de novembro de 2026 - 17:47
Pessoas usando headsets em cabines com computadores em um escritório de atendimento. 2 de novembro de 2026 - 14:00
vale vale3 ação varejo 31 de outubro de 2026 - 16:11
CSN Cimentos IPO CSNA3 CMIN3 recompra de ações 30 de outubro de 2026 - 10:26
Vale 29 de outubro de 2026 - 20:27
Petrobras (PETR4). 29 de outubro de 2026 - 18:50
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar