Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
FICOU NO PAPEL

O novo aeroporto de São Paulo não decolou: CCR (CCRO3) desiste do projeto em Cajamar e Caieiras

O chamado NASP (novo aeroporto de SP) era citado pela CCR desde 2016, mas foi oficialmente descontinuado; parte do terreno será devolvida

Aeroporto
Imagem: Shutterstock

Cansado do saguão super movimentado em Congonhas? Com preguiça de ir até Guarulhos para pegar um voo doméstico — Viracopos, então, nem se fala? Pois se você contava com a possibilidade de um novo aeroporto em São Paulo, melhor baixar as expectativas: a CCR (CCRO3), que desde 2016 encabeçava o projeto, jogou a toalha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta terça (18), a companhia confirmou oficialmente que vai descontinuar o chamado Projeto NASP (Novo Aeroporto de São Paulo) — já até havia um terreno comprado para a construção do empreendimento, na região das cidades de Cajamar e Caieiras, numa região a menos de 1h de distância do centro da capital.

A área em questão foi adquirida pela CCR em fevereiro de 2016, junto à Companhia Melhoramentos, por R$ 387,4 milhões. Pelos termos do contrato, a companhia deveria confirmar, num período de até sete anos, se o novo aeroporto realmente sairia do papel.

Pois, passados sete anos, não há qualquer sinal de um terceiro terminal aeroportuário que atenda à região metropolitana de São Paulo. E, sendo assim, a CCR precisou devolver parte do terreno aos donos originais — mais especificamente, 29,76% da área que seria destinada ao projeto.

  • O Seu Dinheiro acaba de liberar um treinamento exclusivo e completamente gratuito para todos os leitores que buscam receber pagamentos recorrentes de empresas da Bolsa. [LIBERE SEU ACESSO AQUI]

CCR (CCRO3) e o aeroporto que nunca existiu

A CCR (CCRO3) tem experiência na operação e administração desse tipo de ativo: no Brasil, a companhia é responsável pelo aeroporto internacional de Confins, em Minas Gerais; no exterior, possui participação nos terminais de Quito, no Equador, e de Curaçao, uma ilha no Caribe.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2021, a companhia expandiu seu portfólio de concessões aeroportuárias ao arrematar dois blocos de terminais regionais: o Sul (Curitiba, Bacacheri, Foz do Iguaçu, Londrina, Navegantes, Joinville, Pelotas, Uruguaiana e Bagé) e o Central (Goiânia, Palmas, Teresina, São Luís, Imperatriz e Petrolina).

Leia Também

DIETA EM MOUNJARO

Americanas vende 10 lojas do Natural da Terra para o Oba na busca de estrutura mais magra, enquanto corta prejuízo em 24,8% no 1T26 

ALÉM DO LUCRO FRACO

“Gostaríamos de entregar um lucro maior”, diz diretor do Banco do Brasil (BBAS3) — mas pede que investidor olhe além do resultado

Somadas, as propostas feitas pela CCR pelos dois pacotes de aeroportos chegaram a quase R$ 3 bilhões.

O Projeto NASP, no entanto, nunca deslanchou: o que seria o primeiro aeroporto comercial 100% privado do país esbarrou em questões regulatórias e no crescimento abaixo do esperado da demanda aérea no país — as dificuldades econômicas ao longo dos anos, somadas à pandemia, afetaram fortemente o setor.

A própria concorrência que o aeroporto na região de Cajamar e Caieiras representaria aos terminais de Congonhas, Guarulhos e Viracopos — os três concedidos à iniciativa privada, em diferentes leilões federais — também foi um empecilho, uma vez que o fluxo de passageiros seria disperso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"A CCR reforça aos seus acionistas e o mercado em geral que a descontinuidade do Projeto do NASP faz parte de sua estratégia contínua de crescimento qualificado e alocação racional de capital e segue atenta às oportunidades de valorização da parte remanescente do Terreno", disse a companhia, em nota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lançamento da Azzas 2154 na B3 13 de maio de 2026 - 15:50
petrobras petr4 dividendos ações 13 de maio de 2026 - 15:01
Alexandre Birman (à esquerda) e Roberto Jatahy, principais acionistas e gestores da Azzas 2154 12 de maio de 2026 - 16:00
Magda Chambriard em primeiro plano com painel branco atrás, com os dizeres Petrobras 12 de maio de 2026 - 15:39
12 de maio de 2026 - 12:56
12 de maio de 2026 - 11:37
Minerva Foods (BEEF3) 11 de maio de 2026 - 18:41
energia elétrica ação do setor 11 de maio de 2026 - 14:21
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia